Dicas de como integrar gestão a distância em sua empresa

Por Mais Empresas  |  19/10/2020  |  Comente »

Nos últimos meses, vimos grandes mudanças acontecendo em empresas e uma delas foi a integração de gestão a distância em muitas delas. 

O comportamento das pessoas mudou muito nos últimos anos, principalmente quando se trata de vida profissional e hábitos de compras. Por exemplo, os consumidores estão cada vez mais realizando compras online. 

Eles estão procurando por diferentes tipos de empresas, que pode oferecer produtos – como lojas de brinquedos online – ou serviços – como desentupidora, por exemplo. 

Mas, com toda essa migração para o universo online, as empresas também começaram a perceber que é possível aproveitar a tecnologia para oferecer um benefícios para os funcionários (trabalho remoto) e realizar a gestão da empresa. 

E você? Está animado para começar a fazer gestão a distância em sua empresa? Você pode estar animado para assumir os primeiros membros de sua equipe remota, mas está familiarizado com os desafios que vêm com isso?

Neste post, você vai conferir algumas dicas de como fazer essa integração da melhor maneira possível! 

Confira! 

Como fazer a integração de gestão a distância

Por mais que a gestão a distância seja uma ótima solução para empresas, já que muitas estão liberando o trabalho remoto, é muito importante que ela seja aplicada corretamente.

A falta de integração da equipe, comunicação interna deficiente e medição da produtividade são alguns desafios a serem enfrentados. 

Para ajudar as empresas que desejam iniciar uma iniciativa em um sistema remoto, sigas as dicas abaixo.

Mantenha a equipe integrada 

Um dos principais benefícios do ambiente de trabalho é a integração entre funcionários, a união que esse cotidiano pode trazer e, com ela, o aumento da produtividade. A cultura colaborativa também está relacionada a importância de manter a integração entre os funcionários e os setores da empresa.

Mas e quanto ao gerenciamento de equipes remotas? Um ótima notícia é que já existem ferramentas online para atender a essa necessidade. Existem softwares de comunicação empresarial que agilizam o contato com os funcionários e substitui infinitos emails. 

Lembre-se: em sistemas de trabalho remotos, o uso de boas ferramentas para comunicação (desenvolvidas especialmente para fins comerciais) é obrigatório.

Use as ferramentas certas para gestão a distância

Você está se esforçando para gerenciar uma equipe remota e se perguntando como conseguirá organizar as tarefas e a comunicação da equipe? 

Aqui estão as ferramentas para gerenciar equipes remotas que podem ajudá-lo a administrar de forma eficaz:

  • Trello;
  • Slack;
  • Zoom;
  • InVision;
  • Teamwork;
  • Asana;
  • Google Drive. 

Além dessas, existem outros tipos de ferramentas que são voltados exclusivamente para gestão de empresas. Vale a pena buscar por algumas opções disponíveis no mercado para ver se alguma atende às suas necessidades.

Melhorar o ambiente de trabalho na gestão a distância

Tornar o ambiente mais verde e desfrutar do sol são formas de tornar o espaço mais agradável. Mas o que é interessante é que esses detalhes da área de trabalho influenciam positivamente o desempenho. 

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Serviços de Saúde Ambiental, as plantas tornam o ar do escritório mais saudável e até afetam o funcionamento cognitivo da equipe.

E foram encontradas ligações fortes entre a exposição ao sol durante o dia e a produtividade. A luz solar pode oferecer benefícios a saúde, pois afeta a frequência cardíaca e a produção de vitamina D, que está relacionada à atenção e à motivação. 

Na maioria das vezes, não é possível deixar todo o pessoal na janela, mas o cuidado especial com a iluminação já faz efeito. Incentive que os funcionários evitem as lâmpadas fluorescentes. Dê a sugestão de uma iluminação mais suave e que eles considere fazer intervalos ao ar livre.

Expulse a cultura de microgestão 

Microgestão é uma forma de gestão em que o gerente (ou outra pessoa com cargo de liderança) faz o controle de perto e detalhadamente de todas as tarefas dos funcionários. 

Vale deixar claro a importância de banir esse tipo de gestão principalmente quando se trata de trabalho a distância. Como cada funcionário poderá controlar sua rotina, é importante focar nos resultados: que resultado cada pessoa deve apresentar após um período X de trabalho? 

As empresas que trabalham com equipes de vendas internas costumam dar a seus funcionários muita liberdade.

E por que não fazer isso com todos os vendedores trabalhando em casa, sem gastar dinheiro com aluguel, material de escritório, etc.?

Estabeleça metas claras, e deixe bem claro que cada um é responsável por alcançá-las. Concentre-se no resultado!

Conclusão

Agora que você já conferiu algumas dicas sobre como integrar gestão a distância em sua empresa, está pronto para essa mudança? 

Tenha em mente que muitas empresas já fizeram isso e a tendência que muitas outras também comecem a oferecer a possibilidade de trabalho remoto.

Portanto, se preparar para essa mudança é algo inevitável caso você queira que a sua empresa não fique para trás quando se trata dessa mudança.

Gostou das dicas? Esperamos que sim e que em breve você consiga integrar gestão a distância de maneira eficaz em sua empresa! 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: