Entenda como trabalhar com o marketing e a publicidade no seu negócio

Por isabela  |  14/05/2021  |  Comente »

Como é esperado o sucesso de um negócio é uma consequência de vários fatores, sendo assim, um dos mais cruciais é a união entre marketing e publicidade.

Quem pensa que essas áreas são inconciliáveis está enganado. Elas devem trabalhar juntas para que os resultados sejam maximizados.

Não existe estratégia de marketing efetiva sem uma publicidade forte e não existe publicidade bem aplicada sem um marketing de alta qualidade.

Os profissionais de comunicação da sua empresa precisam ter isso em mente na hora de vender sua marca no mercado.

Portanto, nos tópicos a seguir, você vai conhecer as definições de marketing e publicidade, as diferenças entre cada uma delas e de que forma elas podem alavancar seu negócio, confira.

O que é marketing?

Basicamente, marketing é o conjunto de ações que uma empresa faz para se posicionar no mercado. Isso envolve, entre outros elementos, criar valor e identificar e satisfazer as necessidades dos clientes.

Uma forma de atingir esses objetivos é usar os 4 P do marketing:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Entenda mais sobre cada um deles, nas definições abaixo.

Produto

Para abrir uma empresa de manutenção de aquecedor a gás na Zona Norte, é preciso conhecer seu cliente ideal. Nessa etapa é pertinente traçar o perfil do seu público-alvo ou da sua persona.

Em resumo, público-alvo é o grupo social que a empresa atende. Pode ser definido a partir de dados como idade, profissão, localização e classe social.

A persona se trata do público ideal da empresa. É um perfil fictício que leva em conta informações como sonhos, ambições e hobbies, além dos dados já citados acima.

Entenda as peculiaridades dos moradores da Zona Norte e o que eles buscam em um serviço como esse. Isso também vale para produtos.

Fazendo essa definição, você tem mais chances de oferecer algo que realmente faça a diferença na vida das pessoas. 

Preço

A definição do preço do produto precisa levar em conta o quanto os clientes estão dispostos a pagar por ele.

O preço justo é aquele que é viável para o consumidor, e ao mesmo, gera margem de lucro para a indústria de papelão ondulado, por exemplo.

Um produto muito mais caro do que o perfil do público-alvo para quem ele é voltado não é bom para os negócios.

No entanto, isso não quer dizer que as empresas devem fixar preços muito abaixo do que o produto vale. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio que seja viável para as duas partes.

Praça

A praça é o lugar onde o cliente vai encontrar seu produto. Ele deve ser um lugar fácil de encontrar ou acessar, no caso de lojas virtuais.

O estudo do público-alvo também entra nessa equação. Você deve marcar presença nos lugares que seus clientes em potencial estão.

Os despachantes em Curitiba, por exemplo, precisam localizar seus escritórios em áreas que sejam acessíveis à maioria da população, já que esse é um serviço com um público-alvo bastante abrangente.

No caso de lojas virtuais, o ideal é pesquisar os hábitos de consumo das pessoas e se posicionar nos sites e redes sociais que elas mais frequentam.

Promoção

O quarto P se trata dos métodos de divulgação dos produtos e serviços, como anúncios e e-mail marketing.

O aumento da visibilidade de uma marca depende de uma publicidade efetiva que atraia o maior número possível de clientes e construa a reputação da marca.

Como você pode ver, aí começam os pontos convergentes entre marketing e publicidade. Continue lendo para saber mais.

O que é publicidade?

Sendo um pilar do marketing, a publicidade é responsável pela escolha do espaço em que seu produto ou serviço será divulgado.

É por meio da publicidade que sua marca se consolida no imaginário das pessoas.

Com pesquisas a respeito do perfil do público-alvo, a publicidade pode ser decisiva na hora de divulgar um novo produto, aumentar o faturamento ou influenciar o comportamento dos consumidores.

Uma empresa de decapagem química, por exemplo, pode precisar divulgar seus serviços de uma certa maneira para atrair empresas interessadas.

A publicidade é também crucial para que a empresa transmita uma mensagem específica através dos seus produtos.

Isso porque vender bens materiais vai além do concreto. Seu produto deve vir acompanhado de um estilo de vida desejável e de valores que estimulem o consumidor a consumir.

Quais são as diferenças entre marketing e publicidade?

Existem correspondências entre o marketing e a publicidade, mas existem mais diferenças. Confira nos tópicos a seguir quais são as principais.

Objetivos do marketing e publicidade

Em linhas gerais, o marketing tem objetivos mais amplos do que a publicidade.

O marketing visa converter clientes, criar fidelização, aumentar as vendas e a visibilidade da marca trabalhando a comunicação com o público.

A publicidade é um elemento dessa estratégia, voltado para a divulgação da empresa de saco plástico para roupas de cabide a partir de campanhas em diversos canais de comunicação.

Atividades

As atribuições de um profissional de marketing incluem análise da concorrência, pesquisas de mercado, definição do público-alvo e das estratégias adequadas.

Por outro lado, o publicitário é responsável pelo desenvolvimento de campanhas com base nos dados captados pela equipe de marketing.

Leia Também: O uso da gamificação no marketing

Dessa forma, o profissional de marketing identifica oportunidades de negócio no revestimento para rampa de garagem e recorre ao publicitário para viabilizá-las.

Perfil profissional

Os perfis profissionais ideais dependem muito de cada cargo e cada empresa. 

No entanto, um profissional de marketing geralmente precisa ser bom com números, estatísticas, gráficos e previsões.

A publicidade já permite um uso maior da criatividade, pois a intenção é atrair pessoas por meio de campanhas originais e interessantes.

Hoje em dia, é comum que as empresas procurem por profissionais do marketing que cuidem dos dois setores.

Como unir marketing e publicidade?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que essas duas ferramentas são fundamentais para qualquer empresa.

O marketing define o público-alvo, o produto, o preço e a praça. Cabe à publicidade criar campanhas assertivas para garantir que esse produto tenha vendas altas.

Sem as informações definidas pelo marketing, a equipe de publicitários não será capaz de desenvolver estratégias de divulgação efetivas.

Desse mesmo modo, uma equipe de marketing sem o auxílio da publicidade não saberá quais são os melhores canais de comunicação para o produto. Sendo assim, uma área é dependente da outra no contexto empresarial. 

Portanto, confira algumas maneiras de unir marketing e publicidade.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia consiste em produzir conteúdos relevantes direcionados para clientes em potencial.

O foco é pesquisar quais são as necessidades das pessoas e veicular conteúdos que resolvam problemas como forma de aumentar a popularidade da marca na web.

Um bom exemplo: uma autoescola pode investir em um blog com posts que explicam detalhes de emplacamento de veículo usado.

Dessa forma, ela vai atrair leitores interessados nesse assunto, e de quebra, vai construindo sua reputação como referência no assunto.

Anúncios

A internet traz uma série de oportunidades no quesito anúncios, as redes sociais mais populares têm plataformas voltadas para essa atividade.

Unindo marketing e publicidade é possível atingir resultados expressivos e duradouros.

Cabe aos profissionais de marketing fazer pesquisas de palavras-chave, como “serviços de contabilidade: preços”, para saber quais são as informações mais procuradas na web.

Depois, identificar as principais características do público, como idade, gênero e localização.

Por fim, os profissionais de publicidade entram para pensar em campanhas atrativas para esse nicho.

Redes sociais: marketing e publicidade

Em tempos onde Facebook e Instagram mobilizam um número tão grande de usuários, olhar para as redes sociais como oportunidades de negócios é urgente.

O primeiro passo é escolher qual ou quais redes sua empresa vai utilizar. Nessa etapa, as pesquisas do departamento de marketing são muito importantes.

Escolhidas as redes sociais, é hora de conversar com a equipe de publicidade para descobrir formas de promover a marca nessas plataformas de maneira natural.

Não basta fazer propaganda tradicional hoje em dia. Os usuários estão cada vez mais avessos a publicidades invasivas, o foco deve ser publicidades que contenham valor para os internautas.

Considerações finais

A comunicação e divulgação de marcas na web demanda esforços e conhecimentos variados.

A convergência entre marketing e publicidade é cada vez mais uma realidade consolidada e vem para maximizar efeitos e resultados.

Para ter a garantia de que os resultados virão, forme equipes de marketing e de publicidade coesas e trabalhe na integração entre elas.

A comunicação entre ambas deve ser direta e sem ruídos. Já que uma depende da outra, a velocidade com que as informações chegam tem que ser a mais rápida possível.

Além disso, os dados precisam ser claros e precisos, isso influencia muito na qualidade das estratégias empregadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: