Vantagens e benefícios que você precisa saber para investir em um e-commerce

Por isabela  |  15/09/2021  |  Comente »

Universo do e-commerce – O mundo está cada vez mais digital, portanto, qualquer empresa que queira ter sucesso em seu nicho de mercado, também precisa voltar suas estratégias para o digital.

A presença na web de uma empresa distribuidora de luva de vaqueta, por exemplo, pode atrair parceiros e clientes, além de se comunicar com o seu público de forma muito mais eficiente.

Não à toa, muitas empresas investem no comércio eletrônico ou e-commerce que, como sugere seu nome, é o comércio voltado para o mercado digital, ou seja, nada mais é do que uma loja virtual.

Neste texto, iremos falar sobre as vantagens e benefícios que um e-commerce pode trazer para um negócio para quem deseja investir nesse modelo de empreendimento. Fique conosco e acompanhe.

O que é e-commerce?

Antes de falarmos sobre as vantagens e benefícios do e-commerce, vamos falar sobre como funciona esse modelo de negócio.

O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, é um modelo de negócio onde todas as transações são realizadas de forma on-line, desde a escolha do produto, pagamento até o seu envio para o cliente. Apenas a logística de entrega é feita de forma física.

O e-commerce também permite a divulgação dos produtos ou serviços de forma on-line, com estratégias voltadas para o marketing digital.

O processo de compra no comércio eletrônico, seja para comprar uma chave de nível ou uma peça de roupa, funciona da seguinte forma:

  1. O cliente entre no site da loja virtual e escolhe os produtos ou serviços que deseja comprar;
  2. Coloca o que escolheu no carrinho e finaliza o pedido;
  3. Depois, o cliente preenche seus dados como cep, e-mail, frete a ser calculado etc;
  4. Na sequência, realiza o pagamento, escolhendo a melhor opção disponível para isso, que em geral são, cartão de crédito ou débito, boleto, transferência bancária e atualmente, pix.
  5. Após a confirmação do pagamento, a loja providencia todo o processo de logística para a entrega do produto.

Veja os benefícios e vantagens

Agora que já vimos o que é e como funciona o e-commerce, vamos falar sobre alguns benefícios e vantagens que esse modelo de negócio oferece.

  • Baixo custo: para ter um e-commerce, não é necessário um alto investimento. É possível comprar o domínio de um site por um valor relativamente baixo. Também é necessário investimento em plataformas de e-commerce que também podem ser encontradas em um valor acessível;
  • Rapidez e flexibilidade: é possível planejar e colocar em ação uma loja de e-commerce com agilidade, pois não requer processos super burocráticos. Além disso, é possível trabalhar com a loja de qualquer lugar, basta ter um dispositivo com acesso à internet;
  • Praticidade para o consumidor: esse modelo de negócio também é vantajoso para o consumidor, pois permite processos de comprar com praticidade no conforto do lar. É importante investir na experiência do usuário no site para garantir uma boa experiência;
  • Não há limites geográficos: um fabricante de compressor parafuso com sua loja eletrônica pode alcançar clientes e parceiros de qualquer lugar do país e até do mundo. Come essa facilidade de exposição, há maior exposição da marca e consequentemente, aumento das vendas;
  • Acompanhamento de resultados: com uma plataforma de e-commerce, é possível acompanhar e analisar dados para entender se o negócio está tendo os resultados esperados. Com isso, é possível realizar as mudanças necessárias e aperfeiçoar o que estiver dando certo.

Esse foi o nosso artigo sobre vantagens e benefícios do e-commerce. Esperamos que tenha sido útil para você.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: