Por que utilizar aplicativos de mensagens instantâneas pode gerar mais lucros para a sua empresa?

Por Mais Empresas  |  21/08/2020  |  Comente »

O envio de mensagens instantâneas tornou-se algo comum nos dias atuais.

Com o avanço da internet e o boom das redes sociais, vários aplicativos de comunicação surgiram com o intuito de aproximar pessoas, com a possibilidade de diálogos em tempo real.

Aliás, essa tecnologia foi vantajosa não apenas para os diálogos interpessoais, mas para as empresas também.

Com as mensagens instantâneas é possível ter uma comunicação rápida e efetiva com os clientes, de uma maneira bastante simples.

Para termos uma ideia, até o final de 2018, 78% dos usuários de smartphones em todo o mundo enviaram mensagens instantâneas mensalmente para outras pessoas. 

A perspectiva é que haja um crescimento de 23% até o final de 2021.

Ou seja, aos poucos o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) tradicional por telefone é substituído por aplicativos leves, que permitem uma comunicação dinâmica e direta entre os consumidores e as empresas.

Inclusive, alguns e-commerces possuem uma plataforma própria para troca de mensagens instantâneas, onde os clientes podem perguntar sobre encomenda expressa, comentar alguma insatisfação ou tirar dúvidas.

No artigo de hoje, saiba por que utilizar aplicativos de mensagens instantâneas para gerar mais lucros a sua empresa, e conheça quais são as principais ferramentas de comunicação para os negócios. Acompanhe a leitura!

Quais são os aplicativos de mensagens instantâneas mais conhecidos?

O desenvolvimento tecnológico disponibilizou inúmeros aplicativos de mensagens instantâneas e, a cada dia que passa, novas ferramentas surgem para atender à crescente demanda da comunicação online.

Hoje em dia, podemos encontrar links para uma sala privativa virtual, em que é possível fazer reuniões, aulas, entrevistas em tempo real, em qualquer parte do mundo.

Para os negócios, quais são os melhores aplicativos de mensagens? A seguir, separamos alguns deles.

1 – WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão aprimorada do aplicativo, com foco na troca de mensagens entre clientes e empresas. 

A ferramenta empresarial foi a que mais cresceu no Brasil em 2019, registrando mais de 850 milhões de downloads para Android e iPhone em todo o mundo.

A grande vantagem do WhatsApp Business é a oportunidade de separar as conversas pessoais das profissionais, algo que não era possível antes do advento da versão do aplicativo para negócios.

Além disso, a automação do WhatsApp Business permite a automatização de mensagens para otimizar o tempo.

Sendo possível responder leads (potenciais clientes) e consumidores com maior rapidez, mesmo fora do horário comercial.

Contudo, o principal objetivo da ferramenta é construir um relacionamento de qualidade com o público, gerando mais vendas e tirando dúvidas acerca de um determinado assunto. 

Dessa forma, é possível combinar especificações para a locação de espaço comercial, tirar dúvidas sobre prazos de entrega, conhecer características de um produto ou serviço, etc.

O Whatsapp Business não é um aplicativo recomendado para quem deseja enviar mensagens promocionais ou anúncios diretos para os usuários. 

Inclusive, o Facebook – que é responsável pelo aplicativo – reforça que poderá bloquear os negócios que estejam usando a versão Business de maneira equivocada.

O Whatsapp Business é gratuito para empresas, sendo recomendado para negócios de pequeno ou médio porte. Também é preciso ter um número de celular diferente do pessoal. 

No caso das grandes corporações, a versão indicada é a Enterprise.

2 – Facebook Messenger

O Messenger do Facebook é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais conhecidos em todo o mundo. 

Muito disso deve-se à popularidade do próprio Facebook, e não demorou muito para que as empresas percebessem que era um diferencial usar o chat da plataforma para interagir com os clientes.

O Messenger pode ser adotado por empreendimentos de qualquer ramo de negócio, desde que tenham uma fanpage no Facebook, pois o chat é integrado à página. 

Dessa forma, todo seguidor (e não seguidores) pode enviar mensagens diretas para as empresas e receber respostas pelo mesmo canal.

Normalmente, o Messenger é usado para dúvidas pontuais de usuários.

Por exemplo, quando querem saber mais a respeito do valor de uma aula de violão iniciante, perguntar o endereço do estabelecimento, entre outras informações rápidas. 

Por esse motivo, muitas empresas usam a configuração de mensagens automáticas no Messenger para responder os clientes fora do horário comercial.

Ou até mesmo para tratar de questões recorrentes, como horário e local de funcionamento.

Desde 2018, o Messenger também disponibiliza espaços publicitários, que podem ocupar uma parte da página inicial do aplicativo, em formato de carrossel horizontal. 

Além disso, é possível enviar anúncios diretamente pela ferramenta, algo que não se pode fazer no WhatsApp Business.

Por isso, o Messenger é um dos aplicativos preferidos das empresas que querem investir no estreitamento de relações com os clientes e desejam planejar estratégias de vendas por mensagens instantâneas.

Assim como o WhatsApp Business, o Messenger é gratuito. Porém, ele abre a oportunidade de patrocínio de anúncios.

3 – Telegram

O Telegram é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas, concorrente do WhatsApp. Embora não seja tão popular, a ferramenta é capaz de aprimorar a estratégia de marketing das empresas, aumentando o alcance da marca.

Uma das maiores vantagens do Telegram é o envio de mensagens e postagens para todos os assinantes. Por isso, o aplicativo é muito usado como um canal de bate-papo em grupo.

Desse modo, se o interesse é enviar um conteúdo a respeito de recarga de extintores, é possível transmitir a mensagem para todos os clientes cadastrados no grupo do Telegram.

O aplicativo permite a inclusão de salas com até 200 mil membros.

Além disso, o Telegram tem o seu armazenamento em nuvem.

O que significa que é possível acessar o aplicativo em qualquer dispositivo (celular, tablet ou computador), pois as mensagens permanecem sincronizadas.

Outro ponto positivo da ferramenta é a sua segurança. O Telegram conta com um recurso de chat secreto, que autodestroem as mensagens após determinado tempo, requisitando uma senha para a abertura do aplicativo.

Para uma empresa de motoboy para delivery, o Telegram é uma opção bastante viável.

Já que ele permite apagar dados pessoais dos clientes, como o endereço.

O Telegram é gratuito, sendo uma alternativa muito vantajosa para as empresas que desejam enviar conteúdo em massa.

Como escolher o aplicativo de mensagens instantâneas certo para a sua empresa?

Não há uma resposta certa para essa pergunta.

A verdade é que a escolha do aplicativo de mensagens instantâneas irá depender diretamente do objetivo da sua empresa, bem como a finalidade da comunicação com os clientes.

Por exemplo, se a intenção é tratar de especificações para envio de uma mercadoria por entrega rápidas, talvez o WhatsApp Business seja a melhor opção.

Já que o diálogo é mais próximo, simples e rápido.

Contudo, é preciso ter cuidado, pois a mínima desatenção com o envio de um anúncio pode significar o bloqueio da sua conta pelo próprio aplicativo. 

Sendo assim, o compartilhamento de propagandas pode ser melhor através do Facebook Messenger.

Portanto, para tomar essa decisão, vale a pena verificar alguns pontos:

  • Seus clientes costumam usar quais aplicativos?
  • Sobre o quê desejo conversar?
  • Qual o intuito e o interesse da mensagem?
  • Quanto a minha empresa terá que investir?
  • Tenho recursos para responder com rapidez os clientes?

Ao refletir sobre esses questionamentos, fica mais fácil escolher o aplicativo de mensagens instantâneas. Não se pode esquecer também que algumas plataformas, como as de delivery, contam com canais próprios para comunicação com o cliente. 

Assim, o consumidor pode perguntar diretamente sobre o serviço motoboy que está com o pedido.

Vale dizer que a agilidade da comunicação e troca de conteúdo instantâneos depende muito dos recursos técnicos disponíveis. 

Portanto, caso a sua empresa não tenha um canal de banda larga adequado, é possível que se tenha falhas na troca de mensagens.

Por conta disso, é importante que a empresa verifique se dispõe de equipamento técnico suficiente.

Em especial de internet, para empregar aplicativos de mensagens instantâneas com eficiência, para não comprometer a comunicação com os clientes.

Conclusão

A substituição das linhas telefônicas por aplicativos de mensagens instantâneas já é uma realidade em todo o mundo. 

É notável o crescimento da comunicação virtual e, a cada dia que passa, mais pessoas preferem enviar perguntas diretamente pelo Facebook, WhatsApp ou fazer parte de um grupo do Telegram.

Muito disso deve-se à praticidade das plataformas, além da facilidade de digitar um pedido, ao invés de passar longos minutos no telefone e, muitas vezes, não ter o seu problema solucionado pelo SAC.

Por esse motivo, as empresas buscam alternativas de comunicação, buscando alinhar um diálogo efetivo com estratégias de marketing digital, para conquistar mais leads e fidelizar os clientes.

Contudo, vale a pena ter atenção na escolha certa do aplicativo.

Leve em conta os objetivos da empresa, os recursos técnicos disponíveis e quais os canais preferidos dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: