Seu site tem as ferramentas certas para conseguir gerar mais valor para sua empresa?

Por Mais Empresas  |  21/08/2020  |  Comente »

Ter um site vai muito além de possuir um endereço na web é necessário torná-lo funcional. O que quer dizer que vários elementos, em especial as ferramentas ou Widgets que ele oferece. 

Para facilitar a vida dos negócios, surgiram os widgets, que podem ser utilizados para uma série de demandas, seja para melhorar o contato ou conduzir ações tomadas por parte dos clientes. 

Dessa forma, uma empresa que trabalha com paisagismo fachada consegue ter resultados cada vez mais surpreendentes no seu site, podendo obter o retorno desejado dentro da sua página na internet. 

Há diversas possibilidades nesse cenário, mas você precisa entender quais dessas ferramentas podem ser relevantes para o seu público. 

Os widgets podem ser utilizados dentro de site, blogs, e até mesmo nas redes sociais, para tornar as plataformas mais dinâmica e interessante para os usuários. 

Por isso, se você quer implementar um chatbot na sua página, ou até mesmo criar um formulário onde o visitante possa enviar uma mensagem facilmente para a sua empresa, utilizar um widget é a melhor maneira para solucionar essa necessidade. 

Dessa forma, para entender as principais perguntas e resposta a respeito do assunto, siga na leitura deste conteúdo e saiba os motivos pelos quais ter essas ferramentas presentes no site da sua empresa pode gerar mais valor para a sua marca.

O que é um widget?

Assim como um totem informativo pode ser um recurso essencial para promover ou auxiliar o seu negócio, ter um widget presente no seu site é um recurso indispensável para conquistar os seus clientes. 

Mas afinal, o que é um widget?

Trata-se de um recurso responsável por simplificar a usabilidade de uma página, tornando o acesso mais simples a diferentes recursos e funcionalidades. 

As finalidades que os Widgets podem ter:

  • Reservas de horários;
  • Chatbots ou bate-papo;
  • Formulários de contato;
  • Atualização de redes sociais;
  • Comentários;
  • Botões de compartilhamento.

Uma empresa de coleta de entulho de obra, por exemplo, pode disponibilizar um widget para marcação de horário de retirada de material, onde o cliente tem maior facilidade para programar o serviço diretamente pelo site. 

Outra ferramenta cada vez mais indispensável para os estabelecimentos são os chatbots, eles também permitem um relacionamento mais rápido com os compradores. 

Há ainda os formulários de cadastro ou de contato.

Nos quais os visitantes da página podem se inscrever para obter benefícios, para enviar mensagens para tirar dúvidas ou fazer solicitações. 

Outros widgets podem ser bastante funcionais, como os que mostram as atualizações das redes sociais, os comentários das páginas e compartilhamento de conteúdos. 

Por esses motivos, eles se tornam cada vez mais importantes para a plataforma de uma empresa.

Lembre-se que devem ser utilizados para facilitar a usabilidade e garantir maior valor na experiência do usuário dentro da sua plataforma. 

Os Widgets mais utilizados: 

Levando em consideração as principais tendências no que diz respeito ao relacionamento com o cliente, ou marketing, é comum encontrar alguns tipos de widgets entre os preferidos de qualquer empresa. 

Assim, para quem quer aumentar a visibilidade da empresa na internet, os botões de compartilhamento de conteúdos para as redes sociais se tornaram praticamente obrigatórios.

Um estabelecimento que trabalha com sinalização vertical de indicação, por exemplo, pode utilizar desse widget para comunicar ao seu público sobre as atualizações legais do seu ramo e permitir a divulgação orgânica do seu conteúdo.

Os comentários realizados nas postagens de um site se tornaram widgets importantes até mesmo para um bom posicionamento da página nos buscadores.

O que faz com que os visitantes encontrem boas referências ali, além de poderem interagir nesse campo do site.

Vale ressaltar que os formulários de contato e de cadastro podem ser imprescindíveis para qualquer empresa que deseja coletar leads e aumentar a sua lista de contatos.

Assim fica mais fácil o envio de campanhas de marketing ou promocionais. 

Qual widget é mais adequado para a minha empresa? 

Vai depender do segmento em que se atua, o widget ideal para o seu site pode variar conforme a funcionalidade dele.

Empresas do segmento de hotelaria, agências de viagens, restaurantes, clínicas médicas e outros estabelecimentos, que dependem de uma agenda para realizar os seus serviços, podem utilizar um widget de reservas com maior sucesso para a sua página. 

Afinal, com poucos cliques, o cliente consegue programar um serviço facilmente, podendo desfrutar dele de modo mais dinâmico e integrado. 

Da mesma forma, uma gráfica com alta demanda de encomendas e produção de folder criativo pode apostar no uso de chatbots para automatizar o seu atendimento, respondendo rapidamente perguntas comuns dos seus usuários. 

Leve em conta as principais ações dentro da plataforma que podem ser automatizadas e disponibilizadas de maneira prática no seu site. 

Qual a tendência para essas ferramentas? 

Em um mundo cada vez mais globalizado, é essencial que as empresas utilizem a tecnologia a favor do seu negócio.

Quer crescer de modo cada vez mais rápido? Disponha de recursos modernos e viáveis. 

Nesse sentido, o uso de widgets oferecem mais comodidade aos clientes, ao mesmo tempo em que promovem maior facilidade para o dia a dia da empresa.

Por isso, é essencial levar em consideração que a tecnologia e a experiência que o cliente terá na sua página.

Tudo isso influenciará na preferência do público no momento de encomendar uma pasta catálogo personalizada, por exemplo, já que o comprador poderá utilizar as ferramentas do seu site para fazer o pedido online, diretamente do celular ou do computador. 

Sendo assim, tornar os widgets compatíveis com dispositivo móvel é essencial para garantir que mais pessoas possam acessar a sua página.

Os widgets ainda devem evoluir mais?

Mesmo que os widgets tenham tido grande relevância e destaque há pouco tempo, isso não quer dizer que eles não estão em constante evolução.

Ao contrário do que se imagina, uma empresa especializada em disk entulho pode estar descobrindo esses recursos apenas agora.

o que faz com que o site da empresa esteja sendo atualizado para otimizar a experiência do cliente na página.

Do mesmo modo, ao se pensar que a tecnologia está sempre em evolução, trazendo novidades que facilitam cada vez mais a rotina de diferentes tipos de negócios online, os widgets ainda podem desenvolver-se de maneira interessante. 

Quanto mais se proporciona recursos simples e dinâmicos, seja para o pagamento de uma compra de porta etiqueta acrílico, seja para o envio de um e-mail para o suporte ao cliente, mais a empresa se torna uma referência no mercado. 

Afinal, as pessoas querem desfrutar de ferramentas que tornem o seu dia a dia cada vez mais integrado e acessível.

O que inclui, necessariamente, o investimento em widgets e outros mecanismos no site de uma empresa. 

Por que utilizar widgets no seu site?

Depois de entender melhor sobre o uso de widgets no seu site, é essencial saber os motivos pelos quais vale a pena apostar nessas ferramentas. 

1. Facilitar o acesso a diferentes serviços

Os widgets são fundamentais para facilitar o acesso dos clientes aos serviços oferecidos pelo seu negócio, independentemente de qual for a área. 

Dessa forma, eles se tornam indispensáveis para otimizar os recursos encontrados no seu site e tornar a página ainda mais atrativa. 

2. Melhorar a comunicação com o público

O que gera reconhecimento dos clientes em relação à preocupação de uma marca com quem deseja adquirir os seus produtos ou serviços.

Isso inclui desde o cuidado em oferecer um suporte 24 horas via chatbot, até disponibilizar um campo para o envio de mensagens em diferentes áreas do seu site.

3. Tornar o acesso imediato a informações recentes

Outro benefício importante do uso de widgets é tornar o acesso a informações da sua empresa mais acessível e imediato.

Permitindo assim a divulgação de novidades por meio de ferramentas práticas dentro do seu site. 

De fato, os widgets são as ferramentas certas para que você possa gerar maior valor para o seu negócio.

Desse modo, utilizá-los pode ser uma forma prática de potencializar o seu site e conquistar a fidelidade do público que acessa a sua página na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: