Dicas de como melhorar o desempenho de sua equipe

Por isabela  |  12/05/2021  |  1 comentário »

O desempenho de sua equipe deve ser uma das maiores preocupações para a produtividade da empresa.

Os funcionários são a base de sustentação de toda empresa, são eles que mantém a produção acontecendo a partir das atividades operacionais.

Portanto, como gestor, precisa dar condições para que os colaboradores possam realizar suas funções com qualidade.

Essas condições envolvem desde o relacionamento interno até premiações e bonificações ocasionais.

Nesse texto, traremos dicas e ideias para melhorar o desempenho da sua equipe, pois são atitudes do cotidiano que têm o poder de transformar o clima organizacional de qualquer empreendimento.

Trate bem todos os funcionários 

Pode parecer óbvio, mas ser respeitoso e atencioso com todos os colaboradores faz muita diferença.

Os prestadores de serviços de portaria para prédios, por exemplo, tendem a trabalhar com mais motivação e dedicação quando constroem relações saudáveis com os patrões e os moradores.

Todos vocês passam a maior parte dos seus dias na empresa. Ter relacionamentos respeitosos é fundamental para que a rotina seja mais leve e produtiva.

Afinal, com o passar do tempo a empresa se transforma em uma extensão da vida de todos os envolvidos.

Trabalhar para que essa extensão traga benefícios além do salário de cada mês é um diferencial importante para formar uma equipe coesa e profissional.

Dê feedbacks (desempenho de sua equipe)

Todo trabalhador gosta de ser reconhecido pelos seus feitos. É papel do gestor dar feedbacks, sejam positivos ou negativos, para guiar o desempenho da sua equipe.

Por exemplo, caso os clientes de uma empresa de limpeza de grades comuniquem a você que o trabalho feito foi impecável, passe a informação para os responsáveis por ele.

Eles se sentirão felizes e orgulhosos por terem atendido às expectativas e certamente se esforçarão ainda mais nos próximos serviços.

Se você precisar dar feedbacks negativos, tome o cuidado de fazer isso em lugares privados para evitar constrangimentos e desconfortos.

Procure ser equilibrado na sua crítica, aponte as qualidades e os defeitos do trabalho realizado e encoraje o profissional a melhorar.

Não se esqueça de estar aberto a feedbacks da sua equipe sobre o seu trabalho. 

Defina metas relevantes

Aumentar a produtividade da empresa tem muito a ver com fazer melhorias no ambiente interno da instituição. A definição de metas tem um papel determinante nisso.

São elas que direcionam os esforços de cada funcionário para um objetivo em comum. Por isso, precisam estar profundamente sintonizadas com as necessidades e a realidade da empresa.

Se os donos da indústria de bobina de papelão ondulado em Florianópolis desejam diminuir o preço do produto para torná-lo mais acessível a outros públicos, precisam deixar isso muito claro para a equipe.

Nesses casos, também é adequado consultar os membros da equipe a respeito da relevância da meta em questão.

Uma meta ambiciosa que não leva em consideração as capacidades materiais e profissionais da equipe não surtirá efeito algum, apenas causará estresse e esgotamento.

Proporcione uma rotina interessante

Os serviços em empresas de piscina em SP podem se tornar muito monótonos com o passar do tempo.

Apesar da monotonia ser algo natural no fluxo produtivo diário, os administradores da empresa podem trabalhar para que o dia a dia das equipes seja mais interessante.

É possível trabalhar com alternância de funções repetitivas: o responsável pelo departamento financeiro da empresa pode trocar de lugar com o responsável pelo atendimento, por exemplo.

Não hesite em incentivar as pessoas a fazer pequenos intervalos.

Pausar o trabalho para descansar é comprovadamente benéfico para a produtividade dos profissionais.

Os intervalos podem ser diversos:

  • Fazer exercícios de ginástica laboral;
  • Fazer um lanche;
  • Conversar com colegas de trabalho;
  • Participar de dinâmicas.

Essas e outras atividades ajudam na formação de um espírito de equipe que, a longo prazo, influencia diretamente a produtividade e o sucesso da empresa.

Crie programas de incentivo para o desempenho de sua equipe

Quando metas forem alcançadas, não deixe de premiar sua equipe com comissões ou outros tipos de gratificação.

Congratule os profissionais que mais se destacam na empresa de assessoria contábil para prestadores de serviços com viagens, cursos profissionalizantes e folgas.

Essa é a forma de reconhecimento mais efetiva porque vai além das palavras, traduz a importância daquela pessoa para a empresa como um todo com prêmios concretos.

Invista em programas de incentivo desse tipo, sempre de acordo com as condições da empresa. Benefícios como esses motivam e fazem todo o esforço valer a pena.

Cuide da comunicação interna

Nenhuma empresa sobrevive sem uma comunicação interna de qualidade. Graças aos avanços tecnológicos, hoje em dia é possível usar uma grande variedade de ferramentas para aprimorar esse setor.

Você pode estimular que os colegas de trabalho mantenham contato por meio de aplicativos de mensagem. 

Assim, a tomada de decisão é otimizada e as chances de alguma informação importante não chegar a todos são mínimas.

Essa comunicação mais instantânea evita erros e contribui para que toda a equipe esteja alinhada.

Se as diretrizes para instalação aquecedor a gás mudaram, é possível informar a todos os funcionários por meio de panfletos ou mensagens direcionadas.

Invista em qualificação

O desenvolvimento profissional está diretamente ligado à qualificação constante de cada um.

Cabe aos empresários investir na capacitação das suas equipes para que elas estejam sempre em processo de evolução.

Incentive seus funcionários com cursos preparatórios, palestras e eventos corporativos.

Isso dará um sentido maior à trajetória deles na empresa e mostrará a eles as possibilidades de mobilidade dentro da instituição.

Além disso, funcionários com conhecimento profundo da sua área de atuação atendem os clientes com maior excelência.

Se sua secretária sabe todas as formas de parcelar licenciamento, as chances de um cliente procurar outra empresa para licenciar seu carro são mínimas.

Seja igualitário

É natural que haja profissionais que se destaquem. Valorizá-los é primordial, mas é importante não haver favorecimento nem tratamento diferenciado nesses casos.

Toda equipe é um time onde cada função é imprescindível. É um conjunto de profissionais que se juntam em busca de um objetivo maior.

Eventuais profissionais de destaque não podem ofuscar o time todo, mas devem servir como modelo para os demais.

Cuide do ambiente

Não há como fazer um bom trabalho em condições insalubres. A empresa deve estar sempre limpa e bem cuidada.

Dependendo do porte do seu negócio, é possível pedir aos próprios funcionários que realizem limpezas regulares ou contratar uma empresa de limpeza para fazer esse serviço.

A limpeza influencia na organização e até mesmo na saúde física e mental dos funcionários.

Cuide da manutenção do ambiente, pesquise piso autonivelante preço por m2 para fazer todas as melhorias necessárias e dar condições para uma alta produtividade.

Ofereça ferramentas de trabalho

O desempenho profissional tem tudo a ver com a qualidade das ferramentas e máquinas disponibilizadas.

Independentemente do tamanho da sua empresa, investir em ferramentas de trabalho condizentes com as funções esperadas é imprescindível.

Essas ferramentas incluem maquinários, computadores, smartphones e softwares de gestão, entre outras.

O investimento otimiza as tarefas do dia a dia e evita que os funcionários fiquem presos a funções repetitivas por muito tempo.

Ofereça acompanhamento psicológico

Enquanto a má saúde física tem sintomas mais visíveis, a má saúde mental pode ser difícil de identificar a princípio.

Caso você perceba que há funcionários com diminuição de produtividade, procure conversar com eles e entender o que está se passando.

Problemas pessoais ou financeiros podem afetar enormemente o desempenho profissional. Contratar um psicólogo para auxiliar em casos como esse é muito indicado.

O funcionário vai se sentir amparado pela empresa, e por consequência, terá mais apreço por toda a instituição.

Por isso, o cuidado com a saúde mental deve ser estimulado internamente por meio de campanhas e palestras.

Isso envolve atitudes individuais, como boa alimentação e exercícios físicos regulares, mas também tem a ver com o volume de trabalho diário a que todos estão submetidos.

Respeite o horário de trabalho, evite delegar tarefas para além dele, lembre-se de que as pessoas têm outras obrigações além da empresa, incluindo você.

Faça confraternizações (desempenho de sua equipe)

Como já foi dito anteriormente, cada empresa é uma extensão da vida das pessoas que trabalham nela. Colegas de trabalho podem se transformar em bons amigos.

Para incentivar essa camaradagem saudável e melhorar o desempenho de sua equipe, promova confraternizações periódicas, em datas comemorativas, por exemplo.

Esses eventos darão oportunidades para as pessoas interagirem fora do ambiente de trabalho. Dessa forma, as relações vão se solidificar ainda mais e a sinergia aumentará.

Funcionários que se identificam um com o outro são mais produtivos juntos. 

Com essas dicas de como melhorar o desempenho de sua equipe, esperamos ter esclarecido para você como melhorar o desempenho da sua equipe. Perceba que a base para todas as melhorias é o diálogo e o respeito.

Portanto, ouça o que seus funcionários têm a dizer. Assim, você estará trabalhando para construir uma empresa democrática e realmente profissional.

Leia também – Qual o melhor investimento para quem quer investir?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário:

Deixe seu comentário: