A importância sobre boas lideranças dentro das organizações

Por isabela  |  27/08/2021  |  Comente »

Todo projeto em equipe necessita de pessoas capacitadas, capazes de trabalharem juntas para o melhor resultado. Seja em um grupo escolar ou em grandes organizações, todo conjunto precisa de um bom líder que consiga coordená-los.

Por mais que a figura do líder seja sempre requisitada, não são todos que se adequam a essa posição, o que não significa que você não pode se tornar um. De fato, alguns já nascem com certas predileções, mas elas não são impossíveis de serem conquistadas.

Alguns nascem líderes, outros são formados, mas o importante é que eles atuem nas organizações de suas respectivas equipes, operando para que os melhores resultados sejam alcançados. Mas afinal, como ser um bom líder?

As características de um líder

Antes de tudo, um líder precisa agir como um bom integrante de equipe, compreendendo as ações e atividades de seus companheiros dentro das organizações. Além do grupo em si, ele precisa reconhecer a finalidade que ali os une.

No caso de uma empresa, é preciso desenvolver o objetivo de marketing dessa companhia, ou de seus setores específicos. Em uma fábrica de toldos, um setor é responsável pelo contato com os fornecedores, outro pela produção e outro pela comunicação com o público.

Cada grupo necessita de um líder, alguém que esteja alinhado aos objetivos gerais e específicos de cada equipe. Para ocupar essa posição, esse orientador precisa de algumas qualidades particulares, como empatia, comunicação, além da liderança em si.

As características empáticas em um profissional demonstram a sua capacidade de compreender as atitudes e motivações de sua equipe, e dessa forma saber como motivá-los ou ajudá-los, em momentos que eles precisem de algum tipo de apoio.

Além disso, um bom líder precisa ter o dom da comunicação, sabendo a forma correta de transmitir alguma ordem ou informação para o seu time. A pessoa capacitada para o cargo de liderança deve se portar como uma ponte entre a equipe e seus superiores.

Uma fábrica de etiquetas personalizadas atua com diferentes diretrizes específicas para garantir a qualidade dos seus serviços. O papel de um gestor, nessa situação, é de confirmar que os colaboradores estão cumprindo suas tarefas de forma adequada.

Seja de cargo superior ou alguém que parta da sua própria equipe, o papel de um líder é saber se comunicar com seus colegas, certificando-se de que está não só repassando a mensagem certa, como encontrando a linguagem correta para isso.

Por último, tão importante como as características anteriores, um líder precisa saber ser líder, ou seja, ter o chamado instinto de liderança. Para isso, é necessário que o profissional demonstre coragem, segurança e clareza em suas decisões.

Uma equipe, assim como qualquer profissional que atue individualmente, está sempre à procura de alguém que possa lhe inspirar confiança. Um especialista ao qual seja possível recorrer em relação a qualquer dúvida ou problema que possa surgir.

Por meio dessas características, um bom líder é formado, independente de sua posição, já que a procura por uma figura de prestígio muitas vezes está focada em alguém do seu convívio, que durante o cotidiano consiga servir de inspiração ao seu trabalho.

Ser chefe é diferente de ser líder

Um erro comum é achar que ocupar uma posição de destaque, como o chefe de um setor, o torna automaticamente em um líder. O ideal é que um chefe saiba como se portar no papel de líder, mas ele não precisa ocupar tal posição para demonstrar sinais de liderança.

Para explicar essa relação, podemos ter como exemplo uma empresa de transporte executivo, que entre seus setores de trabalho se destacam aqueles ligados ao contato com o público e com os motoristas da companhia.

Tanto a equipe de marketing, responsável pela comunicação, como a equipe de condutores realizam um trabalho essencial para empresa, mesmo que atuem em equipes tão distintas, cada uma necessitando de um líder diferente.

E muitas vezes os tais líderes surgem de dentro de cada grupo. Um colaborador proativo, que conhece as forças e fraqueza dos seus colegas, pode trabalhar ao lado deles para resolver essas pendências e aprimorar as suas atividades.

Alguém que se posicione de forma marcante é por si só um bom líder, e para que uma companhia tenha sucesso em suas atividades, ela precisa impulsionar esse comportamento entres seus colaboradores.

Dessa forma, uma empresa pode garantir a atuação de diversos líderes entre seus setores. Uma posição necessária tanto para quem atua na confecção de máquina de alinhamento, como no setor de limpeza das fábricas. Ambas as posições exigem comprometimento.

Como se tornar um bom líder nas organizações

A importância de um líder para organizações está cada vez mais clara, assim como suas atribuições. Por outro lado, as características necessárias para essa essa posição pode passar despercebido para um profissional que quer agir nesse sentido.

Não existe uma fórmula correta para ser um líder, mas existem dicas que podem fazê-lo se destacar nesse papel, como:

  • Inspire confiança;
  • Comunique-se com a equipe;
  • Saiba dar e receber feedbacks;
  • Assuma responsabilidades;
  • Trabalhe no desenvolvimento do seu time;
  • Haja como líder, não como chefe.

Inspire confiança

A posição de líder por si só inspira respeito, logo, para atuar nesse sentido, é preciso que o profissional saiba como se portar com essa reverência específica. Um líder precisa de postura, tanto física como emocional.

Ao se portar com uma figura de suporte, as chances da sua equipe te ouvir são ampliadas, já que por meio de suas ações, um líder age como uma cola para acrilico. Um material de grande resistência que une as atividades da equipe.

Comunique-se com a equipe

E para que seu time o ouça, antes é preciso falar com ele. E a comunicação com a equipe não deve acontecer somente na hora de dar ordens, pelo contrário, é um processo que deve ocorrer de forma contínua, fomentando laços com o grupo.

Por isso, quando for necessário passar alguma instrução à equipe, ela estará pronta para te escutar, tendo uma relação profissional e de respeito com a sua figura.

Saiba dar e receber feedbacks

Parte de saber se comunicar com a sua equipe é saber como dar retornos sobre as suas atividades, o que no mercado profissional é conhecido como feedback. Mas além de conceder respostas ao time, é preciso também saber ouvir-los.

Muitas vezes a equipe encontra possibilidades que passaram despercebidas pelo líder, ouvir tais retornos pode influenciar positivamente no seu trabalho.

Pode ser uma informação simples, como a falta de tinta para impressora inkjet. Mas para um escritório, essa tinta é essencial para a produção de planilhas e distribuição entre os profissionais responsáveis.

Assuma responsabilidades

A sua equipe busca por apoio, alguém que se demonstre preparado para liderá-los e os oriente sobre suas atividades. 

Um bom líder não age como uma figura exterior, ele atua como parte integrante da equipe. Assim como os lucros são compartilhados dentro das organizações, os erros também devem ser, afinal, a atuação do grupo faz parte das responsabilidades de um bom gestor.

Essa sensação de segurança e confiança no seu time fará com que, no caso de uma eventualidade, a sua equipe se esforce ao máximo para que o problema não ocorra novamente.

Trabalhe no desenvolvimento do seu time

Se você tropeçar ao lado da equipe, você também se levanta junto dela, pois um líder só alcança uma posição de prestígio se tiver um time de profissionais ao seu lado nessa ascensão.

Ao identificar as forças e fraquezas da sua equipe, você pode alertá-los sobre como melhorar, e dessa forma garantir que os melhores resultados possam surtir efeito no número de vendas de rolo de filme stretch, caso esse seja o produto da sua empresa.

Haja como líder, não como chefe

Já foi falado anteriormente no texto como é importante separar o papel de um chefe e de um líder, mas somente ao ficar de frente com essa posição é que o profissional passa a ter uma noção mais clara sobre essas diferenças.

As funções de liderança são esperadas de alguém que alcançou uma posição de chefia, mas elas não se apresentam de forma instantânea com o novo cargo.

Um chefe difere de um líder, assim como uma régua não faz as mesmas atividades que um carimbo de borracha, por mais que ambos possam ser encontrados em um mesmo escritório.

Um líder segue todas as dicas acima, assim como muitas outras, preocupado com as ações de seus colegas e da sua equipe. Um chefe é alguém unicamente que exerce um cargo superior dentro das organizações.

Para que as organizações tenham bons resultados, ela necessita da ótima atuação de seus profissionais. Esse grupo de colaboradores, ao mesmo tempo, só chegará ao seu potencial máximo se tiver um bom líder que os comande.

É uma cadeia de ações e responsabilidades que podem resumir o sucesso do seu negócio à atuação de um bom líder nela.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: