Planejamento estratégico: importância, etapas e como fazer

Por Mais Empresas  |  13/11/2020  |  Comente »

O planejamento estratégico é algo que auxilia os gestores a pensarem o melhor para uma organização. Seus aspectos principais são as metas da empresa, visão e plano de ação em longo prazo.

Se seu negócio ainda não tem um planejamento estratégico, deveria. Sem esse tipo de plano, desenvolver sua empresa com segurança se torna mais difícil.

Além da segurança, um plano estratégico ainda ajuda a criar uma sensação de unidade na organização. Os colaboradores passam a entender que fazem parte de um objetivo em longo prazo e, assim, se dedicam com mais afinco à organização.

Vale também dizer que um planejamento estratégico ajuda a direcionar as ações dos gestores. Quem eles vão contratar, o que cada um vai realizar e como fazer: tudo passa pelo que o plano definiu previamente.

O que é planejamento e para que serve?

Um planejamento estratégico nada mais é do que um documento detalhado para o futuro da empresa. Ele lista os planos do negócio, sua missão, visão, valores, o que é necessário para alcançar os objetivos e mais.

Por esse motivo, é um plano que serve para dar ao empreendedor e aos seus gestores a possibilidade de tomar decisões mais seguras.

Quem deve fazer o planejamento estratégico?

Todo e qualquer negócio deve contar com um planejamento estratégico. Não importa se a empresa é grande, média ou grande. Independente desse tamanho e do segmento de atuação, o plano estratégico vai trazer bons resultados.

Assim, a administração do negócio deve ser a responsável por fazer esse planejamento. Inclusive porque, será preciso contar com informações amplas, inclusive financeiras do empreendimento.

Planejamento estratégico, tático e operacional

Apesar de o planejamento estratégico ser essencial para o negócio, ele não é o único importante para uma empresa. Existem também o plano tático e operacional, que apresentamos logo abaixo.

Planejamento Tático

O plano tático é um planejamento voltado especificamente para os departamentos de uma empresa. Há um plano determinado para cada setor.

Essa é sua principal diferença em relação ao planejamento estratégico.

Nesse sentido, ele é específico, enquanto o Estratégico é mais detalhado e geral para a empresa. O foco do plano tático é no médio prazo, de um a três anos.

Planejamento Operacional

Já o planejamento operacional é focado no curto prazo, para três a seis meses. Ele vai definir principalmente processos e sistemas que a empresa vai usar para alcançar seus objetivos.

Além disso, o plano define os processos que serão seguidos, com as pessoas que vão participar deles. Você vai precisar definir as atividades de cada um, funções, divisão de tarefas e mais.

Quais são as etapas de um planejamento estratégico?

Para criar um planejamento estratégico eficaz, é importante atender a algumas etapas básicas. Elas vão garantir que o plano seja o mais detalhado possível, e definir bem os objetivos em curto, médio e longo prazo do negócio.

Criar Missão, Visão e Valores

A Missão, Visão e Valores de um negócio são mais do que informações que aparecem no seu site. 

Para definir a Missão da empresa, será preciso pensar na razão pela qual o negócio atua. O que ele pretende alcançar? O que pretende oferecer à sociedade?

Já a Visão da organização são seus objetivos em longo prazo, enquanto os Valores são suas motivações, seus princípios.

Analisar ambientes interno e externo

Para definir um bom planejamento estratégico, é preciso analisar os mais variados fatores. Fatores internos e externos, pois todos eles poderão influenciar os processos do negócio.

Realizar análise SWOT

A análise SWOT avalia:

  • S: Strength (Forças)
  • W: Weakness (Fraquezas)
  • O: Opportunities (Oportunidades)
  • T: Threats (Ameaças)

Com essas análises sobre a organização, o planejamento estratégico será ainda mais detalhado.

Realizar Análise PESTEL

Já a análise PESTEL avalia os aspectos externos ao negócio, mas que vão influenciar o seu desenvolvimento. 

Para ela, são avaliados seis fatores macroeconômicos: Políticos, Sociais, Econômicos, Legais, Tecnológicos e Ecológicos.

Definir metas, objetivos e plano de ação

Esse é considerado o último passo de um planejamento estratégico. Com base em todas as informações colhidas antes, metas, objetivos e plano de ação serão definidos com mais segurança. Ou seja, eles vão atender melhor à realidade, ao que é possível realizar com o negócio.

Planejamento Estratégico: principais características

Agora que você já conhece os passos de um planejamento estratégico, é hora de apresentarmos as principais características deste plano. Continue lendo!

Esforço organizacional

A determinação e a execução de um planejamento estratégico requer o esforço de toda a organização. 

Isso significa que todos os setores e colaboradores do negócio serão essenciais para definir um bom plano. Depois, principalmente, serão fundamentais para colocar em prática o que foi definido, para que a empresa alcance o que espera em curto, médio e em longo prazo.

Requer leitura compartilhada

Ter uma leitura compartilhada do negócio significa garantir que todos na empresa devem ter a mesma visão sobre o negócio. 

Nesse sentido, quando todos entendem os objetivos da organização e sabem como vão chegar lá, trabalham com mais afinco pelo negócio.

Vantagem competitiva

A vantagem competitiva de um negócio é o objetivo final de um planejamento estratégico. É algo no qual o plano vai se basear, pois vai destacar o negócio perante seus concorrentes.

Integração organizacional

A integração organizacional volta um pouco no aspecto de leitura compartilhada do negócio. Isso já que, quando visualiza o negócio como um todo, cada colaborador entende que faz parte de um plano maior e tende a se dedicar ainda mais.

Ao mesmo tempo, os indivíduos entendem que, ao trabalharem juntos, os objetivos da organização serão mais facilmente alcançados. Cada um tem um papel a desempenhar, e isso promove maior integração de todos.

Cria uma visão de negócio futuro

Um plano estratégico, como explicamos, cria objetivos em curto, médio e longo prazo. Então, ele cria uma visão de negócio futuro, permite visualizar onde a organização vai chegar se todo o plano for executado corretamente.

Conclusão

Definir um planejamento estratégico é uma ótima forma de prever o que está por vir no negócio e se preparar para isso. Inclusive trazendo pessoas e realizando ações que vão ajudar a alcançar os objetivos definidos.

Mas é essencial que o plano seja factível, possível. Definir um objetivo inalcançável vai trazer a sensação de que o trabalho realizado não leva a nada. Afinal, se as metas alcançadas não forem próximas ao previsto, vai parecer que a organização não está se desenvolvendo.

Também vale lembrar que, mesmo que realize todo o planejado, os cenários podem mudar e trazer outros resultados.

Por fim, é essencial ter atenção ao plano e ao que está sendo alcançado. Assim, se necessário, o planejamento estratégico do negócio poderá ser atualizado.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: