Como melhorar o clima organizacional em sua empresa

Por isabela  |  26/07/2021  |  Comente »

O avanço da tecnologia e a chegada da internet trouxeram inúmeras possibilidades às empresas, tanto na forma de empreender quanto no gerenciamento de seus colaboradores, sendo que melhorar o clima organizacional é a chave para o sucesso.

Então, o texto de hoje abordará algumas maneiras que você pode utilizar em sua empresa para melhorar o clima organizacional, além de algumas dicas e orientações que podem servir de suporte para o melhor desenvolvimento de tais práticas.

Todos sabemos que não é tão simples assim estar sempre bem disposto para um longo dia no trabalho, sempre sendo necessário um esforço físico e mental para suportar as demandas e a rotina puxada da empresa.

Seja a sua função operar uma máquina de envasar ou analisar dados de um grande fluxo de informações, o clima organizacional do ambiente é de extrema importância para ajudar tanto na concentração quanto a ter um dia mais agradável por si só.

Afinal de contas, não importa o quão tranquilo e despreocupado o profissional seja, em algum momento ao longo do dia, a concentração e tranquilidade podem se esvair se o ambiente onde se encontra for desorganizado, bagunçado ou, até mesmo, hostil.

Sendo assim, fica evidente a importância de se investir em um clima organizacional e entender a importância e impacto que ele pode trazer para o negócio, seja em um fabricante de etiquetas adesivas autônomo ou em uma empresa logística.

Dessa forma, para que não fique dúvidas e sua empresa não perca a oportunidade de ser ainda melhor para os seus colaboradores, confira o tópico a seguir para entender como realizar tal tarefa e muitas outras.

Entenda o conceito de clima organizacional

Para que você entenda melhor o texto a seguir e compreenda cada detalhe que será abordado nele, é necessário entender o que é clima organizacional.

De forma simples e bastante direta, o clima da sua empresa se refere ao ambiente de trabalho ao qual o colaborador está exposto, independentemente se a função dele está relacionada a rolo de filme stretch ou tecnologia no geral.

Podemos entender como elementos que compõem o clima organizacional da empresa:

  • Comunicação interna;
  • Realização conjunta dos processos de trabalho;
  • Liderança no setor;
  • Relações interpessoais dos colaboradores;
  • Decisões da empresa que afetem o funcionário;

Ou seja, a forma como os elementos acima destacados são apresentados aos colaboradores é de extrema importância para que não cause a impressão errada do real objetivo do negócio, causando uma queda bastante forte no ambiente da empresa.

E, quando o clima organizacional não vai bem, até mesmo algo simples como uma cesta de supermercado pode ser o estopim para desentendimentos, atritos e possíveis quedas de desempenho, além de medidas e atitudes desnecessárias para o momento.

Caso sua empresa ainda não tenha entendido a importância que o clima e ambiente do negócio tem, a produtividade dos funcionários pode cair muito por causa desse problema, consequentemente o rendimento cairá e a empresa sofrerá o impacto disso.

Um profissional motivado é um profissional que produz mais e busca sempre entender e entregar as demandas que são a ele solicitadas, mesmo que seja realizar a cotação de preços de uma locação de tendas para eventos.

Em outras palavras, seu negócio deve buscar sempre a qualidade de vida no trabalho. Lembre-se que seus funcionários, assim como os donos, chefes e sócios da empresa buscam estar em um ambiente seguro e amigável para desenvolverem suas funções.

O colaborador que sente que é importante para a empresa, começa a se esforçar mais como forma de gratidão, criando a possibilidade de seguir carreira dentro da organização e ser cada vez mais engajado com as necessidades do negócio.

Portanto, antes de abordarmos algumas dicas importantes e modo de se atingir tal resultado, incentive o departamento de Recursos Humanos e outras fontes para que todos ajudem na melhora da empresa, para que assim, todos fiquem bem, enquanto dentro dela.

Como criar um clima organizacional agradável?

Seja na venda de catraca biométrica ou investimento em setores rurais, qualquer estratégia  empresarial só é colocada em prática quando se tem algum tipo de benefício, podendo ser retorno de capital, engajamento e alcance da marca ou otimização de tempo.

Portanto, para facilitar tal compreensão, confira os tópicos abaixo com algumas dicas e orientações de formas para criar um clima organizacional ideal para o seu negócio.

01 – Saiba o que os colaboradores pensam

Quem melhor pode te informar como está o ambiente de trabalho em determinado setor da empresa do que os próprios colaboradores? Utilizar as informações que vêm direto da fonte é uma das estratégias mais eficazes para entender melhor o lugar.

Mesmo funcionários que trabalham com camarim móvel têm alguma opinião sobre como a organização lida com os problemas, passa as informações, se está sendo transparente e qual é a sensação de trabalhar naquele setor em específico.

Porém, muitos sentem receio de passar a informação correta por medo de repreensão caso a resposta não seja a que a “empresa quer”. Portanto, ofereça a possibilidade da pesquisa de campo ser de forma anônima, para que ninguém saiba quem deu cada resposta.

Uma maneira de fazer isso é através de formulários que podem ser criados pela sua própria empresa. Utilize essa ferramenta poderosa e comece a ver e entender as coisas que seus funcionários pensam. O resultado pode ser surpreendente.

02 – Saiba recompensar o bom trabalho

Seja trabalhando com ribbon cera ou com mouses e teclados, todo mundo gosta de ser reconhecido pelo bom trabalho e entender o seu lugar dentro do setor, consequentemente entendendo a sua importância dentro do negócio.

Para isso, é importante estabelecer metas e objetivos plausíveis e alcançáveis, nada que pareça impossível ou que realmente seja. Tal medida pode desestimular o colaborador e fazer com que ele não acredite no trabalho e, portanto, na empresa.

03 – Ofereça benefícios aos trabalhadores

Ter um colaborador que se esforça para atingir um bom trabalho exigindo apenas o básico é o que toda empresa gostaria de ter, mas é importante valorizar o desempenho dos seus funcionários e entender que, acima de tudo, eles são humanos, não máquinas.

Pense em uma política de benefícios que incentive a constante evolução e busca por melhorias que podem vir do próprio indivíduo. Horários flexíveis, participação dos lucros e convênios são algumas das possibilidades que agradam as pessoas e chamam a atenção.

Tais benefícios podem vir em forma de grupo ou individual, vai depender do que a sua empresa irá propor. Mas independentemente da decisão, benefícios são essenciais para criar um clima organizacional bom e que as pessoas gostem de estar.

04 – Feedbacks são importantes

Supondo que você e sua empresa estejam trabalhando para melhorar o clima organizacional local, então já se imagina o quão poderosa é a ferramenta do feedback e o quanto ela pode contribuir para o crescimento mútuo de colaborador e organização.

O feedback oferece a possibilidade de apontar tanto qualidades quanto falhas de uma pessoa sobre determinado assunto, podendo estar ou não relacionado ao trabalho desempenhado, podendo também estar ligado a comportamentos e conduta.

Muitas pessoas realizam ações que podem não ser legais para o ambiente e, consequentemente, para os colegas de trabalho e, muitas vezes, será necessário o feedback, já que pode ocorrer do indivíduo nem perceber que está fazendo algo incômodo.

05 – Tenha atenção com as lideranças (clima organizacional)

Outro motivo que pode fazer com que o clima organizacional de um setor não seja bom é a liderança. Aqui se aplica o famoso ditado “Tenha líderes, não chefes”.

A liderança bem capacitada e treinada saberá orientar a sua equipe de maneira excepcional para o sucesso, realizando as demandas da empresa e entregando de acordo com o que a situação exige. Sendo assim, saiba quem está liderando os setores.

Uma equipe unida e harmonizada trabalha bem e é bastante produtiva, podendo ser imensamente prejudicada por uma liderança fraca, injusta e que não condiz com o que a empresa necessita.

Considerações finais

No texto de hoje, ficou muito mais claro para você a importância de um clima organizacional em sua empresa, além do impacto que ele pode ter no negócio, dicas e orientações sobre como criar ou melhorar o ambiente de trabalho.

Lembre-se que cada empresa possui objetivos, visões e valores diferentes, portanto, adapte as informações que melhor refletirem a realidade de seu negócio e continue explorando seus pontos fortes, buscando sempre fortalecer os fracos também.

Resta agora sentar, planejar como será a implantação de tais ideais e colocar em prática, dessa forma, os frutos do trabalho serão colhidos mais cedo e você compreenderá ainda mais a relevância desse assunto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: