O uso da gamificação no marketing

Por kenaum  |  07/05/2021  |  Comente »

O marketing é um ramo que se utiliza muito de inovações e tendências tecnológicas para impressionar o público. Nós somos apaixonados por novidades, e atrelar emoções positivas ao contato com uma marca é uma excelente forma de fixá-la na nossa memória por mais tempo e de uma maneira mais eficiente.

Por isso, as empresas têm investido cada vez mais em formas inovadoras de apresentarem os seus produtos e a sua marca, como a gamificação. Neste artigo nós vamos te explicar o que ela é, como é aplicada e quais os benefícios que ela possui em relação às ferramentas convencionais de marketing.

O que é gamificação

Gamificação consiste em transformar um conteúdo em um jogo em que os usuários podem tomar decisões, superar desafios e receber recompensas. Qualquer tipo de informação pode ser adaptada para este formato e a transmissão dela se torna mais fluída e divertida. Ela já é utilizada há algum tempo como ferramenta didática em escolas e em treinamentos de todo o tipo. E nos últimos anos ela passou a ser aplicada também no marketing, em lançamentos de produtos e em eventos comerciais, com a função de potencializar o impacto sobre os potenciais consumidores.

Como ela é aplicada

As marcas podem utilizar a gamificação de diversas maneiras e em muitas ocasiões diferentes, dependendo do conteúdo e das circunstâncias. Uma das formas mais comuns é em promoções, principalmente aquelas que envolvem o lançamento de novos produtos. Geralmente os jogos são hospedados no site da marca, ou em hotsites específicos. Os sites são adaptados ou construídos com o uso de recursos semelhantes aos oferecidos nos melhores sites de jogos da internet, como o casino.netbet.com/br/. Assim os consumidores, ou potenciais compradores, sentem como se estivessem jogando no NetBet sport, e se divertem enquanto conhecem os conteúdos e os absorvem. 

Fonte: Unsplash

Benefícios que ela oferece

Os jogos são capazes de despertar emoções incomparáveis nas pessoas. A competitividade é uma característica inerente do homem e faz com que nos tornemos muito mais motivados quando há a possibilidade de nos destacarmos em relação a outras pessoas e de recebermos recompensas.

Além disso, a gamificação permite que muitos elementos sejam apresentados simultaneamente, de forma orgânica, como sons, cores, imagens e informações escritas. Tudo isso faz da gamificação uma poderosa ferramenta de marketing, com um potencial incomparável de conversão e de engajamento do público.

Buscar utilizar as melhores e mais inovadoras ferramentas é essencial para a construção de campanhas eficientes e eficazes. É fundamental estar atento ao interesse e à resposta do público, medir e monitorar os resultados e buscar se adaptar aquilo que dá melhores resultados. E transformar os conteúdos da sua marca ou produto em um jogo é uma excelente forma de fazer isso.

Então, não perca tempo! Avalie a possibilidade de incluir a gamificação nas suas próximas campanhas. Procure visitar referências em concorrentes ou em grandes marcas, e veja como a vontade de vencer e de ganhar prêmios é capaz de nos tornar ávidos para compreender e receber informações!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: