Marketing: 6 dicas para impulsionar as vendas de comércio eletrônico

Por isabela  |  17/06/2021  |  Comente »

Marketing – Cada vez mais pessoas recorrem à Internet para encontrar os produtos e serviços de que necessitam. Por isso, o e-commerce é mais importante do que nunca, mesmo para pequenas empresas.

Não basta apenas ter uma loja online. Você precisa tomar medidas para otimizar seu site e marketing para obter o máximo de suas vendas de comércio eletrônico. Caso contrário, o seu negócio nunca atingirá todo o seu potencial.

Aqui está o que você precisa saber sobre vendas online, bem como seis dicas de marketing para ajudá-lo a aumentar suas vendas de comércio eletrônico .

Por que o comércio eletrônico é tão importante

Embora ainda haja um lugar para lojas com localizações físicas, a maioria das pessoas espera poder encontrar o que precisa online, se assim escolherem. Na verdade, muitas pessoas estão prontas para fazer compras exclusivamente online. Portanto, se você não tem uma loja de comércio eletrônico, está perdendo muitas vendas em potencial.

Aqui estão mais alguns motivos pelos quais você deve considerar a mudança para o comércio eletrônico:

Aumente sua base de clientes: Criar uma loja online pode permitir que seus produtos sejam encontrados por um novo grupo de clientes. Ele também quebra as barreiras geográficas e permite que você faça negócios com pessoas fora de sua área imediata. Hoje em dia boa parte das empresas começam direto na internet, como por exemplo o Sexy it.

É mais fácil do que nunca: plataformas como o Shopify tornam extremamente fácil abrir sua própria loja online. Você também pode listar seus produtos em plataformas estabelecidas como Amazon e eBay, permitindo que você aproveite a enorme quantidade de tráfego que eles recebem.

Gere Mais Vendas: Alcançando mais clientes e permitindo que as pessoas comprem de você 24 horas por dia, 7 dias por semana, você poderá impulsionar suas vendas e aumentar sua receita rapidamente.

Como você pode ver, não há realmente nenhuma desculpa para não vender online. Agora, vamos repassar algumas táticas dentro do marketing que você pode usar para maximizar suas vendas de comércio eletrônico.

Como gerar mais vendas de comércio eletrônico

6 dicas de marketing para ajudar a impulsionar as vendas de comércio eletrônico
(Foto: Pexels)

Abrir uma loja online é o mesmo que abrir uma loja física. Você não pode simplesmente criar um novo site e esperar que o tráfego entre. Você precisa divulgar sua marca e garantir que a experiência de compra seja agradável para os clientes. Felizmente, existem várias maneiras de fazer isso. Aqui estão seis dicas de marketing de comércio eletrônico para você começar.

1. Utilize vários canais de comunicação

Tentar alcançar seus clientes estritamente por meio de seu site não é suficiente. Se você deseja ter sucesso online, você precisa estar em tantos lugares quanto possível. Isso dá a você uma chance muito melhor de ser encontrado e descoberto por novos clientes em potencial.

Aqui estão algumas ideias:

Comece um blog onde você pode postar artigos sobre seus produtos, serviços e indústria. Os blogs são ótimos para SEO e oferecem uma chance melhor de ser encontrado em pesquisas online.

Escolha alguns canais de mídia social adequados à sua marca e comece a postar conteúdo neles também. Mantenha seu conteúdo casual e certifique-se de não estar apenas promovendo seus produtos e serviços. Misture postagens que também sejam divertidas e envolventes.

Inicie uma lista de e-mail e envie boletins informativos regulares para seus clientes, informando-os sobre as novidades e promoções da empresa. Essa é uma ótima maneira de garantir que você seja sempre lembrado por seus clientes mais leais.

2. Desenvolva o conhecimento da marca

O conhecimento da marca sempre foi importante, mas é especialmente verdadeiro quando se trata de e-commerce. Quando você vende para alguém pessoalmente, você tem a chance de falar com essa pessoa e construir confiança. Infelizmente, você não tem essa oportunidade quando vende online.

Portanto, você precisa trabalhar na construção do conhecimento da marca com seus clientes. Dessa forma, quando chegarem ao seu site, eles já conhecerão e confiarão em sua marca, o que os torna mais propensos a comprar de você.

Aqui estão algumas maneiras de melhorar o conhecimento de sua marca:

Faça campanhas publicitárias online : usar a publicidade online , como anúncios do Google Ads ou do Facebook, permitirá que você seja visto por mais clientes em potencial. Mesmo que alguém não clique em seus anúncios, você começará a se familiarizar com ele, o que é o primeiro passo para construir o reconhecimento de sua marca.

Crie conteúdo de qualidade: grandes marcas não procuram apenas vender seus produtos. Eles também informam e educam seus clientes. Ao produzir conteúdo (nas redes sociais ou no seu blog) que realmente ajuda as pessoas, você será capaz de construir confiança e estabelecer-se como uma autoridade em seu setor.

Envolva-se com seus clientes: responda aos comentários nas redes sociais e em seu blog, ou veja se as pessoas estão discutindo seus produtos em fóruns e participe das conversas. Se as pessoas puderem realmente falar com você, perceberão que estão falando com um ser humano real, ao invés de apenas uma empresa sem rosto.

3. Analise seus concorrentes

Não há razão para reinventar a roda. Provavelmente, há muitos concorrentes em seu setor que já vendem online e estão tendo sucesso. Portanto, é uma boa ideia dar uma olhada no que eles estão fazendo para ver se você pode replicar qualquer uma de suas estratégias.

Faça uma pesquisa no Google para encontrar lojas de comércio eletrônico semelhantes e dê uma olhada em seus sites. Passe pelo processo de compra para ver como é a experiência. Eles estão fazendo algo diferente de você? Eles oferecem algum recurso que você gostaria de adicionar ao seu site?

Melhor ainda, se você tiver acesso a uma ferramenta de inteligência do concorrente como Ahrefs, SEMRush ou Buzzsumo, poderá pesquisar exatamente quem são seus concorrentes mais próximos.

Você também pode analisar vendedores na Amazon que estão vendendo produtos semelhantes aos seus. A grande vantagem disso é que há várias ferramentas de pesquisa de produtos da Amazon disponíveis que permitirão que você veja quais táticas os vendedores estão usando para promover seus produtos na plataforma.

Se você encontrar algo que está funcionando para outra pessoa, fique à vontade para ajustá-lo para se adequar à sua estratégia e incorporá-lo ao seu negócio.

4. Pesquisa de cliente 

Você sabe quem é seu cliente ideal? Você sabe quais dados demográficos têm maior probabilidade de comprar seu produto? Do contrário, você está em uma desvantagem significativa quando se trata de marketing e promoção.

Felizmente, existem várias maneiras de rastrear essas informações online e identificar quais grupos estão gerando mais vendas. Isso permite que você otimize suas táticas e direcione aqueles que provavelmente comprarão de você.

Aqui estão algumas ferramentas para ajudá-lo com a pesquisa do cliente:

Google Analytics: ao conectar seu site de comércio eletrônico ao Google Analytics, você poderá ver como as pessoas estão encontrando seu site. Você também poderá ver onde seus visitantes estão localizados, junto com uma série de outras informações sobre o tráfego de seu site.

Ferramentas do Google para webmasters: esta é outra ferramenta importante que você deve configurar, pois permite que você veja quais palavras-chave as pessoas estão usando para encontrar sua loja.

Google Trends: digite seus produtos e serviços nesta ferramenta para ver quem está procurando por esses itens. Você também encontrará termos relacionados que podem ser adicionados ao seu marketing.

Anúncios do Facebook: você deseja ter certeza de que está sempre direcionando seus anúncios ao cliente ideal? Use o recurso de público semelhante do Facebook ao criar seus anúncios para segmentar pessoas com as mesmas características de seus seguidores no Facebook.

5. Crie uma boa experiência de compra

Aumentar suas vendas de comércio eletrônico não significa apenas levar clientes ao seu site. Você também precisa ter certeza de que pode gerar conversões quando elas chegarem lá. Para fazer isso, é importante que você forneça a seus clientes uma experiência de compra perfeita, e isso se dá com um bom marketing.

Certifique-se de ter um bom sistema de navegação instalado. Os clientes devem ser capazes de encontrar rapidamente o que procuram. Para tornar as coisas ainda mais fáceis, inclua um recurso de pesquisa para que os clientes possam digitar os produtos que desejam.

Quando alguém está pronto para comprar, o processo precisa ser simples. Ofereça o máximo de formas de pagamento possíveis (cartão de crédito, PayPal, Apple Pay, etc.) e garanta que suas instruções sejam fáceis de seguir.

Se possível, permita que os clientes façam check-out como convidados em vez de usuários registrados para tornar o processo ainda mais rápido. Quanto mais fácil for comprar de você, maiores serão as chances de seus clientes concluírem suas transações.

6. Teste e analise suas estratégias

Ninguém acerta na primeira vez. Mesmo que suas estratégias de marketing iniciais de comércio eletrônico sejam bem-sucedidas, ainda haverá espaço para melhorias. É por isso que é tão importante continuar testando para garantir que você está aproveitando ao máximo sua loja online.

Aqui estão algumas coisas a serem observadas:

As taxas de conversão de suas campanhas de publicidade: identifique quais campanhas estão funcionando e quais não estão. Você pode então fazer ajustes nas campanhas com baixo desempenho ou simplesmente abandoná-las e se concentrar nas que estão impulsionando as vendas.

As taxas de conversão de suas páginas de destino: as pessoas que acessam seu site estão realmente comprando alguma coisa ou estão clicando para sair? Veja os números e veja se há páginas que poderiam ser melhoradas para gerar mais vendas.

Abandono do carrinho: quantas pessoas adicionam itens ao carrinho apenas para sair antes de fazer uma compra? Se este número for alto, pode indicar que há um problema com o processo de checkout.

Uma boa estratégia é exibir vários anúncios com páginas de destino relevantes ao mesmo tempo e, em seguida, testá-los A / B para ver quais geram mais conversões. Isso elimina as suposições da equação e permite que você veja rapidamente o que está funcionando.

Conclusão

O comércio eletrônico é uma parte importante para ser um varejista de sucesso no mundo de hoje. As vendas online podem ajudá-lo a alcançar novos clientes e descobrir mercados que você nem sabia que estavam disponíveis para você.

Pode parecer intimidante no início, mas se você seguir as dicas de marketing acima, você estará gerando muitas vendas online em nenhum momento.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: