Como a governança corporativa pode auxiliar a sua empresa

Por isabela  |  27/09/2021  |  Comente »

A tecnologia criou diversas áreas jamais imaginadas pelos mais otimistas, mas dentre aquilo que já se imaginava, uma coisa se concretizou: o empreendedorismo digital. Para acompanhar esses processos foi criado algo chamado de governança corporativa.

Esse método é um sistema bem completo de regras, práticas e processo que toda a empresa deve seguir, mas para isso é preciso que alguém dirija todos eles de forma responsável, moderna e efetiva.

Cuidar de todos esses processos pode ser algo extremamente complexo de ser feito, e o controle dos planos internos e externos deve ser realizado. Tudo isso para facilitar a gestão eficaz que todo o empreendedor deve ter em seu arsenal. 

Estabelecer essa governança irá exigir bastante equilíbrio para que os diversos interesses dos envolvidos possam ser realizados sem prejudicar uns aos outros. Nesse artigo, você verá como a governança corporativa pode ajudar a sua empresa.

Quem são os envolvidos?

Podemos dizer que todos aqueles que precisam ser conquistados, atuam de forma direta ou indireta dentro da governança corporativa. Tudo isso para proporcionar novas oportunidades para a sua empresa e criar visibilidade financeira.

Uma governança bem executava é capaz de integrar moral perante aos envolvidos, assim como um bom curso de web design a distancia pode fazer as empresas organizadoras do curso e os professores serem conhecidos no mercado em questão:

Vejamos alguns dos principais agentes que compõe a governança corporativa, desse modo, seremos capazes de explicar o seu funcionamento já com uma ideia visual de quem deveremos “governar” no meio do processo, são eles:

  • Acionistas;
  • Investidores;
  • Governo (Estado Federal, Estadual, Municipal);
  • Comunidade;
  • Executivos;
  • Clientes;
  • Fornecedores.

Todos esses agentes são importantes dentro do processo que envolve a administração de uma empresa, cada um com seu interesse, requisições e até ordens a serem cumpridas.

Para que serve a Governança Corporativa

O principal objetivo da Governança Corporativa é aprimorar os processos que envolvem a administração da sua empresa. Dentro de um ambiente familiar, por exemplo, existem diversas regras a serem seguidas.

Não se pode entrar em casa com os calçados sujos, deixar a toalha molhada em cima da cama ou deixar as garrafas d’água vazias dentro da geladeira. Além disso, diversas tarefas rotineiras são “processadas” para cada agente dentro daquela residência.

Por exemplo, o pai é responsável pelos serviços de contabilidade, a mãe por cuidar da administração dos alimentos da despensa, o filho mais velho fica responsável pela louça e a caçula cuida das roupas.

Não é a toa que existe dentro do ambiente familiar as governantas, que é um nome dado para as empregadas domésticas em países estrangeiros. Podemos assimilar esses afazeres ao ambiente corporativo.

Além disso, existem muitas decisões que precisam ser tomadas, como definir um representante para a votação, quem será o responsável pelo orçamento e uma figura que decidirá quem terá a última palavra em uma decisão final.

Todas essas decisões precisam ser tomadas de forma estratégica, pois os projetos envolvem o dinheiro de diversas pessoas. A governança corporativa coloca ordem naquilo que precisa necessariamente seguir um trabalho organizado, padronizado e eficiente.

A atuação dentro do ambiente digital 

Com o ambiente digital, muito se fala em organização, mas pouco se sabe da importância em investir firmemente nela. São muitos os casos onde os envolvidos não se conhecem ou a falta de comunicação acaba prejudicando etapas dos processos. 

Na internet, não há como  colocar uma fachada com letra caixa, explicando o que deve ser feito, mas pode-se montar sistemas capazes de informar os envolvidos sobre o que estão fazendo, o que devem fazer e o que já foi feito.

A pandemia trouxe um grande avanço nos métodos de trabalho remoto, que são extremamente presentes em empresas que trabalham unicamente no ambiente digital.

Dessa forma, todas as inovações geradas contribuíram para a construção de um patamar jamais visto antes. 

Um sistema que envolve sócios, investidores, executivos e todos os outros agentes que falamos integrados de forma concisa e estruturada.

Isso é algo que é exigido para todos que desejam estruturar um caminho dentro do universo digital, e as empresas que implementarem o quanto antes esse tipo de sistema serão alvo de uma boa maré de novas oportunidades de trabalho.

É como se os investidores estiverem escrevendo uma sinalização para estacionamento para as empresas pelas quais eles querem confiar seu dinheiro, mas para isso é preciso enxergar a organização trazida pela governança digital.

Segurança de dados

Continuando com a participação da governança corporativa dentro do universo digital, um dos maiores problemas que rondam as empresas no setor digital é justamente a segurança da informação.

A tecnologia é capaz de transmitir milhões de danos em poucos segundos, e da mesma forma que isso é eficiente pode ser um tanto perigoso se feito de forma duvidosa. A criptografia desses dados e o investimento na segurança deles evitam as fraudes.

Antes, o acesso a uma pasta ou a perda de arquivos por algum incidentes prejudicava diversas empresas no mundo todo, mas hoje, isso não é mais um problema. É possível atuar em diferentes frentes de controle de dados. 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para garantir a proteção de dados do cliente e as empresas devem se adaptar. Não se pode destruir dados sigilosos como se fossem brindes personalizados para feiras.

Existe uma necessidade de construir um sistema integrado, seguro e organizado capaz de permitir que os indivíduos controlem seus dados promovendo uma governança moderna. 

Os clientes se sentem mais seguros dessa forma e aderem mais ao ambiente digital. Cada vez mais as grandes empresas estão investindo em sistemas mais seguros e capazes de interligar todos esses pontos positivos a seus catálogos de vendas 

Para algo extremamente recente e jamais visto, acreditamos que os empreendedores estão indo bem nesse assunto e a tendência é a melhoria em todos esses aspectos. O desafio é evitar a violação de dados, ameaças internas, ataques e vazamentos. 

Quatro princípios para aplicar da Governança Corporativa 

Agora que já sabemos do que se trata e da importância da Governança Corporativa para as empresas, fecharemos o artigo explicando quatro pontos essenciais que precisam estar na sua estratégia para que ela seja estruturada da melhor forma possível.

Transparência

A transparência é deixar a mostra tudo aquilo que pode causar dúvida a alguém. Sejam elas informações de seu interesse e que não necessariamente precisam estar atreladas a leis ou regulamentos.

Em geral, a transparência com desempenho econômico-financeiro e metodologia na forma como as ações são realizadas faz com que a empresa esteja apenas mostrando a todos aquilo que condiz aos seus valores. 


Imagine etiquetas adesivas para código de barras que mostram valores diferentes dos verdadeiros, quem for chegar ao conteúdo poderá se decepcionar. Empresas que não são transparentes acabam transmitindo dúvida e isso é péssimo. 

Equidade

A equidade é a demonstração perfeita de que todos conseguem chegar ao mesmo patamar e precisam cumprir as mesmas regras de acordo com o que foi estabelecido pela cúpula da organização. 

Seja para fins benéficos ou tempestivos, a ideia é construir um sistema íntegro para todos, independente de quem seja. 

É interessante não se esquecer da diversidade que está tomando conta das discussões corporativas. Muito se discute sobre a presença de todas as raças e gêneros, criando um ambiente plural e capaz de integrar as mais diferentes opiniões. 

A pluralidade sobre a organização é necessária da mesma forma que todos precisam seguir os regimentos criados para a prosperidade da empresa. 

Prestação de Contas

A prestação de contas é assumir a responsabilidade seja positiva ou negativa daquilo que foi produzido por todos. Assumir as consequências dos atos e ter responsabilidade com os papéis assumidos é como ter uma leitora de ticket, só que em todos os colaboradores.

Responsabilidade Corporativa 

O lucro é importante, mas a ética deve prevalecer nos resultados. Muito se diz que o mundo empresarial é uma briga constante de leões pelo território, mas o certo é dizer que todos são gladiadores usando as mesmas armaduras e armas em busca da glória.

Zelar a viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir impactos ambientais, ter responsabilidade social e intelectual, assim como reputacional.

Tudo que envolve os processos que o profissionalismo e os direitos humanos preservam precisam ser pensados dentro de um ambiente com governança corporativa. A responsabilidade é grande, mas os benefícios são maiores ainda. 

Essa é a Governança Corporativa, esperamos que você possa aplicar dentro da sua empresa e aprimorar todos os processos que compõem a sua rotina de trabalho.

Você pode até fazer a terceirização de serviços de impressão para contar a novidade para todos, mas a mudança vem por meio de uma ação e de investimentos, principalmente se tratando do universo digital que tanto precisa crescer para atingir cada vez mais clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: