Dicas de como abrir um e-commerce de produtos para academia

Por Mais Empresas  |  03/11/2020  |  Comente »

Investir em um e-commerce de produtos para academia é aproveitar um mercado em plena expansão.

O povo brasileiro é conhecido pela sua higiene e cuidado com o corpo. Dessa forma, a quantidade de pessoas que fazem uso de suplementos, moda fitness e demais produtos dessa categoria é enorme.

Se você não quer investir em uma loja física, o e-commerce é a melhor solução para você. Porém, existem alguns métodos para fazer sua loja virtual de produtos para academia bombar. É disso que vamos falar neste artigo.

Vamos lá!

1. Aposte em produtos para academia conhecidos

Se você nunca trabalhou com o nicho de academias antes, é melhor não inventar moda logo no começo. Aliás, se seu capital inicial for baixo, aí sim você deve apostar em produtos de venda rápida.

Produtos para academia como Whey Protein, camisetas para academia, calças legging e protetores para as mãos são os mais recomendados.

Além disso, suplementos como BCAA e termogênicos costumam vender bastante também.

A quantidade ideal no estoque varia de acordo com sua capacidade atual de estocagem. Sempre invista em produtos de uso recorrente no começo de suas operações, e deixe para diversificar quando sua loja tiver um certo prestígio.

Crie confiança em seus clientes e eles com certeza vão comprar todos os meses de você!

2. Utilize o SEO a seu favor

Seu e-commerce ficará disponível nos mecanismos de busca, ou seja, uma parcela de seus visitantes virá do próprio Google. Uma ótima maneira de aumentar suas vendas é investir em SEO.

A sigla SEO significa Search Engine Optimization — algo como Otimização para Mecanismo de Busca. Em resumo, são técnicas e métodos que aumentam sua posição no ranking do Google.

Uma estratégia muito interessante para e-commerce é o uso de long-tails. Dessa forma, ao invés de catalogar seu produto como “Whey Protein”, use o nome completo do produto, como “Whey Protein Gold Standard 100%”, por exemplo.

Quem digita apenas “Whey Protein” no Google pode estar procurando conhecer mais sobre o produto. Mas quem digita “Whey Protein Gold Standard 100%” com certeza quer comprar.

Outro ponto importante sobre SEO é o volume de buscas. Não tente competir com gigantes do mercado: aproveite as palavras-chave que ninguém quer.

Mesmo oferecendo pouco volume, como 10 ou 20 visitas no mês, o acúmulo de visitas a longo prazo será exponencial.

Foque em conseguir ranquear seu site para uma ou duas palavras-chave todas as semanas. Em um mês serão 8; em um ano serão 96. Dessa forma, seu site terá um tráfego orgânico entre 960 e 1920 por mês!

3. Aproveite todo o potencial das redes sociais para alavancar as vendas de produtos para academia

Um dos melhores locais para expor produtos para academia é o Instagram. A venda de um produto, via de regra, ocorre pelo desejo de comprar; visualizar o produto desperta esse desejo nos consumidores.

Embora o Facebook também tenha seu mérito, o Instagram oferece um consumo rápido de seu conteúdo por meio da visão. Dessa forma, a chance de chamar atenção para seu e-commerce é maior, o que pode aumentar bastante seu faturamento.

Uma estratégia de redes sociais também deve levar em conta o SEO. De fato, existem mecanismos de busca atuando nas redes também, e por isso você deve ficar atento a isso.

Use termos relacionados com seu e-commerce, assim como sinônimos e variações da mesma palavra.

Procure colocar termos que os internautas interessados em seu produto possam utilizar.

Às vezes isso requer erros gramaticais!

4. Invista em uma boa gestão

Nenhum negócio, seja ele físico ou virtual, sobrevive sem uma boa gestão. Note que “gestão” é uma palavra de múltiplos significados, ou seja, não significa apenas a gestão financeira.

Uma boa gestão deve englobar tudo: estoque, clientes, leads, fornecedores, conteúdo para blog, financeiro e assim por diante.

É muito comum e-commerces investirem em ferramentas de automação. Assim todos os dados ficam disponíveis para você com facilidade. Além disso, até mesmo a parte fiscal é feita de maneira automática.

Outro ponto importante é o famoso remarketing. Existem consumidores que vão passar horas escolhendo produtos, colocando-os no carrinho e, por fim, esquecem de comprar. É aí que entra o poder dos e-mails automáticos.

5. Trabalhe apenas com os melhores produtos para academia

Algo que vai contribuir muito com o sucesso de seu e-commerce de produtos para academia é a qualidade. Uma das vantagens de investir em suplementos é justamente usufruir do consumo recorrente desses produtos.

Para que isso aconteça, ter produtos de qualidade é um enorme diferencial. É por isso que você deve escolher com cuidado uma fábrica de suplementos para fechar parceria.

O mesmo vale para os demais produtos que pretende vender: qualidade e preço baixo atraem muitos visitantes para seu e-commerce.

Vender produtos consagrados, utilizar técnicas de SEO, fazer uso de redes sociais, ter uma boa gestão e trabalhar somente com produtos de qualidade são métodos que vão levar seu e-commerce de produtos para academia ao sucesso!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: