Por que ter um site mobile?

Por Mais Empresas  |  07/10/2020  |  Comente »

Desde o surgimento da internet até os dias atuais, as possibilidades de interação dos usuários com a tecnologia cresceram muito e com facilidades de acesso na palma da mão, ter um site mobile é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. 

O comportamento do consumidor se transformou, moldando-se de acordo com a expansão do conhecimento e desenvolvimento da tecnologia global. 

De acordo com dados coletados pela organização GSMA e publicados em setembro de 2019, 5,1 bilhões de pessoas usavam algum tipo de aparelho celular em todo o mundo naquele mesmo ano.

Esses números representam 67% de toda a população mundial e são muito significativos para o marketing digital. 

Com tantas pessoas usando um dispositivo móvel, torna-se importante adaptar as campanhas de uma empresa para funcionarem bem nesse tipo de aparelho. E é por isso que você deve investir no site mobile.

Vale ressaltar que essas ações são relevantes para empresas dos mais variados setores, afinal, as pessoas agregaram o smartphone em sua rotina para facilitar diversas tarefas. É até mesmo possível pesquisar e comprar um creme olheiras masculino, por exemplo. 

Assim, fica claro como o surgimento da internet modificou completamente a forma de lidarmos com o processamento de informação. 

A velocidade necessária para transmitir dados de um dispositivo a outro, independente do local, impactou positivamente o conhecimento disponível.

Um pouco da história

Antigamente, os fatos históricos, grandes acontecimentos, recordes, teoremas matemáticos, conceitos químicos, físicos ou as descobertas da biologia, entre outros assuntos, permaneciam guardados nas estantes das biblioteca. 

Depois que todas essas informações se conectaram através da rede mundial de computadores, não foi preciso abrir um livro para sequer consultar qual é a forma correta de escrever uma palavra. Até mesmo o velho dicionário se tornou obsoleto.

Assim, todos os dados necessários estão na internet. Dentro desse contexto, vemos as ferramentas que temos ao nosso dispor evoluírem cada vez mais e com uma velocidade muito grande.

Por isso, se você deseja ficar por dentro do assunto e saber os motivos e vantagens de se ter um site mobile, acompanhe a leitura.

O comportamento do consumidor digital e a importância de ter um site mobile

As transformações que a era digital trouxe modificaram o comportamento das pessoas, incluindo a interação do consumidor e dos clientes ativos com as marcas. 

A facilidade, praticidade e agilidade digitais levam o usuário a realizar várias atividades através da internet, com:

  • Pesquisar e adquirir produtos;
  • Buscar e contratar serviços;
  • Localizar informações;
  • Acessar serviços públicos;
  • Pagar contas;
  • Automatizar sistemas.

Nesse sentido, criar um site mobile e inserir esse tipo de funcionalidade nos serviços da empresa é muito importante. Hoje em dia, as pessoas buscam cada vez mais soluções que estejam na palma da mão, de forma prática e ágil. 

Uma central de monitoramento CFTV acessível pelo smartphone vai automatizar a segurança de um estabelecimento e deixar os processos muito mais proativos.

Por fim, é essencial saber que as pessoas gostam de interagir com ferramentas novas e dinâmicas. Tudo o que agrega agilidade ou otimiza as tarefas diárias é muito atrativo para os usuários das tecnologias do mercado atual. 

Por que as empresas precisam se adaptar ao site mobile?

O crescente uso de dispositivos móveis é um fato apresentado por pesquisas e dados coletados ao longo do tempo. 

Essas informações são fundamentais e mostram como as pessoas agem em relação a determinados cenários e situações.

Se existe uma tendência de comportamento, as empresas precisam se adaptar para adequar sua forma de produção e o material apresentado ao público consumidor. Só assim é possível entender as necessidades de seus clientes.

Assim, se o perfil do público mudou e as pessoas procuram por aula fitdance iniciante na internet através de seus dispositivos móveis, a empresa que oferece essa aula precisa estar atenta a essa preferência para saber como ofertar seus serviços e conquistar os clientes, por meio de site mobile.

Como as empresas podem se adaptar ao site mobile?

O primeiro passo para se adaptar a tendência de comportamento atual dos consumidores ao site mobile é se inserir no mercado online através de estratégias bem elaboradas de marketing digital. Marcar presença na internet permite ser visto por esses usuários e alcançar mais pessoas.

É importante oferecer o conteúdo onde a empresa pode ser vista. Se uma escola particular integral anunciar online, precisa deixar o material disponível para a versão mobile também, afinal, a maioria dos usuários fazem pesquisas através do celular.

Acompanhar a evolução tecnológica, seu desenvolvimento e a transformação do comportamento do consumidor também envolvem conceitos como a internet das coisas e os wearables (itens vestíveis). 

Nesse sentido, é através dessas concepções que a empresa vai integrar o uso do celular com atividades rotineiras, bem como para melhorar a relação e o convívio das pessoas. 

Para dar conta de um fluxo tão grande de informações, é muito importante que a instalação do cabeamento industrial da empresa seja bem feita e esteja com a manutenção em dia. É assim que a instituição vai realizar a transmissão de dados com mais segurança.

1 – A Internet das Coisas (IoT)

Também conhecida como IoT, sigla em inglês que significa Internet of Things, a internet das coisas é um conceito que aborda vários objetos (coisas) integrados a sensores e softwares. Seu intuito é conectar-se a outros aparelhos e trocar informações através da internet.

A IoT é um tipo de tecnologia essencial atualmente, uma vez que atua diretamente em objetos e atividades do dia a dia. Essa conexão possibilita integrar os dispositivos, as pessoas, os processos e as “coisas”.

Esse é um avanço significativo, porque torna as tarefas mais dinâmicas, envolvendo aparatos como o carro, babá eletrônica, termostato e eletrodomésticos, etc. Essas atividades são administradas através de um dispositivo móvel.

A grande vantagem que torna essa tecnologia relevante é o baixo custo, necessário para trabalhar com os dados para seu funcionamento. 

Alinhar essas informações informatizadas e o mínimo de intervenção humana, proporcionam uma cooperação excelente entre o espaço físico e o digital

Esse tipo de interação pode ser visto quando uma pessoa usa o comando de voz para solicitar que seu smartphone ligue para o serviço de manutenção impressora a laser. Esse é um recurso do dispositivo móvel que facilita o processo de buscar uma assistência.

Em vez de interromper as atividades daquele dia e localizar um estabelecimento que possa resolver o problema, basta pedir e o celular liga sozinho para o local desejado.

Outro exemplo de aplicação da Internet das Coisas é quando uma pessoa instala um sistema automatizado de casa inteligente. Para isso, pode-se utilizar uma chave com chip que torna o acesso a residência mais prático e seguro. 

2 – Itens tecnológicos vestíveis

Os itens tecnológicos vestíveis, também chamados de wearables – termo em inglês para algo “vestível”. Esse conceito refere-se à todos aqueles objetos que uma pessoa pode usar como acessório e adiciona possibilidades práticas em sua rotina, devido às suas funções.

Um fone de ouvido ou relógio digital não são necessariamente acessórios wearable, é preciso observar o que exatamente esse item permite realizar e quais interações o usuário pode ter com o meio a sua volta.

Um bom exemplo são as smartbands e os smartwatches. Esses acessórios funcionam de forma integrada com o smartphone e podem medir os batimentos cardíacos ou a distância percorrida em uma corrida, por exemplo.

Ambos acessórios são muito sensíveis e funcionam integrados a smartphones específicos, então é importante ficar atento em relação a seus cuidados e assistência. 

Para realizar o conserto apple watch, o cliente deve buscar uma manutenção especializada e autorizada, por exemplo.

Os itens tecnológicos vestíveis abrem uma variedade de novas possibilidades para o mercado digital explorar e também para os usuários explorarem a quantidade de opções que existem. 

Essa é uma forma de melhorar os processos diários, tornando-os mais eficientes.

Dessa forma, tais atividades e aparelhos que o setor tecnológico trazem agregam valor e conhecimento para todos, em diversos setores da sociedade. 

Por sim, é uma forma para as pessoas descobrirem como ter lazer através de acessórios de realidade virtual, melhorar a qualidade de vida aplicando esse mesmo conhecimento na área da saúde e da educação.

A importância de um site mobile

É fácil entender que as pessoas mudaram seu comportamento depois que a internet surgiu, a informação ficou muito mais acessível e as interações se tornaram mais dinâmicas. Mas é importante saber como essa relação com o conteúdo online evoluiu.

Hoje em dia, os usuários utilizam muito mais seu celular para fazer pesquisas e realizar atividades cotidianas do que outros dispositivos. 

A facilidade de ter as soluções na palma da mão é um fator muito relevante para determinar essa tendência.

Essa informação é significativa para as empresas atuarem de forma eficiente. Saber onde estão os consumidores e quais são suas preferências, permite direcionar os conteúdos, produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes.

Além disso, é preciso se adaptar a conceitos como a Internet das Coisas e os itens tecnológicos vestíveis. Assim, é possível acompanhar as mudanças de comportamento e conquistar novos clientes, aumentando a visibilidade da empresa e o número de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: