Dicas de pequenos investimentos para sua empresa que podem fazer grande diferença

Por isabela  |  08/10/2021  |  Comente »

Empreender é uma tarefa árdua e gratificante. Afinal, sair do conforto em busca da sua independência sem chefes é algo que muitos buscam, mas poucos realmente conseguem. Isso ocorre porque a maioria dos investimentos é feita de forma errada. 


Ganhar dinheiro nunca é uma tarefa fácil, pelo contrário, muito esforço é necessário. Então, quando colocamos esse dinheiro na esperança de obter um retorno ainda maior e isso não ocorre, a frustração tende a ser algo quase que insuportável.

Sem um planejamento de processos adequado, as pessoas acabam construindo linhas de produção totalmente ineficientes e acabam perdendo muito tempo e se esforçando demais para obter um retorno baixo. 

Entretanto, quando conseguem reunir algum dinheiro, acabam por investi-lo de forma totalmente errada. Veja, não são as cápsulas de café espresso que são servidas no escritório ou a luz acessa, mas sim a forma como todo o resto está sendo tratado.

No artigo de hoje, daremos dicas essenciais de como pequenos investimentos poderão fazer a sua empresa construir uma realidade financeira capaz de virar o jogo como nunca visto antes. 

1 – Entenda o perfil do seu consumidor 

A primeira grande dica pode ser adequada de acordo com o que você está oferecendo, seja um produto ou um serviço. Independentemente de qual seja a frente, é de extrema importância que saiba o impacto da sua oferta perante o público.

Em momento de alta ou queda de venda, é importante que esses pontos sejam revistos, principalmente para que seja possível localizar os fatores que causaram esses números. Uma boa dica é tentar sempre se colocar no lugar do consumidor.

Pense que uma pessoa que compra, por exemplo, um toner para impressora, provavelmente utiliza papéis para alguma função e está fazendo a manutenção do equipamento que imprime esses papéis.

Nesse caso, temos uma necessidade, atrelada à uma emergência, já que o toner é essencial para que o trabalho seja realizado.

Cada produto detém um tipo de sazonalidade e um mercado. A necessidade que faz uma pessoa comprar algo para impressoras ou brindes corporativos de luxo são diferentes, mas as pessoas que fazem a compra podem ou não ser as mesmas.

Isso é algo que está presente em praticamente todas as grandes empresas que investem em formas de calcular esses valores através de banco de dados e inteligência artificial. Ter os valores visíveis poderá facilitar muito as suas tomadas de decisões.

2 – Estude o mercado local e digital (investimentos)

Muito se fala em abrir e-commerces, e como eles podem ajudar na conquista de uma independência financeira, o que, de fato, é verdade. Ocorre que os e-commerces conseguem abranger um público mais extenso, mas isso não significa vendas fixas.

Se existe, por exemplo, a necessidade de uma ecobag personalizada barata e o produto não é encontrado em lugar nenhum, as pessoas precisam ir para fora em busca de resolver essa demanda.

Agora, quando um comércio oferece comodidade atrelada à solução de problemas, o sucesso é praticamente garantido. Lembre-se, nem sempre um produto inovador será o grande destaque dentro de uma região.

Por vezes, as pessoas buscam somente um local gostoso para tomar uma barca de açaí, mas a cidade não oferece isso. A dica é fazer uma pesquisa pela região e tentar encontrar necessidades regionais e pensar em algum produto que vá de encontro a elas.

Esse tipo de público tende a ser mais fiel, justamente pelo fator novidade conseguir  mantê-los atraídos por bastante tempo. Uma forma interessante também, mas voltada aos e-commerces é compreender como você será conhecido pelo público próximo a você.

É importante focar na apresentação também, afinal, será ela o diferencial dentro daquilo que você imagina como destaque perante os concorrentes. Então de repente, uma sacola ecológica personalizada e cartões brindes de agradecimento podem ganhar esse público. 

3 – Tenha uma forte presença na internet (investimentos)

É impossível imaginar uma empresa nos moldes atuais sem sequer algum tipo de participação na internet. Seja um site de apresentação ou uma rede social com conteúdos diários, isso é o básico que todo o empreendimento deve ter para obter sucesso.

Cada tipo de produto ou serviço detém uma melhor recepção dependendo do tipo de conteúdo que está sendo publicado na internet. Uma maneira interessante de verificar qual a melhor rede para o seu negócio é fazer a análise da concorrência.

Desse modo você será capaz de gerar a própria publicidade da sua empresa, além de agregar cada vez mais leads (clientes em potencial). A imprevisibilidade das redes sociais é algo incrível, que quando administrado de maneira correta se torna uma grande força.

Tenha em mente que serão precisos conteúdos diários e de qualidade, desse modo as plataformas compreendem que o seu conteúdo é relevante, e as interações passam a crescer, assim como as páginas dentro da web.

Você também pode contratar uma assessoria contábil para abertura de empresa e pedir orientações sobre o investimento a ser realizado pelo chamado tráfego pago, que, como o nome sugere, é pago para que as pessoas tenham acesso às suas publicações.

Existem empresas que fazem o marketing de conteúdo de pequenos e grandes negócios, o que é outro investimento a ser considerado, dependendo da sua realidade na questão de produção de conteúdos e engajamento nas redes sociais.

Conheça as vantagens ao aplicar essas dicas 

Essas dicas, se aplicadas de forma correta, são capazes de causar benefícios parecidos com a tradução de documentos feita por arqueólogos em sítios de civilizações antigas. Justamente porque serão capazes de expandir os conhecimentos para outras realidades.

A competitividade do mercado está cada vez mais acirrada, por isso, os erros convertidos podem resultar em grandes problemas para o futuro. Veja alguns dos erros comuns que novos empreendedores costumam cometer:

  • Não se preocupar com a experiência do cliente;
  • Criar negócios já saturados em determinada região;
  • Não se ater aos motivos de aumento ou queda de vendas;
  • Baixa adesão nas redes sociais e na internet.

Os investimentos, em quaisquer aspectos, seja visual, atrativo, administrativo e interno dentro de um negócio é capaz de promover o progresso dentro da empresa. De modo a conseguir construir um caminho de ordem.

Considerações finais

Pois bem, esse é o principal modelo adotado pelas grandes empresas, tal que existe um fundo de investimentos específico para tentativa de atração de novos consumidores e paralelamente resolver problemas internos que possam estar prejudicando a empresa.
Seja uma loja física, virtual ou até serviços de portaria, todos os empreendimentos precisam necessariamente investir em busca de todos os benefícios que citamos acima, principalmente se quiser crescer no mercado.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: