O profissional de marketing no mercado

Por isabela  |  06/10/2021  |  Comente »

Os profissionais de marketing identificam as estratégias e técnicas usadas para atrair clientes para um negócio. Eles determinam os preços com base na oferta e demanda do produto, ou seja, ajudam a maximizar os lucros de uma empresa.

Felizmente, o Brasil cresce com as demandas de marketing e comunicação. A integração das redes sociais nos mais variados tipos de empresas e a necessidade da atuação em sites e meios digitais deixou o setor em alta no mercado.

Toda empresa, por menor que seja, precisa investir em marketing, seja mais cedo ou mais tarde, para sair do zero ou expandir os negócios.

Isso abre a possibilidade para que diversos profissionais contratados em agências ou terceirizados ganham cada vez mais espaço.

É nítido um crescimento da área, que com a chegada do 5G, mais produtos serão produzidos e mais empresas serão abertas, o que abre ainda mais mercado para essa área tão necessária.


Pensando nisso, criamos uma série de dicas e exemplos que mostram um pouco da rotina do profissional de marketing.

O que faz o profissional de marketing 

O primeiro passo para entender o que uma área faz é saber ao certo qual o objetivo dela. Um professor ensina, um pedreiro constrói, uma governanta cuida da casa. Se podemos definir a função do profissional de marketing, seria fazer a empresa ser vista. 

O objetivo é simples, aumentar a participação no mercado de um negócio. Eles também auxiliam no desenvolvimento de novos produtos e avaliam as tendências do mercado. 

Dentro da profissão, há uma variedade de cargos:

  • Gerente de Marca;
  • Supervisor de conta;
  • Executivo de Desenvolvimento de Negócios;
  • Gerente de Desenvolvimento de Mercado;
  • Coordenador de Marketing;
  • Gerente de marketing;
  • Gerente de Produto;
  • Gerente de marketing de mídia social.

As tarefas diárias de um profissional de marketing podem incluir as chamadas pesquisas de mercado, assim como a  análise de mercado e desenvolvimento de estratégia, bem como gerenciamento de orçamento.

Todos esses processos são complexos e por isso existem diversas graduações e especializações que um profissional de marketing pode fazer para conseguir obter melhores resultados.

A parte de sistema de controle de acesso exige que seja feita por outro setor. E por conta da sua ampla capacidade de atuação no mercado, existe a necessidade de fazer a diferenciação com áreas correlatas.

Parece com marketing mas não é 

Muitos confundem publicidade com marketing, e isso ocorre porque com frequência alguns desses profissionais precisam resolver algum tipo de demanda que compete a outra área, mas ambas são profissões que envolvem comunicação.

É importante saber essa diferenciação, pois muitos que querem entrar no mercado podem acabar confundindo as áreas. Façamos a diferenciação de todas as áreas ligadas à comunicação para melhorar a compreensão da atuação de cada uma.

Publicitário 

O publicitário estuda enfaticamente em busca de encontrar as melhores maneiras de explorar ao máximo a imagem de um produto ou de um case específico. Um exemplo é a divulgação de uma terceirização de serviços de folha de pagamento promovido por uma empresa.

A verba do setor publicitário é destinada à diretoria de marketing que coordena todos os processos que envolvem as áreas correlatas. A sua parte mais criativa será explorada no desenvolvimento de campanhas, ensaios, propagandas e outras ações.

Basicamente, o setor de marketing proporciona uma meta e você através de seus estudos e compreensão de mercado precisa atingi-las utilizando a verba disponibilizada.

Jornalista 

De todos, o jornalista talvez seja o mais fácil de ser compreendido. Aqui, a função é noticiar algo, seja para processos internos ou externos. 

Também é responsabilidade dos jornalistas dentro do mercado empresarial ajudar na forma como a mídia enxerga a corporação.

É importante diferenciar o jornalista do Relator Público. O jornalista promove convites e entra em contato com a imprensa. 

Além disso, emite notas, apura notícias da áreas e faz contato com inúmeros canais midiáticos para divulgação da empresa para imprensa.

Relator Público

Se houvesse um acidente com um dos chinelos personalizados e brindes que sua empresa deu em um evento que realizou, o jornalista iria se comunicar com a empresa e emitir um comunicado oficial a ser veiculado na mídia.

Já o relator público irá lidar diretamente com os órgãos responsáveis, além de fornecedores, empresas parceiras e demais envolvidos. Trata-se de um trâmite mais interno que envolve uma representação formal e escrita.

Designer Gráfico 

Por fim, chegamos na área mais criativa e menos corporativa, que é o profissional de design gráfico. Imagine uma empresa que busca por um pen drive para brindes personalizados, ela pode contratar um design para desenvolver o tipo de pen drive a ser feito.

Além disso, há muito o que fazer sobre a identificação visual da empresa, assim como a topografia e como cada um desses pontos irá interagir de forma física e digital com os consumidores e investidores. 

Cada ação criativa exige um estudo, e por isso se diferencia das demais, como a criação de uma fachada acm com letra caixa.

Se for preciso fazer uma visita para alguma reunião para conversar sobre novos projetos, a relação é feita por meio desses profissionais. É importante essa diferenciação, pois os profissionais de marketing não lidam diretamente com essa demanda. 

Basta comparar o trabalho do jornalista, só que realizado para órgãos públicos e privados que não competem a imprensa, esse é o profissional de relações públicas.

O que o mercado busca em um profissional de marketing 

Agora que já sabemos o que faz o profissional de marketing e os demais, precisamos organizar as descrições de cargos de marketing que devem atrair profissionais familiarizados com uma variedade de técnicas e locais de marketing. 

Pense que cada um deles precisa vender portas acústicas, qual a melhor forma de fazer isso?

Geralmente, é feito um estudo que busca entender instintivamente o comportamento do consumidor, mas também devem  extrapolar os dados que comprovam uma estratégia de marketing específica.

Esse tipo de ação é extremamente complexa de ser realizada, e por conta disso acaba por exigir uma experiência prévia. Portanto, invista em estágios no decorrer da sua formação para adquirir o máximo de experiência prática. 

Entre os desafios que envolvem a profissão e que são requisitados pelo mercado, está o desenvolvimento da interação com clientes de diversos setores. 

Isso faz com que os processos seletivos busquem por profissionais com uma personalidade agradável, paciência e habilidades organizacionais, que são importantes. 

Ter gosto por uma boa leitura  

Esses são dois pontos importantes no decorrer do processo. Quando um candidato não tem experiência, o examinador tenta buscar dentro do que é relatado pelo profissional a existência da prática constante pela leitura. 

É comprovado que uma elevada compreensão de leitura, além de ser ouvintes ativos e envolventes, coloca os candidatos à frente dos demais. Somente o gosto pela leitura é capaz de construir uma mentalidade com boas habilidades de raciocínio dedutivo.

Desse modo, você saberá se comunicar sobre diversos assuntos que podem envolver até brindes corporativos ecológicos. Um assunto aleatório que pode virar alvo de  ações de marketing da agência que o profissional estiver trabalhando.

Trabalho em equipe 

A maioria das funções e responsabilidades de marketing incluem trabalhar com equipes para lidar com projetos específicos em um ambiente corporativo ou de agência de publicidade. Por isso, o marketing e a publicidade são próximos.

Isso faz com que os profissionais de marketing também possam ser empreendedores autônomos ou que trabalham em casa. Para lidar com diferentes pessoas nos mais diferentes níveis de escolaridade e funções diferentes é preciso ter tato.

Muitas vezes será necessário entrar em contato depois que a empresa já falou previamente e o clima pode não estar lá essas coisas. Conversar com demais setores e profissionais e compreender a situação e até mesmo fazer uma consultoria contábil pode ser o seu diferencial.

Se você ficar em frente ao computador respondendo a diversos e-mails, mandando diversos orçamentos e consequentemente atendendo inúmeras ligações, você se dará bem nessa área.  

Um segundo idioma é interessante 

O profissional de marketing deve ser proficiente no idioma e um comunicador habilidoso em uma variedade de plataformas. Muitos dos termos utilizados e reuniões, dependendo do tamanho do cliente, são realizadas em inglês.

Os profissionais podem atender chamadas voltadas para o inglês ou espanhol, e em alguns casos até mesmo em mandarim, devido ao crescimento das parcerias profissionais entre o Brasil e a China.

O contato primordial ainda precede o inglês, já que é considerada a língua universal. Então, saiba que ter um segundo idioma e a disponibilidade para viajar e atender diversos clientes dos mais variados estilos é necessário. 

O conhecimento do negócio e do setor também  é uma vantagem, e as habilidades de atendimento ao cliente são obrigatórias. 

Portanto, é importante compreender os métodos de produção de mídia, incluindo métodos visuais, orais, escritos e outros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: