PIX: conheça as facilidades e saiba como utilizar de forma consciente

Por isabela  |  29/06/2021  |  Comente »

O PIX revolucionou as formas de pagamento, trazendo grandes facilidades às empresas e aos consumidores. Inclusive, essa ferramenta trouxe diversos benefícios, mas deve ser usada de forma consciente, a fim de evitar o descontrole do orçamento.

Então, pensando nisso, nesse artigo vamos explicar sobre o pix, forma de pagamento instantânea e online implantada em novembro de 2020, e que já faz parte do dia a dia do brasileiro.

Ademais, é importante ressaltar que o pix pode se tornar, até mesmo, a nova forma de fazer transações referentes à prestação de serviços folha de pagamento de sua empresa. Continue lendo e entenda suas vantagens.

O que é o PIX e como ele funciona?

O pix foi criado pelo Banco Central do Brasil e, nessa modalidade de transferência bancária, não existem as famosas taxas para transações do tipo TED ou DOC, para transferências de valores entre agências bancárias distintas.

Afinal, é necessário apenas o uso de dispositivo eletrônico, como um tablet ou smartphone, que possua o aplicativo de seu banco instalado e liberado para transações, além de acesso à internet.

Ademais, o pix vale entre pessoas físicas, ou entre pessoa física e jurídica, havendo uma taxa no caso do recebimento por PJ, com exceção do MEI. 

Isso significa que para uma empresa de serviços de contabilidade, por exemplo, que opte por receber de seus clientes por pix, pode haver a cobrança de uma taxa sobre a transação, o que depende de sua agência bancária.

Normalmente essa taxa é mais baixa que aquelas tradicionais, e alguns bancos isentam seus clientes que são PJ.

Outro ponto positivo do pix é que ele acaba com o inconveniente desses tipos de transações só serem feitas em horário comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, das nove da manhã até às seis horas da tarde.

Como mencionamos, o pix ocorre de forma instantânea, caindo em alguns minutos na conta de destino, em qualquer dia ou horário.

Além disso, pode ser feito para várias finalidades, como para o pagamento à vista de uma compra, como de um carimbo de borracha, ou mesmo para quitação de boletos, acabando com a necessidade de se deslocar até caixas eletrônicos ou agências. 

Dessa forma sua popularidade é crescente entre consumidores e empresas. Entretanto, para utilizar esse serviço gratuito, é necessário ter uma chave Pix cadastrada junto ao seu banco, podendo ter diferentes chaves em diferentes bancos.  

PIX: conheça as facilidades e saiba como utilizar de forma consciente
(Foto: FreePik)

Chave PIX: o que é?

Uma chave pix é um código que identifica uma determinada conta bancária que vai receber o valor. As opções são diversificadas, podendo ser:

  • Seu CPF ou CNPJ;
  • Seu número de telefone;
  • Seu e-mail
  • Ou uma chave aleatória.

As chaves aleatórias são sequências de 32 dígitos sugeridas pelo próprio sistema do aplicativo bancário utilizado por sua empresa de serviços de segurança eletrônica, por exemplo. 

Ao optar por elas, aconselhamos deixá-las salvas em algum local de fácil acesso, pois são difíceis de memorizar. Outra opção é acessar o aplicativo do seu banco e copiar diretamente dele para enviar ao pagador no momento da transação.

Cada conta bancária pode ter um máximo de cinco chaves pix associadas a ela, no entanto, aconselhamos cadastrar apenas uma por conta. Assim que uma chave Pix for cadastrada, o que leva poucos segundos, o usuário já pode receber e fazer transferências por pix.

Ao vender uma cesta de alimentos, por exemplo, seu estabelecimento passa a ter uma forma adicional de pagamento à vista, afinal cada vez mais as pessoas preferem sair de casa sem grandes quantias de dinheiro, devido à falta de segurança.

Ademais, sistemas de cartão de crédito comumente falham, e com o pix, o cliente só precisa ter seu celular em mãos.

Basta informar ao pagador a chave, sem necessidade de dados adicionais como agência e número da conta, por exemplo, nem de uma máquina de cartões, podendo concluir por seu aplicativo bancário a transferência para a conta do distribuidor, no mesmo momento.

QR Code: como funciona?

Outra forma de fazer transferências ou pagamentos é através dos QR Codes, também gerados instantaneamente no aplicativo. O nome vem de Quick Response Code, ou seja, Código de Resposta Rápida, traduzindo para o português. 

Simplificando, trata-se de uma espécie de código de barras capaz de armazenar muitas informações sobre o produto, de forma totalmente digital. Ele pode ser lido tanto pelas câmeras de smartphones quanto por leitores tradicionais de códigos de barras.

Por exemplo, uma empresa de tecnologia que instala um inovador sistema para restaurante, pode receber por seus serviços em segundos gerando um QR Code em seu smartphone.

Ele então pode ser lido diretamente pelo celular do pagador ou enviado a ele via mensagem, nos diversos canais de contato, como WhatsApp ou por e-mail

Existem dois tipos de QR Code: estático e dinâmico. Ambos funcionam como uma ferramenta de cobrança, sendo que a diferença entre eles está na quantidade de transações que podem ser feitas com o mesmo código.

1 – QR Code Estático

Na prática, o QR Code estático funciona como uma etiqueta de preço único de determinado produto, como uma cola para acrilico. Ele não se altera e permanece válido para várias transações, de forma que o lojista pode deixar o código QR impresso em seus produtos.

Dessa forma, seus clientes podem fazer a leitura do preço e demais informações sobre a cola de acrílico e outros produtos de seu interesse, diretamente na tela de seus smartphones.

Então podem pagar por eles instantaneamente, não havendo necessidade de formar filas nos caixas. O Banco Central recomenda essa ferramenta para pessoas físicas, varejistas e prestadores de serviços. 

2 – QR Code Dinâmico

Já o código dinâmico é exclusivo para uma determinada transação, ou seja, só pode ser pago uma vez. Nesse caso é possível incluir outros dados no QR Code, por exemplo, a identificação do recebedor.

Sua utilização é indicada para e-commerces e demais compras online, ou para cobranças mais formais ou bem pontuais.

As vantagens de fazer um PIX

Sobre este tópico, vamos começar expondo dados, o que já revela a grande valia da ferramenta. Afinal, no início deste ano, já foram contabilizadas mais de 133 milhões de chaves pix, segundo dados do Banco Central.

São cerca de 128 milhões de pessoas físicas e mais de 5 milhões de pessoas jurídicas. Ao longo dessa leitura você certamente pôde perceber as vantagens do pix, mas segue uma check-list para visualizar melhor os motivos de tanta popularidade:

  • É creditado instantaneamente, 24 horas, todos os dias;
  • Sem necessidade de ir até o banco ou caixas eletrônicos;
  • Sem filas;
  • Sem taxas para transferências entre pessoas física e MEI;
  • Feito no próprio smartphone ou tablet do pagador;
  • Não há limite quanto a valor mínimo ou máximo.

Vale ressaltar que alguns bancos cobram taxas para pessoas jurídicas, como uma empresa especializada na instalação de contador de fluxo de pessoas, por exemplo. Mas essa taxa é menor que as cobradas por TED ou DOC.

Entre pessoas físicas, o pix também veio como uma solução para dividir contas entre amigos de forma simples, rápida e prática. Também veio para acabar com a inadimplência de pequenos empréstimos feitos para os amigos nessas horas.

Para finalizar: o PIX é seguro?

O Pix é uma modalidade de transferência bancária eletrônica segura, implantada e regulamentada pelo Banco Central do Brasil. No entanto, pessoas mal intencionadas sempre buscam formas de se beneficiar de maneira ilícita. 

Então, a recomendação de segurança é sempre confirmar os dados do recebedor, como o nome, antes de finalizar a transferência.

Uma vez finalizada a transferência, ela não pode ser desfeita, e ao errar qualquer dígito da chave, como digitar um 2 ao invés de um 3 em um número de telefone, por exemplo, o pagamento será direcionado para o dono do código com o número digitado.

Considerações finais

Agora que você conheceu as facilidades do pix e como utilizá-lo, aproveite essa comodidade, mas seja consciente ao fazê-lo. Por ser uma forma muito simples de realizar pagamentos, é natural que consumidores percam o controle sobre seus gastos.

Então, para que o pix seja uma ferramenta segura para seu bolso, mantenha o controle sobre seu dinheiro. Aconselhamos manter o orçamento mensal sempre à vista, como uma forma de saber quais são os seus limites.

Você também pode gerar diferentes gráficos para visualizar melhor seu cenário financeiro e estimar os próximos gastos com total tranquilidade, conforme suas necessidades e vontades.

Ou seja, o pix veio para revolucionar as transações financeiras, possibilitando qualquer transferência a um clique, então use isso a seu favor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: