10 dicas de marketing para aplicar em sua empresa

Por isabela  |  23/04/2021  |  Comente »

O marketing é uma importante ferramenta para qualquer empresa. É por meio dele que você pode explorar a propaganda e a publicidade de seu negócio, aproveitando para conquistar novos clientes e se tornar uma potência no mercado.

Por isso, é fundamental entender os principais conceitos para aplicar suas estratégias, principalmente aproveitando a tecnologia que tem surgido como uma grande aliada em muitos casos.

Importante dizer que o perfil do cliente mudou, em grande parte devido aos avanços tecnológicos que são cada vez mais frequentes. Então, uma pessoa que deseja etiquetas adesivas personalizadas tem, hoje, uma forma muito diferente de buscar o produto.

Dessa forma, hoje em dia, com um simples toque de smartphone, o consumidor pode alcançar resultados para a solução de uma necessidade que ele apresente, independentemente de qual seja o ramo.

Por isso, o marketing teve que se reinventar, uma vez que ações diretas e rasas, sem nenhum tipo de interação com o cliente, acabaram ficando para trás e, agora, representam poucas opções dentro do mercado.

Por isso, é fundamental que você consiga compreender como começar a estruturar sua campanha. Cada empresa é única, mas existem algumas dicas que podem fazer a diferença em seu projeto de estruturação de estratégia de marketing.

O marketing digital, sobretudo, apresenta diversas variações que devem ser estudadas para uma prática melhor, desde a distribuição de brindes, como um pen drive personalizado para empresas, até ações unicamente digitais.

Neste caso, é fundamental que você consiga compreender todos os conceitos que se aplicam a este formato de interação específico, por exemplo:

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Podcasts;
  • Vídeo;
  • Live streaming.

A internet tem se provado cada vez mais o caminho para a publicidade e para o marketing, principalmente pelo apelo que oferece de integração com seus consumidores, criando um canal muito mais próximo e adequado de comunicação.

Pois bem, entre as principais dicas de marketing, elencamos 10, sendo elas:

1 – Estude o cliente

O primeiro passo para você criar estratégias efetivas de marketing é conhecer o perfil de seu cliente e como você pode chegar até ele. 

Para começar, você deve definir o seu público-alvo, ou seja, um grupo de pessoas com interesses em comum, que apresenta a possibilidade de interesse de consumir seu conteúdo, seja ele em produtos ou serviços.

Estas pessoas estão muito mais propensas a iniciar uma negociação e, até mesmo, converter vendas. Então, um cliente que precisa de mochilas executivas para notebook, por exemplo, tem muito mais chance de se engajar com sua empresa deste segmento.

O público-alvo, entretanto, não é um simples achismo da parte da equipe de gestão. Ele deve ser estruturado com base em pesquisas e opiniões retiradas de experiências que você possui com os clientes.

Quanto mais você conseguir detalhar os resultados, melhor. Dessa forma, acabará segmentando seu público e compreendendo o tipo de pessoa que você está tentando se comunicar quando cria uma ação de marketing.

Entretanto, o público-alvo ainda trata de um elemento genérico. Você precisa ter em mente que muitas pessoas incluídas neste grupo podem ainda não estar prontos para iniciar uma negociação, ainda que possuam interesse.

Para conseguir resultados mais assertivos, o ideal é a utilização de uma persona, que se trata de uma idealização de um cliente.

Baseando-se nos dados que você colheu para a estruturação do seu público-alvo, você terá uma série de informações para criar sua persona. Assim, poderá verificar com ela se, por exemplo, seu banner promocional está sendo efetivo.

Embora seja uma pessoa fictícia, a persona deve ter o máximo possível de informações para que você consiga detalhar suas perguntas, conseguindo um resultado muito mais adequado.

2 – Conheça a concorrência

Quando você se insere no mercado, deve ter em mente que não é o único no segmento em que decidiu atuar. Por isso, é importante saber que conhecer o mercado é fundamental para que você consiga se posicionar corretamente.

Conheça sua concorrência, sobretudo as ações que eles estão planejando realizar para conseguir identificar melhor suas opções. Vale lembrar que a ética deve prevalecer sempre que você estiver lidando com seus concorrentes.

Assim, se você oferece produtos de sinalização de segurança, é interessante identificar como seus concorrentes estão agindo. Dessa forma, permitindo que você avalie melhor a situação, identificando falhas e outros elementos que você pode melhorar.

3 – Tenha uma identidade visual

Não adianta ter uma boa campanha de marketing se as pessoas não souberem quem você é. Por isso, é importante investir em sua imagem e nas possibilidades que você tem de engajamento com o público.

Algumas marcas acabam se tornando tão relevantes que o simples fato de identificar suas cores já faz com que o público a reconheça, sem necessidade de textos escritos ou logotipos. Por isso, criar sua identidade visual é parte importante de sua estratégia.

Pensando nos pontos citados, uma empresa de totem, por exemplo, precisa criar formas de se destacar, sendo que a identidade visual é uma excelente maneira.

4 – Utilize todos os recursos do marketing

Uma das principais vantagens do marketing digital é sua variedade de opções. Você pode agir em diversas áreas, principalmente porque o custo para as ações de marketing digital é bem inferior à sua contraparte tradicional.

Com isso, você acaba diversificando seus canais, aumentando a quantidade de pessoas que consegue alcançar e interagir. Dessa forma, é muito mais fácil aplicar seus conceitos no mercado de forma estratégica.

Quanto mais você diversifica seu conteúdo, maiores são as chances de conseguir melhores resultados.

5 – Aposte em parcerias

Ninguém vai longe sem apoio. Assim, um serviço de recepcionista para eventos, por exemplo, precisa de diversos aliados para oferecer melhor seu trabalho.

Quanto mais você conseguir firmar parcerias e unir seus esforços com outros empreendedores, maiores são as chances de aumentar suas vendas. Algumas empresas até mesmo se unem para campanhas de marketing.

Dessa forma, você consegue explorar melhor todo o potencial de suas interações, garantindo que muito mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo.

6 – Use o SEO

O SEO, sigla para Search Engine Optimization (Otimização de Motores de Busca), é um grupo de ferramentas fundamental para o marketing digital.

Através delas, você consegue se posicionar melhor junto aos sites de pesquisa, aumentando as chances de ser encontrado.

Um cliente costuma achar sua resposta nos primeiros links que recebe dos sites de busca. Por isso, é fundamental que você saiba como melhorar seu ranqueamento e estar entre estes primeiros links.

7 – Crie metas para um excelente marketing

Quando você inicia suas técnicas de marketing, precisa ter um objetivo a alcançar. Do contrário, não conseguirá o foco necessário para conseguir explorar seu potencial.

Por isso, estipular metas possíveis acaba sendo um ótimo incentivo para buscar o crescimento profissional, bem como as oportunidades de conquistar novos clientes.

8 – Acompanhe seus clientes

A comunicação é um dos principais fatores que deve ser levado em conta em qualquer negociação. Para que suas ações de marketing tenham efetividade, é fundamental que você consiga explorar melhor o atendimento ao cliente.

Dessa forma, você acaba criando uma relação muito mais próxima com seus clientes, conseguindo eliminar qualquer tipo de dúvida que eles possuam e aumentando suas possibilidades de engajamento.

Hoje, o mercado pede uma comunicação muito mais direta e assertiva, sobretudo pela quantidade de canais disponíveis para este tipo de interação. Por isso, quanto mais você conseguir explorar este recurso, melhor.

9 – Valorize a fidelização

Qualquer ação de marketing tem como objetivo encantar o cliente. Isso vai muito além de simplesmente fechar um negócio. O objetivo final é fidelizar o cliente, fazer com que ele se torne um verdadeiro fã da sua marca.

Por isso, quanto mais você conseguir explorar estes recursos, maiores serão as chances de aumentar seu potencial enquanto empresa. Isso porque a fidelização de clientes acaba transformando os consumidores em divulgadores de sua empresa.

Dessa forma, seu negócio de, por exemplo, soluções financeiras para empresas pode acabar conquistando muitos clientes fiéis. Assim, você consegue uma visibilidade muito maior, junto de aliados importantes para difundir seu conteúdo entre o público.

10 – Inovação é fundamental no marketing

Uma empresa que deseja se manter na liderança do mercado deve ser inovadora. As pessoas estão acostumadas a receber sempre as mesmas interações, por isso, quando você cria uma novidade, acaba se destacando.

A inovação deve ser um pensamento constante na mente de qualquer gestor que deseja ampliar seu negócio, uma vez que ela é um importante passo para se destacar de seus concorrentes.

Assim, quando estiver pensando em formas de utilizar novas estratégias e ações para a empresa, tenha em mente sempre as possibilidades de utilizar algo novo e interessante para o mercado.

Considerações finais sobre o marketing

O marketing é um dos mais importantes meios de aparecer no mercado. Por isso, você deve pensar em todas as formas possíveis de engajamento que ele oferece quando estiver planejando sua estratégia.

Entretanto, para conseguir resultados efetivos, você precisa de um toque muito mais humano para a empresa. Utilizar técnicas reconhecidas e metodologias só tem efetividade quando você leva estas técnicas para sua realidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: