A importância do marketing digital para o empreendedor

Por kenaum  |  27/10/2020  |  Comente »
Marketing digital é uma realidade no Brasil (Divulgação / Unplash)

Dados do Brasil e do mundo revelam que a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e as empresas e profissionais autônomos que aprendem a explorar esse ambiente estão se destacando no mercado. Bons exemplos são as mulheres e homens que trabalham como acompanhantes. A maioria explora bem as redes sociais e usam a seu favor para atrair novos clientes e divulgar seus trabalhos.

Mas se você ainda não entende o que é marketing digital, vamos te explicar aqui o que é e como você pode utilizá-lo. Em resumo, todas as atividades desenvolvidas por uma pessoa ou empresa no ambiente online que tem como foco possibilitar a atração de novos negócios, a criação de relacionamentos e também uma identidade sólida da marca são chamadas de marketing digital.

Antes de tudo, é bom saber que o marketing digital praticamente revolucionou a forma sobre como o marketing é feito e é quase impossível ficar sem ele no mundo de hoje. Temos alguns bons exemplos no Brasil de pessoas e empresas que alavancaram seus negócios fazendo uso do marketing digital. E você também pode fazer o mesmo.

Importante pesquisar

A pesquisa dentro do marketing digital é uma base para todas as estratégias. Antes de saber qual a mensagem que a sua marca vai passar, precisa saber quem é o seu público-alvo. É necessário, então, pesquisar sobre quem são essas pessoas.

Por meio de pesquisas é possível adequar a linguagem correta para a comunicação com esse público, assim como é possível entender os hábitos dos clientes. Dessa forma, as estratégias serão direcionadas para o público certo.

Entre algumas ferramentas, destaque para o Google Adwords e o Google Analytics que mostram dados importantes – como comportamento de compra dos clientes – e ajudam a empresa a pesquisar.

As métricas também são ferramentas estratégicas dentro do marketing digital. São dados retirados de vários sistemas, inclusive das redes sociais. Elas podem dar direção para as ações a serem melhoradas.

É através da pesquisa que se faz um marketing digital de maneira estratégica, sendo assim, antes de escolher uma ação de marketing, analise estrategicamente o que pode ser viável para os objetivos da sua marca.

Contra todas as expectativas, o Brasil vem se destacando na expansão do acesso à internet. Com base nas pesquisas, números, conhecendo seu negócio e público que quer atingir, a chance do negócio prosperar é grande. 

Planeta conectado

– O último levantamento da União Internacional de Telecomunicações, uma das agências da ONU, revelou que mais da metade do planeta está oficialmente conectada à internet. No Brasil, de acordo com a última pesquisa TIC Domicílios, mais de 126 milhões de brasileiros têm acesso à internet. A proporção de usuários conectados subiu de 67% (2017) para 70% (2018) e os números não param de crescer.

– Em janeiro de 2020, o número de sites, registrado pela Netcraft no mundo, foi de 1.295.973.827. Dez anos antes, o número total era de 255 milhões.

– De acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, promovido pela We Are Social e pela Hootsuite, a média global de tempo de uso da internet é de 6 horas e 43 minutos por dia. O Brasil está entre os três países com maior tempo de uso.

– Ainda de acordo com o relatório Digital 2020, em nível global, as pessoas passam praticamente metade do seu tempo conectadas aos dispositivos móveis. Os smartphones representam 53,3% do tráfego global. São a principal forma de acesso à internet no mundo, seguidos pelos computadores pessoais, tablets e consoles.

– O tempo médio dos usuários na web no Brasil é de 9 horas e 14 minutos por dia. O país perde apenas para Tailândia e para Filipinas no tempo médio de uso da internet. De acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil, a popularização das redes sociais e o crescimento do trabalho online estão diretamente relacionados a esse número.

– As camadas mais pobres do Brasil também estão cada vez mais conectadas. Em 2017, 42% das classes D e E declararem ter acesso à web. Em 2018, esse índice subiu para 48%. Os smartphones são um dos principais responsáveis pela expansão do acesso à internet no Brasil.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: