Reserva de emergência: como criar e onde investir em 2021

Por Mais Empresas  |  17/11/2020  |  Comente »

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, e se você não estiver preparado para investir, pode acabar enfrentando problemas ainda mais sérios. 

Sendo assim, separar um dinheiro específico para situações de necessidade é uma forma adequada de evitar dores de cabeça futuras. 

Assim, se você está em busca de uma vida financeira segura, não pode abrir mão de ter uma reserva de emergência. Sabe onde você deve investir o seu dinheiro em 2021?

A seguir, separamos algumas informações essenciais para você entender com criar a sua reserva e ter sempre um dinheiro separado para situações de crise. 

Como criar a sua a reserva de emergência com investimento?

A reserva de emergência diz respeito a uma quantidade de dinheiro que deve ser reservado e apenas utilizado para cobrir despesas inesperadas. 

Ou seja, esse capital precisa ser o suficiente para administrar qualquer situação financeira adversa. Como em casos de acidentes, desemprego ou outro infortúnio. 

Sendo assim, com esse montante reservado, a pessoa consegue administrar as contas ou pagar uma despesa extra.

Porém, para conseguir separar uma reserva de emergência efetiva, é preciso ter em mente alguns passos básicos antes de saber onde investir em 2021. 

Registre suas receitas e despesas antes de investir

Assim, o primeiro passo para descobrir o quanto deve ser investido e qual o valor total ideal, é saber quais são as despesas médias. 

Portanto, para iniciar o processo, faça um cálculo de todos os seus gastos fixos e variáveis, que fazem parte dos custos mensais. 

Nesse caso, você deve incluir como gasto fixo valores como o aluguel, contas de água e luz, internet e outros. 

Em seguida, registre a média de gastos variáveis como o transporte, cartão de crédito, alimentações extras entre outros. 

Separe o importante do supérfluo

Outra questão fundamental é aprender a separar os gastos que são necessários e aqueles que são supérfluos. 

É muito comum que ao tentar criar uma reserva de emergência, uma pessoa acabe desviando o dinheiro para algum desejo imediato. 

Assim, além de ter a possibilidade de perder dinheiro dependendo do investimento, se torna ainda mais difícil alcançar o valor proposto. 

Portanto, aprender a diferenciar o que é importante e o que não passa de um desejo momentâneo, é um fator que auxilia na criação da reserva. 

Defina um valor mensal a ser poupado para investir

Como já explicado, a ideia da reserva é ser um fundo capaz de cobrir despesas não planejadas. 

Contudo, é aconselhável que a sua reserva seja capaz de cobrir seu padrão de vida por, no mínimo, seis meses. 

Sendo assim, ao registrar as despesas como recomendamos acima, é importante que você descubra qual o seu gasto mensal total. 

Assim, multiplicando esse valor pelo tempo mínimo de seis meses, você encontra um valor ideal que iria te garantir uma estabilidade em situações adversas. 

Com base neste valor total, você pode se programar para investir um valor determinado a cada mês. 

Ter um valor exato é necessário para não perder a estratégia de vista, e conseguir se programar para fazer os investimentos mensais. 

Reserva de emergência: onde investir em 2021

Já ciente dos passos que você precisa tomar para criar seu fundo de emergência, agora é hora de conhecer as opções de investimento. 

Afinal, é preciso manter esse valor em um local seguro e que possa ser de fácil acesso para retiradas quando necessário. 

Dessa forma, o recomendado é procurar por investimentos de maior liquidez e baixo risco. 

Portanto, são recomendadas aplicações em que o dinheiro não corra riscos de perda, e que esteja acessível. 

Assim, quando for necessário, você terá a tranquilidade de sacar e encontrar o valor poupado. 

Conheça mais sobre algumas aplicações que podem ser ideais para investir sua reserva de emergência. 

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é uma das principais aplicações que são recomendadas para a reserva de emergência. 

Isso porque, no Tesouro Selic, o rendimento se dá de forma linear. Sendo assim, o valor investido possui um crescimento diário. Além de baixa volatilidade. 

O Tesouro Selic faz parte da plataforma Tesouro Direto, em que são negociados títulos do governo brasileiro. 

Então, o dinheiro depositado é pego como um empréstimo que é destinado para investimentos em áreas como saúde e educação.

Em retorno, o investidor recebe uma taxa de rentabilidade, a taxa Selic anual. Em casos de retirada, o dinheiro entra na conta em um dia útil. 

Fundos de Renda Fixa

Já o fundo de renda fixa, consiste em uma carteira de investimentos composta por ativos de renda fixa. 

Nesse caso, são investidos no mínimo 80% do patrimônio em títulos de renda fixa, e 20% podem ser voltados para derivativos. 

Contudo, a grande diferença é que nesse modelo existe um gestor profissional para fazer as alocações de ativos e acompanhá-los diariamente. 

Porém, para os casos de reserva de emergência é recomendado procurar por aplicações que tenham prazo de liquidação em até um dia útil. Fator que pode variar. 

CDB

O CDB é o Certificado de Depósito Bancário que possui liquidez diária e é emitido pelos próprios bancos. 

Dessa forma, é considerado uma ótima alternativa para o fundo de emergência. Já que é possível conseguir uma boa rentabilidade, além da facilidade de retirada. 

No caso do CDB, a liquidação pode ser feita no mesmo dia e é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). 

Sendo assim, você tem a certeza que seu dinheiro estará seguro. Mesmo que o emissor, ou seja, o banco quebre, você não perde o dinheiro investido. 

LCI e LCA

O LCI, Letra de Crédito Imobiliário, e a LCA, Letra de Crédito do Agronegócio, consistem em títulos de renda fixa do setor privado. 

O princípio de funcionamento é bem semelhante ao que ocorre com o CDB, o que engloba também a rentabilidade. 

Porém, o grande diferencial é a isenção de tributos que permite que os rendimentos brutos sejam iguais ao rendimentos líquidos. 

Poupança 

A poupança é considerada uma das últimas opções de investimentos e isso se deve à alguns fatores. 

Primeiramente, a poupança possui uma baixa rentabilidade, já apresentando inclusive retornos negativos. 

Segundo que, ao contrário de outros fundos que possuem remuneração diária, no caso da poupança só acontece mensalmente. 

Assim, apesar de ter um fácil acesso, as chances do seu dinheiro ter bons rendimentos é significativamente menor. 

Conclusão de onde investir em 2021

Como vimos ao longo do texto, a reserva de emergência é uma ferramenta essencial para quem deseja ter uma vida financeira estabelecida. 

Afinal, com um valor reservado para emergências, você tem a tranquilidade de saber que não passará por sufocos caso um imprevisto aconteça. 

Reservando um pouco a cada mês, é possível chegar em um valor final que será capaz de cobrir despesas que não foram planejadas. 

Para isso, é preciso estudar as próprias despesas, aprender a controlar gastos supérfluos e encontrar um fundo de investimento ideal. 

Assim, a melhor opção é confiar seu dinheiro em uma aplicação que irá ter um bom rendimento e que será de fácil acesso em casos de retiradas. 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: