Entenda a importância da nota fiscal para o e-commerce

Por isabela  |  20/08/2021  |  Comente »

Consegue se lembrar do último produto que comprou e não lhe foi oferecida a nota fiscal? Provavelmente o “não” será sua resposta. Afinal, há muitos anos, ao comprar qualquer tipo de produto, desde bisnaga de plástico a alimentos, sempre nos é entregue a nota fiscal.

Depois de um sistema legal instituído, as notas fiscais são um ato comum inclusive no e-commerce. Sendo obrigação quando há uma transação comercial. Por isso, será importante entender quando anexar ao produto o comprovante.

Segundo levantamento divulgado através pela Receita Federal, através do Boletim da Nota Fiscal Eletrônica, o número de notas fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas no ano de 2020 foi de 9,3 trilhões, sendo 6,8% a mais do que em 2019. Outro número interessante de se analisar, é o aumento de 15% nas notas emitidas em dezembro de 2020.

Desta forma, fica claro que grandes e pequenas empresas estão utilizando esse recurso. Porém, em raras exceções, a nota deixa de ser uma opção e sim uma obrigação legal.

Coloque sua luva de vaqueta e prepare-se para a manutenção em sua empresa, pois hoje irá conhecer mais sobre esse documento e quando deve emitir Nota Fiscal.

Nota fiscal no e-commerce: como funciona?

Sendo bem objetivo, a nota fiscal no e-commerce serve, primeiramente, para comprovar que houve uma transação com fins comerciais, ou seja, compra e venda. É um documento fiscal que formaliza, para a Receita Federal, que sua empresa está oferecendo “x” produto a “x” valor, ajudando na futura cobrança de tributos deduzidos dessa transação.

Uma função importante desempenhada pela nota é garantir segurança para o cliente, mostrando a legalidade do produto vendido, procedência e reembolso garantido, caso precise. No documento constam:

● Descrição do produto;

● Valor da transação;

● Dados do emissor;

● Dados do receptor.

A obrigatoriedade deste documento está prevista na lei 8.846.

Mais dicas sobre a Nota Fiscal para o e-commerce

Assim como um amplificador de som é precioso para uma festa, no e-commerce, é ideal fixar a nota no lado de fora da encomenda, dentro de uma embalagem plástica para proteção, assim, a NF ficará visível para o cliente, quando o mesmo receber o produto.

Além das notáveis vantagens ditas acima, emitindo a nota, o lojista garante à sua empresa um seguro no caso de avarias na entrega ou durante a estocagem. Isso ocorre, pois certas transportadoras limitam este valor mesmo que a mercadoria chegue com danos. Esta pequena atitude previne que haja prejuízos financeiros.

Outra notável vantagem é que, vez ou outra durante as entregas, há fiscalizações nas rodovias. Se seus produtos apresentarem as notas, os fiscais terão maior facilidade em averiguar que estão lidando com mercadorias legalizadas.

Para finalizar, o empreendedor pode manter a contabilidade da empresa em dia, transformando os momentos de prestação de contas fiscais em capítulos mais simples. Isso vale tanto para pessoa jurídica quanto para física.

Agora é ideal adequar seu e-commerce junto às normas legais, usando a nota fiscal corretamente.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e ajudado você, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: