Como alavancar as vendas com o marketing viral

Por isabela  |  18/08/2021  |  Comente »

As pessoas que estão conectadas por meio de um computador ou um celular, provavelmente, já se depararam com um marketing viral promovido por empresas e marcas.

Assim como os vírus se espalham pela rede mundial de computadores, esse modelo de divulgação conta com a participação do próprio público. 

Isso porque são sempre mensagens positivas, engraçadas, encantadoras ou de interesse público. 

O marketing viral pretende alcançar o maior número de pessoas possível, e isso é possível pois com o uso de palavras-chave fica mais fácil atingir o público-alvo que se tem como mira. 

Portanto, é bem provável que os anúncios tocarão as pessoas de alguma forma, utilizando:

  • Comportamentos sociais;
  • Diversão e alegria;
  • Exploração motivacional;
  • Identificação pessoal;
  • Lado emocional.

Utilizando as ferramentas corretas, com um planejamento de marketing adequado, é possível viralizar uma ação que faça a marca atingir um grande número de consumidores, promovendo engajamento em sites corporativos, e-commerce e redes sociais. 

Parte desse esforço pode ter início de um marketing de guerrilha, em que o orçamento é baixo, mas a mensagem tem um significado potente e atinge as pessoas de maneira direta, sendo muitas vezes compartilhada instintivamente.

Em todos os casos, o que vai exigir da equipe de marketing é criatividade, seguindo estratégias que tenham um propósito claro para a empresa e para os consumidores. 

Assim, é possível atingir todas as metas estabelecidas e alcançar o objetivo que, na maioria dos casos, é vender.

Para isso, é preciso colocar em prática todo o planejamento que contenha, ainda, marketing de conteúdo.

Sendo assim, é preciso saber falar com o receptor, no caso os internautas, e todo o público interessado na marca ou produto oferecido.

Ofereça marketing viral para público amplo

A concepção profunda do marketing viral é a propagação em massa e fazer com que um assunto esteja inserido na sociedade de forma orgânica e natural. 

Com as ferramentas apropriadas, principalmente, as redes sociais tão em voga entre adolescentes e adultos, é possível espalhar o vírus em diferentes formatos, como:

  • Imagens;
  • Jogos digitais;
  • Podcasts;
  • Questionários;
  • Vídeos.

O formato pode ser o mais adequado de acordo com o público-alvo, mais uma coisa muito importante que permite que o marketing viral se espalhe: a gratuidade.

Para divulgar um curso de bombeiro civil em Cajamar, uma empresa precisa entender que todo assunto relacionado a incêndio, resgate, segurança patrimonial pode ser utilizado como atrativo para o produto oferecido para o público.

Dessa forma, a equipe responsável pelo planejamento de marketing precisa estar atenta ao que está ocorrendo ao redor. 

Portanto, isso pode ser em escala global, desde que demonstre a importância do bombeiro civil perante a sociedade.

Isso vai se espalhar por todas as pessoas interessadas na área, e quando trabalhado com métricas de SEO (Search Engine Optimization) pode alavancar a visitação no site, mesmo que seja com o upload de um vídeo de interesse público e compartilhado com o link original. 

Da mesma forma, uma pessoa que procura um plano odontológico para MEI, pode receber um texto sobre saúde bucal ou odontologia por causa da pesquisa primária. 

A construção de uma narrativa que atenda aos interesses desse público, no caso os microempreendedores individuais, pode ser compartilhado em uma rede ampla. 

Assim, o acesso cresce espontaneamente e atinge o público-alvo de maneira direta.

O importante no marketing viral é trabalhar com elementos que sejam favoráveis ao empreendimento comercial, à marca ou aos produtos oferecidos para o público.

Trabalhar a criatividade e apresentar novidades são processos que ajudam no compartilhamento de conteúdos.

Principalmente, quando eles oferecem um final surpreendente, seja em uma frase de efeito, uma narração empolgante ou um vídeo que amarra uma campanha completa.

Dessa forma, o marketing viral pode abranger um público amplo, mas que pode ser trabalhado no funil de vendas, a partir da métrica utilizada no SEO e na captação de leads.

Redes sociais estão à disposição para uso

Antes de prosseguir, é importante frisar que o marketing viral precisa ter criatividade, mas também o bom senso. 

Assuntos delicados, que não fazem parte do escopo de uma marca, devem ser evitados, para não viralizar de uma maneira errada. 

Isso ocorre com as campanhas de marketing que tentam ser engraçadas utilizando situações que ofendem ou discriminam as pessoas, seja por causa de raça, religião e até mesmo temas políticos.

Por isso, é necessário identificar qual a pauta em alta nos portais de comunicação relacionados a assuntos que unificam as pessoas. 

As empresas terceirizadas que trabalham com um distribuidor de esquadrias, por exemplo, ao introduzir o marketing viral devem entender o que o público local almeja em relação aos produtos e serviços oferecidos de forma localizada

Ao mesmo tempo, precisam entender que estão em um estado que recebe turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. 

Trabalhar para uma agência de turismo deve apelar para pontos turísticos e empreendimentos que chamam a atenção de forma globalizada.

As construtoras e incorporadoras que trabalham no desenvolvimento de hotéis, pousadas e albergues devem verificar se alguma empresa de alarmes residenciais em Fortaleza também atende empreendimentos comerciais. 

Dessa forma, o público-alvo a ser atendido está mais localizado, e por isso é possível trabalhar com um marketing viral que esteja associado à segurança pública da capital e arredores. 

Afinal, as pessoas do sul do país vão procurar uma empresa que atendam nas proximidades.

Por isso, é preciso o trabalho de implementação de marketing viral precisa de pesquisa e não pode ser empregado sem profissionalismo. 

O que acontece, em determinados casos, é que a viralização se dá por razões que a própria ciência da comunicação desconhece, por puro escapismo social ou por uma aproximação de ideias que dá certo. 

Sendo assim, não há uma fórmula mágica, mas uma prática que deve ser trabalhada no dia a dia, identificando a rede social que mais se adapta ao modelo de negócios, em conjunto com um planejamento de comunicação e marketing apropriado.

Etapas distintas para viralizar conteúdos (marketing viral)

Uma loja que trabalha com assistência técnica de refrigeração peças e acessórios pode trabalhar tanto para o mercado doméstico quanto para estabelecimentos comerciais e empreendimentos industriais.

Para se comunicar de maneira adequada com esses diferentes públicos, a equipe responsável pelo marketing viral precisa identificar se todas as etapas estão devidamente estabelecidas, sendo elas:

  • Apelar para as emoções;
  • Oferecer benefícios ao cliente;
  • Passar informações reais
  • Peças gratuitas;
  • Trabalhar com conteúdo relevante;
  • Ter fontes confiáveis.

Por exemplo, uma empresa de engenharia que atende as construtoras e incorporadoras oferece um projeto elétrico completo.

Nele, as informações presentes nas redes sociais e no site corporativo devem apresentar dados relacionados ao mundo da eletricidade, com todos os benefícios incorporados.

O marketing viral pode estar na criação de um personagem simpático, chamando a atenção de pais, mães e filhos, demonstrando os perigos que a eletricidade pode proporcionar, se não for devidamente instalado. 

Da mesma forma, deve apresentar dados técnicos relevantes que façam sentido para empreendimentos que exigem segurança e seguem normas regulamentadoras, como é o caso de condomínios residenciais, comerciais e parques industriais.

Engajamento de público tende a crescer com tempo

A internet está presente oficialmente disponível para a sociedade há pouco tempo, em termos de história. 

Apenas no fim dos anos 1990 que os primeiros computadores começaram a chegar no ambiente doméstico, e ainda assim, muito tímico.

O avanço da tecnologia e a velocidade de crescimento em oferta de produtos cada vez mais acessíveis, com a internet à disposição cresceu mesmo a partir dos anos 2000, e desde então estão em franca expansão.

Logo, não é de surpreender que, de tempos em tempos, alguma informação é resgatada dos primórdios da internet, viralizando de tal forma que pode ser utilizada de forma inteligente por empresas que querem apresentar uma marca, um produto ou um serviço. 

A globalização em diversos setores se torna um fenômeno que exige do consumidor buscar alternativas que podem ser lucrativas com o tempo, como participar de um consórcio de caminhão scania para as empresas que trabalham com logística.

Os consumidores podem pesquisar sobre informações que podem estar presentes em um site de uma loja vendedora de consórcios, e isso se alastra, talvez por causa de uma alta da moeda estrangeira ou a abertura de uma nova fábrica em território nacional.

Aliás, os veículos sempre causam comoção entre os consumidores que procuram por um novo carro ou uma moto para se locomover sem depender do transporte público.

Além de garantir conforto, as pessoas buscam segurança, e com isso, um marketing viral voltado para a corretora de seguro para auto pode ser fundamental em uma campanha de divulgação. 

É importante ter uma estratégia para entender como funciona o marketing viral, sabendo que ele pode estar presente em campanhas que contam com os próprios usuários para espalhar as peças publicitárias, mesmo que seja sem perceber.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: