Técnicas de SEO podem ser vantajosas para sua empresa?

Por Mais Empresas  |  06/10/2020  |  Comente »

Hoje em dia, todas as empresas compreendem a importância das técnicas de SEO para o seu negócio. Trata-se de uma necessidade para atingir os objetivos e trazer resultados para a empresa, mas que precisa ser feita do jeito certo.

Um desses resultados é ser encontrado organicamente em sites de busca, como o Google. A otimização dos sites e blogs é a melhor maneira para que um negócio se posicione bem na web e gere novas oportunidades de negócio.

As pesquisas são feitas com base no uso de palavras-chave, que são os termos pesquisados pelos usuários. 

Se ela for a mesma que a sua empresa usou no site ou blog, e se o conteúdo for valioso, ele aparecerá no topo dos resultados da busca orgânica do usuário.

O uso de palavras-chave é apenas uma das estratégias em SEO, sendo importante compreendê-las para ser encontrado e ganhar espaço na web.

Isso se deve ao fato de que as pessoas pesquisam tudo no Google quando precisam de algum produto ou serviço, quando têm alguma dúvida, ou simplesmente quando querem saber mais a respeito de algum assunto.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é SEO, suas principais técnicas, bem como mostrar do que se trata o SEO on e off page. Acompanhe!

O que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization – otimização para motores de busca –, um conjunto de estratégias que são aplicadas a um site para posicioná-lo melhor nos resultados oferecidos pelos motores de busca.

Se uma fabricante de envelopes pequenos usar essas estratégias, assim como qualquer outra empresa, ela conseguirá figurar entre os primeiros resultados do Google.

Isso é fundamental, uma vez que os usuários automaticamente classificam como mais confiáveis os sites que aparecem em boas posições nas pesquisas.

Além disso, as técnicas de SEO também ajudam a melhorar o site como um todo, colaborando para que os visitantes tenham uma boa experiência. Tudo isso acontece com o uso de algumas estratégias, que vamos abordar melhor no próximo tópico.   

Principais estratégias e técnicas de SEO

Para colher os resultados que esse pilar do Marketing Digital oferece, é de suma importância conhecer bem suas principais estratégias e técnicas de SEO. E dentre elas, temos:

1ª técnica de SEO: Uso de palavra-chave

O primeiro passo é escolher o termo que será usado para a criação dos conteúdos. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa, que pode ser embasada em ferramentas gratuitas.

A partir disso, é possível obter os termos que os usuários mais usam para pesquisar determinadas informações. Por exemplo, para um lava rápido de motos, uma das expressões mais usadas pode ser “polimento cristalizado moto”.

Além das ferramentas, também é possível descobrir as palavras-chave realizando uma pesquisas através de ferramentas específicas e acatando as sugestões que aparecerem.

Você também pode consultar na página inferior de resultados do Google outras sugestões de termos pesquisados. Depois disso, é só escolher aquelas que melhor atendem ao conteúdo que será criado.

2ª técnica em SEO: Imagens de qualidade

As imagens precisam ser de qualidade, representar bem o conteúdo e estarem bem posicionadas na página.

Além disso, é importante incluir o nome e o atributo “alt” ao carregar as ilustrações. Isso é importante, afinal, apesar de toda a sua evolução, o Google ainda não consegue saber o que contém na imagem.

Esses cuidados aumentam a boa qualificação da página nos resultados, uma vez que o conceito da imagem foi devidamente explicado.

3ª técnica de SEO: Investir em conteúdos de qualidade

Qualquer tipo de negócio, seja uma loja de sapatos ou uma fabricante de lima de dentista, precisa investir em conteúdos de qualidade, pois esta é uma das estratégias mais importantes de SEO.

Inclusive, essa ação é conhecida como Marketing de Conteúdo, e se configura como uma das principais ações em Marketing Digital.

Trata-se de uma maneira de fornecer informações e conteúdo de qualidade, relacionados à área de atuação do negócio, que levem conhecimentos até o público-alvo e eduque o mercado.

Esses materiais devem ser originais, de fácil leitura e de acordo com aquilo que o público da marca deseja ler. Além disso, eles podem assumir diferentes formatos, tais como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Infográficos.

Quanto mais completo for o conteúdo, mais bem classificado ele será pelo Google. Dessa forma, uma fabricante de máquinas de café pode investir, por exemplo, em materiais que falem sobre os insumos para máquina de café, os benefícios do equipamento etc.

Para te ajudar nesse processo, pesquise sobre o assunto que quer falar e leia os conteúdos que aparecem nos primeiros resultados da pesquisa.

Lembre-se de que cópias podem ser consideradas plágio e que o site poderá perder pontos perante os buscadores.

4ª técnica de SEO: Título da página

O título que usamos na página é um dos principais recursos para atrair a atenção de visitantes. Da mesma forma, é ele que determina a relevância da página para o Google e para o próprio leitor.

Por isso, inserir no título a palavra-chave escolhida para o conteúdo é essencial, mantendo-o sempre com até 60 caracteres.

Caso ele seja mais longo, o melhor é incluir a palavra logo no início. Por exemplo, se o termo escolhido for “extintor novos”, uma boa maneira de usá-lo seria: “extintor novo: saiba como encontrar o mais adequado ao seu negócio”.

5ª técnica de SEO: Usar sitemap

O sitemap nada mais é do que o mapa do site, com links para todas as páginas que o compõem. Dessa forma, o Google consegue rastreá-lo e indexá-lo com facilidade. 

Existem algumas hospedagens que permitem criar esse recurso a partir de um plugin.

6ª técnica de SEO: Links internos

Essa é outra das estratégias mais importantes e recomendadas em SEO, e consiste na inserção de um link em uma página que direcione o leitor para outra página do site.

É muito comum encontrarmos essa ação sendo praticada nos websites, pois ela “segura” o visitante por mais tempo dentro do ambiente, fazendo com que o Google interprete o site como relevante e confiável.

Para fazer isso, uma imobiliária pode publicar uma postagem sobre aluguel de espaço comercial, e inserir, por exemplo, um link que fale sobre o aluguel de salas comerciais no centro de São Paulo.

Também é uma maneira de fortalecer o uso de algumas palavras-chave, levando os visitantes a conhecerem outros conteúdos.

No entanto, cada link deve ser relevante para a publicação a qual foi inserido e ter algum tipo de relação com ela, para que o texto não fique estranho ou perca o sentido.

A linkagem interna também estimula os usuários a realizarem outras ações dentro do site, o que acaba por baixar as taxas de rejeição.

7ª técnica de SEO: Ter um site responsivo

Por fim, uma das estratégias mais importantes em SEO é ter um site responsivo. Esse tipo de site pode ser acessado tanto de um smartphone quanto de qualquer outro dispositivo móvel, como um tablet, que o usuário terá uma boa experiência.

Isso acontece porque esse tipo de site reconhece o tamanho da tela, ajustando seus elementos perfeitamente ao dispositivo, permitindo que o visitante realize todas as ações que precisar.

Técnicas de SEO on page e off page

O SEO on page abrange todas as estratégias dentro da página de um negócio, como, por exemplo, o uso da palavra-chave “médico domicílio” no site de um consultório.  

São elementos que estão relacionados à otimização do site, como os que foram mencionados no tópico anterior e que você já conhece.

O SEO off page, por sua vez, são os links direcionados a um site proveniente de outras páginas na internet. Ele é fundamental, uma vez que permite que mais pessoas conheçam uma empresa, pois ela está sendo mencionada em outros ambientes.

Se uma escola de aula de ballet masculino é constantemente mencionada em boas páginas, ela também melhora o seu tráfego, o que melhora seu posicionamento no ranking.

Para conseguir esses links, pode-se investir em parcerias com outros sites e blogs, para que eles linkem suas páginas nas deles e vice-versa. No entanto, é necessário que isso seja feito com qualidade e de maneira contextualizada.

O proprietário de um site também pode adicionar comentários em outros sites e fóruns da internet, deixando seu endereço na web ao final de cada comentário. Mas esses comentários precisam ser relevantes e mostrar toda a autoridade da marca.

Compartilhar o endereço do site nas redes sociais da empresa também é uma forma de SEO off page e pode aumentar o tráfego dele consideravelmente.

Conclusão das técnicas de SEO

Lendo esse texto, certamente você conseguiu compreender a importância das técnicas de SEO para o site de qualquer tipo de negócio.

Compreendendo de que forma ele funciona, suas estratégias e entendendo sua relevância, é possível colocá-lo em prática e começar a colher bons resultados.

Se uma empresa tem uma boa visibilidade na web, ele tem acesso a maiores oportunidades de negócio, conquistando mais clientes e, consequentemente, aumentando seu lucro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: