Como empreender durante a pandemia

Por isabela  |  05/04/2021  |  Comente »

A pandemia tem mudado a vida de muitas pessoas, incluindo financeiramente. Por conta da crise que se estabeleceu no país, muitas pessoas encontraram no ato de empreender, uma boa saída de dificuldades financeiras, o que acabou aumentando muito esse formato.

Por esses motivos é importante o Controle financeiro empresarial, pois é de suma importância o dono de seu negócio se preocupar com as suas finanças pessoais! Para entender ainda mais sobre o assunto, continue a leitura.

As restrições de movimento, que cada vez mais se intensificam por conta de lockdowns e limitações de horários de funcionamento, acabou fazendo muitas empresas diminuírem seu quadro de colaboradores, ou até mesmo fecharem.

Algumas empresas de assessoria contábil, por exemplo, tiveram que se reinventar e partir para o mundo digital para sua sobrevivência.

Nesse quadro, é preciso criatividade e inovação para se manter bem durante a crise, e o empreendedorismo acabou despontando na forma de soluções práticas para tentar resolver a situação econômica que foi muito prejudicada.

Os serviços de entrega, por exemplo, ganharam um espaço muito mais amplo, com empreendedores notando as necessidades de clientes de consumir não só produtos alimentícios, mas de todos os mercados.

Assim, diversas empresas especializadas em venda de roupas, acessórios tecnológicos e outros produtos do dia a dia começaram a atender por meio de entregas.

Esse tipo de serviço não só auxilia o empreendedor, como também mantém ativo o mercado de inúmeros estabelecimentos. Inclusive, através de um banner promocional na internet, você consegue acessar muito mais público para seu conteúdo.

Isso porque empresas que não podem receber clientes para vender acabam perdendo espaço e força no mercado, então, contar com um aliado que seja uma ponte entre o cliente em casa e os produtos vendidos no estabelecimento acaba aquecendo a economia.

Então, pensando em todos os pontos, é necessário identificar as melhores oportunidades de empreender, de se reinventar e conseguir superar a crise financeira que se estabeleceu no país por conta das regras rígidas de combate ao coronavírus.

Dessa forma, algumas empresas de etiquetas adesivas, por exemplo, assim como muitas outras, estão funcionando completamente no formato digital, para conseguirem se manter abertas e em atividade.

Tendo em vista a atual situação, alguns modelos de negócio têm despontado como excelentes oportunidades, como veremos a seguir:

Aposte em e-commerces

O mundo digital ganhou uma potência ainda maior por conta da pandemia. Tratava-se de um mercado que já estava em ascensão, cuja os avanços tecnológicos se tornaram muito mais atrativos.

Em especial para produtos de informática, os e-commerces tiveram uma melhora significativa em vendas. Isso porque muitas pessoas tiveram que se adaptar, necessitando de periféricos e computadores para conseguirem realizar seus trabalhos.

Assim, muitas pessoas começaram a buscar alternativas para esse tipo de serviço, em especial aqueles que oferecem preços competitivos e boas opções de entrega.

Lojas que antes eram físicas acabaram migrando para o online, conquistando assim muito mais clientes. Então, para vender, por exemplo, sinalização de segurança hoje, você precisa cativar seus clientes de uma forma diferente.

Além disso, diversos usuários começaram a divulgar as lojas para suas redes de amigos e familiares, principalmente quando tiveram boas experiências de venda e utilização dos produtos, o que também ajuda a aumentar as vantagens desse tipo de loja.

Um e-commerce elimina boa parte da estrutura de uma loja física, inclusive quando falamos de estoque. Assim, um vendedor de loja virtual pode fazer tudo sem sair de casa, mantendo-se em ordem com as regras estipuladas pela pandemia do COVID-19.

A crescente da tecnologia mobile

Outro ponto importante de destaque nas oportunidades de empreender está na utilização de ferramentas móveis. Os usuários têm o costume de utilizar as estruturas mobile, em especial smartphones.

Com isso, a criação de aplicativos e jogos para estes equipamentos ganhou um aumento significativo junto do período de quarentena. O tempo ocioso das pessoas também fez a procura por esse tipo de ferramenta aumentar.

Então, uma empresa de cenografia para eventos, por exemplo, pode criar um aplicativo de realidade aumentada para apresentar conteúdos futuros, enquanto ganha dinheiro com esta ferramenta.

Existem diversas plataformas de divulgação, sendo que um bom programador consegue com facilidade explorar as diferenças entre os sistemas operacionais de dispositivos móveis para conseguir trabalhar em sua totalidade os aplicativos.

É possível utilizar algumas maneiras de monetizar sua criação. Você pode estipular um valor para o download do produto, o que pode ter um retorno mais imediato, mas pode acabar afastando alguns usuários, principalmente se você ainda não for conhecido.

Além disso, você pode criar uma versão de demonstração, com algumas das funcionalidades inativas, e criar uma versão completa por um custo. Dessa forma, as pessoas poderão testar e conhecer seus produtos.

Uma terceira opção é colocar o produto gratuitamente nas plataformas, mas utilizar propagandas para receber através da visualização desse tipo de veiculação.

Alguns aplicativos solicitam que você assista uma propaganda antes de liberar a funcionalidade. Pensando nisso, uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, pode solicitar um anúncio antes de fazer uma varredura no sistema.

Independentemente da forma que escolher utilizar, este é um mercado em franca crescente, e deve conquistar ainda mais espaço conforme as pessoas buscarem diversão e entretenimento para desviar a mente da situação gerada pela pandemia.

Clubes de assinatura também são uma ideia

Essa é uma tendência que tem crescido bastante em todo o mundo, e cada vez mais nichos de mercado têm adotado esse modelo.

No caso dos clubes de assinatura, você paga uma mensalidade para que seja criada uma caixa de produtos aleatórios baseados em uma temática. Existem diversos tipos de clubes, como:

  • Mundo Geek;
  • Literatura;
  • Alimentação;
  • Beleza;
  • Bem-estar;
  • Pets.

Normalmente, o empreendedor que as monta, conta uma série de parcerias para representar outras empresas, que acabam oferecendo um preço muito mais atrativo pela quantidade comprada.

Assim, as caixas acabam sendo muito vantajosas, uma vez que fora do clube de assinatura os preços dos itens recebidos seria muito maior. Quanto mais pessoas estiverem encaixadas em seu público-alvo, maiores serão as chances de venda para sua empresa.

Independentemente de seu nicho de atuação, as caixas de clube de assinatura são um forte atrativo, principalmente por apresentarem novidades e um momento de euforia em uma época tão delicada quanto a atual.

O mundo dos orgânicos está em alta

A preocupação com a saúde e com o bem-estar tem sido constante desde o início da pandemia. A maioria das pessoas está buscando rotinas e hábitos que melhorem seu dia a dia, para conseguir suportar todos os problemas ocasionados com o isolamento.

Para conseguir lidar com tudo isso, muitas pessoas têm buscado alternativas saudáveis para alimentos, o que acabou gerando uma demanda muito maior de produtos vegetarianos e orgânicos.

Assim, pessoas que possuem o espaço para plantar e criar produções de forma natural, acabaram ganhando muito mais espaço neste novo mercado, inclusive, alguns comerciantes contam com a ajuda de mão de obra terceirizada.

Até mesmo gigantes do mercado têm se adaptado a essa nova rotina, criando linhas vegetarianas ou veganas em seus produtos, para conseguir bater de frente com esse tipo de procura.

Entretanto, a maioria das pessoas que busca produtos orgânicos ainda confia muito mais no produtor local, sendo um excelente meio de produzir e prosperar em meio a crise que se instalou no mundo.

Conteúdo artesanal também é uma solução

Durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas tiveram que se adaptar e descobrir habilidades e talentos que estavam adormecidos. Com isso, muitos produtos artesanais começaram a surgir nas redes sociais e e-commerces.

Esse tipo de empreendimento parte do princípio da produção independente e pequena, fazendo diversos produtos de forma personalizada e com todo o cuidado e atenção. Por conta disso, muitas pessoas acabam procurando esse tipo de material.

O mercado artesanal possui muitas possibilidades, e um público cativo, que já frequentava feiras e agora busca alternativas online para estes mesmos itens. Quanto mais pessoas você conseguir colocar em seu radar, maiores serão as chances de venda.

O consumo artesanal parte do princípio de apoio ao pequeno comerciante, acreditando no potencial das pessoas e ajudando em um momento de crise tão complexo quanto o que vivemos.

Por fim, lembre-se do famoso delivery

Com a maioria das pessoas participando ativamente do distanciamento e isolamento social, bem como com o risco de lockdown na maioria das cidades, muitas pessoas começaram a buscar produtos e serviços que cheguem até suas residências.

Com isso, serviços de delivery tiveram um significativo aumento, em todos os setores. Isso porque estas corajosas pessoas servem como mediadores entre os estabelecimentos e as residências.

Nestes casos, possuir um software controle de estoque pode ser muito importante para garantir que todas as entregas sejam realizadas em ordem.

Considerações finais

Apesar do forte impacto global causado pela pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão procurando em meio ao caos uma forma de ganhar a vida. Então, o empreendedorismo tem se provado uma excelente ferramenta.

Pessoas que tem o interesse de empreender, bem como sabem lidar com a situação, acabam se reorganizando e conseguindo superar a crise financeira no país, de forma inovadora e audaciosa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: