Marketing Digital: como introduzir as redes sociais no seu composto midiático

Por isabela  |  18/08/2021  |  1 comentário »

O marketing digital as agências publicitárias e, com isso, a inserção das Redes Sociais no composto midiático e nos planejamentos de comunicação se tornou cada vez mais necessário e procurado, como um ponto que não pode mais faltar quando se trata de divulgação. 

As empresas passaram a estreitar os laços com os clientes a partir do momento que os meios de comunicação se tornaram mais acessíveis e, melhor ainda, imediatos. 

A tecnologia tornou isso mais fácil, tanto para as empresas quanto para os consumidores, que passaram a interagir de forma mais direta, apresentando críticas e sugestões de forma mais direta e pública, contribuindo para um diálogo melhor e a sensação de valorização pelas marcas. 

Com isso, o composto midiático dentro do marketing digital passou a fazer parte da rotina das empresas, seja por meio das redes sociais, dos sites corporativos, dos e-mails e outras ferramentas eletrônicas que estão em evolução constante. 

Além das melhorias de comunicação entre os consumidores e empresas, o marketing digital permite que as mensagens sejam disparadas de forma direta ao público-alvo, personalizando o ambiente de navegação.

Isso ajuda a fortalecer a marca empresarial, podendo ser ajustado de acordo com as necessidades de divulgação e funcionar de maneira plena quando se trata da jornada de compra, utilizando um funil de vendas.

Vale ressaltar que o marketing digital pode funcionar em conjunto com outras mídias de comunicação em uma campanha publicitária completa. 

As ferramentas eletrônicas que compõem o composto midiático podem conversar com peças publicitárias tradicionais, entre as quais:

  • Outdoors e busdoor;
  • Propaganda de TV;
  • Painéis eletrônicos;
  • Jornais e revistas.

O diferencial está na disposição de um QR code, por exemplo, empregado em um espaço especial em que o público aponta a câmera do celular para a leitura.

Após isso, o usuário é direcionado para um ambiente virtual em que pode encontrar diversas informações sobre a empresa, a marca ou o produto em exposição.

Conheça novas estratégias presentes virtualmente no marketing digital

A mudança de paradigma empregado pela pandemia, exigindo que a população realize diversas atividades em casa, trouxe mais disposição e a necessidade de ter um ambiente virtual para fazer reuniões, assistir palestras e atender clientes.

Da mesma forma, estabelecimentos comerciais passaram a se adaptar, demandando um novo posicionamento, como a contratação de uma empresa para criar aplicativo personalizado para atender os clientes da melhor forma possível.

Com estratégias pontuais empregadas no marketing digital, as marcas estreitam os laços com os clientes, permitindo que os dados captados por meio das interações online sejam utilizados para uma melhor experiência como consumidor.

Junto com toda essa transformação estão as redes sociais, que são funcionais e estão inseridas na vida dos internautas de diferentes formas, e que podem ser otimizadas por meio de técnicas de SEO e mídias pagas.

A seguir serão apresentadas outras dicas de como introduzir essa ferramenta fundamental para as empresas que querem manter um canal aberto e dinâmico com o público. 

  1. Esteja sempre um passo à frente

Segundo dados de pesquisas internacionais, como a The Global State of Digital, as redes sociais reúnem bilhões de pessoas em todo o mundo, chegando ao vultoso número de 3,4 bilhões de usuários, ou seja, 45% da população mundial.

Esse número demonstra como as pessoas estão conectadas, independentemente da faixa etária ou das condições financeiras. Assim, para se posicionar frente a esse novo mercado, é importante estar presente nas redes.

Inclusive, estar um passo à frente é fundamental para se destacar e entender as necessidades dos usuários, principalmente se a concorrência é acirrada e o público sempre está em busca de experiências, sejam elas sociais, profissionais ou de caráter pessoal.

Quando uma escola técnica oferece um curso de bombeiro civil em Cajamar, por exemplo, o concorrente deve estar apresentando a grade curricular, a capacitação dos professores, o ambiente de estudo e todos os benefícios. 

Portanto, quando se apresenta qualquer informação na internet, principalmente pelas redes sociais, é preciso apresentar todos os dados de maneira completa, ou então oferecer caminhos que sejam trafegados de maneira orgânica para a complementação de tais dados. 

Isso pode ser realizado utilizando palavras-chave, por meio do SEO, ou como são apresentadas nas redes sociais, as hashtags seguidas de palavras que despertam o interesse do usuário.

  1. Deixe produtos e serviços mais acessíveis

Em outros tempos, para saber se uma empresa tinha algum problema, era preciso ler jornais, verificar com pessoas próximas ou ir pessoalmente ao estabelecimento para conhecer sobre a marca.

Nos tempos atuais, os consumidores fazem uma pesquisa em um site de busca, ou em um site de reclamações, indo diretamente nas redes sociais para identificar se há problemas apresentados por outros clientes.

Os homens que procuram por uma clínica médica que oferece consulta urologista particular nas imediações onde está instalado, por exemplo, pode utilizar o modo de localização e verificar os comentários de outras pessoas que estiveram nas clínicas em sua localidade.

A tecnologia permite esse tipo de pesquisa, inclusive com a possibilidade de identificar os profissionais que estão atendendo, verificar número e website, bem como fazer o agendamento da consulta ou pagamento online. Tudo isso com alguns cliques e a informação de dados para registro formal.

Para isso, as redes sociais utilizam um algoritmo que identifica a localização do dispositivo móvel ou do equipamento eletrônico que o usuário está utilizando, bem como seu comportamento na mídia, e as publicações/publicidades feitas pelas marcas.

Com essa informação elas podem indicar as clínicas especializadas, a reputação indicada por pacientes e até mesmo o preço da consulta, se esses dados estiverem disponibilizados com os canais e ferramentas para tais mídias.

  1. Saiba que o atendimento ao cliente mudou

Foi-se o tempo em que as pessoas passavam horas ao telefone, aguardando o atendimento do setor responsável, com paciência para explicar todos os trâmites e, ainda assim, a resolução definitiva podia não chegar de imediato.

Com as redes sociais, o atendimento ao cliente se transformou completamente, com a possibilidade de manter toda a conversa reservada para esclarecer dúvidas na própria mídia, ou mesmo redirecionar o cliente para outros canais mais ágeis e efetivos, integrando todas as comunicações realizadas com tal usuário. 

Dessa forma, as empresas precisam investir em um treinamento profissional para que as ferramentas sejam usadas corretamente para o registro e acompanhamento do usuário com mais qualidade, bem como para que os colaboradores possam oferecer o suporte que o cliente merece/precisa. 

O serviço de atendimento ao cliente 2.0 depende de maquinário eficiente, com um projeto desenvolvido por uma empresa de cabeamento de rede que faça todas as instalações de maneira correta e ordeira.

Também é possível contratar uma empresa terceirizada, proporcionando toda a expertise necessária para que os clientes façam as, críticas, sugestões e reclamações e as marcas possam prestar o serviço de maneira correta e personalizada.

  1. Esteja sempre visível para o público

Diferente das páginas amarelas que ficavam desatualizadas com o passar do tempo, as redes sociais são dinâmicas e permitem que internautas façam pesquisas de novos empreendimentos comerciais, como restaurantes, lanchonetes, baladas, entre outros comércios, bem como as marcas mantenham suas páginas atualizadas. 

Quem está construindo uma casa ou fazendo a reforma do apartamento pode buscar, por meio de uma rápida pesquisa, por um distribuidor de esquadrias que atenda além do horário comercial, ou então que apresente um excelente custo-benefício para sua necessidade.

Essa visibilidade ocorre com as empresas que investem em um marketing digital eficiente, utilizando as métricas adotadas pela prática de SEO, como:

  • Alcance orgânico;
  • Taxa de conversão;
  • Taxa de engajamento;
  • Taxa de rejeição;

Essas métricas ajudam a manter o acesso às redes sociais das empresas em constante evolução, desde que se faça um monitoramento adequado e coloque em prática o marketing de conteúdo.

Isso significa publicar artigos, matérias e outros textos, imagens e vídeos que estimulem a visitação e o compartilhamento entre os usuários.

Vale dizer que é preciso um planejamento adequado e constante avaliação das estratégias adotadas, de modo que sejam eficazes e adaptadas sempre que necessário.

  1. Garanta a fidelização dos clientes

O mundo virtual está se expandindo exponencialmente em diversas frentes. Até mesmo a moeda virtual já é uma realidade que faz parte do cotidiano de muitas empresas. 

Inclusive, para entender seu impacto basta pensar que os pagamentos podem ser realizados de forma online, sem que nenhuma das partes toque no papel-moeda. Tudo feito de forma virtual, de um banco para outro.

Então, é possível estimular a criatividade e proporcionar aos consumidores um afago, distribuindo brindes corporativos personalizados, como cupons de desconto ou convite para conhecer produtos exclusivos em primeira mão, bem como materiais físicos podem ser encaminhados de modo a criar uma melhor experiência junto à marca, fidelizando esse usuário.

O investimento nesse tipo de ação é baixo, e pode render muitos cliques no site e gerar movimento nas redes sociais, até partir para uma viralização, o que é muito positivo para a marca.

  1. Invista no próprio público presente na rede

Identificar os visitantes recorrentes é fácil e muito necessário para quem utiliza as ferramentas de acompanhamento na rotina de uso de uma rede social. 

Com tais suportes, é possível aplicar como estratégia a promoção de conteúdos que tenham sido gerados por clientes, reforçando elogios ou mesmo ações como uma fotografia, bem como interagir e criar materiais mais direcionados ao interesse desse público.

Esse estímulo atrai os consumidores, seja para realizar o orçamento de assessoria contábil ou mesmo consumir um novo produto do cardápio de uma hamburgueria. 

Afinal, dúvidas podem ser sanadas e sensações despertadas, já com os virais e conteúdos direcionados, o compartilhamento é favorecido, atraindo novos públicos.

Com isso, ao também interagir e repostar o material dos usuários, devidamente creditado, é possível fazer com que esses clientes se sintam parte fundamental da empresa. Como resultado vem a credibilidade e a disposição para que outros façam o mesmo.

Além disso, é válido acompanhar os comentários, oferecer novas oportunidades daqueles que fazem uma reclamação, e criar novas experiências e superar as expectativas sobre os produtos e serviços.

  1. Siga as tradições mas aposte na modernidade

Um escritório que oferece o serviço de gerenciamento de riscos ocupacionais pode atender os mais diferentes clientes.

Portanto, ele deve manter um relacionamento amplo, próximo e que possibilite reativações dos contatos. Tais ações são possíveis somente com a disposição de redes sociais e outros canais digitais, como os e-mails, que permitem interação e troca de informações e o envio de materiais personalizados.

Apesar das ferramentas tradicionais de publicidade ainda fazerem parte da vida da sociedade, são os equipamentos modernos que ganham espaço cada dia mais. 

Portanto, vale a pena construir, em conjunto com profissionais capacitados, um planejamento de marketing digital, qualquer que seja o ramo de atividade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário:

Deixe seu comentário: