Marketing de Nicho: Todo negócio usa as mesmas estratégias?

Por isabela  |  18/10/2021  |  1 comentário »

O e-commerce está crescendo gradativamente na internet, e a segmentação de público está se tornando cada vez mais importante para atender todas as pessoas, fazendo com que estratégias de Marketing de Nicho sejam colocadas em prática. 

Esse modelo de divulgação se apropria de uma metodologia que foca em atender um público ainda mais segmentado, cujas necessidades e anseios podem ser até mesmo peculiares, por diversas questões.

Vale ressaltar, a princípio, que esse tipo de marketing não é exclusivo de empresas que estão iniciando no mercado, ou que atendem um público segmentado pela localização em que se encontra.

Grandes empresas, com muitos anos no mercado, visam nichos específicos para atender todos os públicos, e assim se manter como uma marca relevante entre os consumidores.

Basta lembrar a revolução no mercado de refrescos quando os refrigerantes diet passaram a ser fabricados e direcionados a pessoas com diabetes. Ou mesmo as marcas de cerveja que possuem linhas da bebida com zero álcool em sua composição.

Dessa forma, trabalhar com o marketing de nicho pode, e deve, ser feito por empresas variadas, sempre pensando em alcançar um público que se identifique com a marca, com os produtos e com os serviços oferecidos continuamente. 

Benefícios quando se trabalha o marketing de nicho

O planejamento de negócios ajuda a determinar qual o público-alvo a ser atendido, entre outros pontos que devem ser levados em consideração pelos empreendedores, principalmente quando presente na internet.

É possível segmentar ainda mais os consumidores, entre os setores de:

  • Alimentação;
  • Faixa etária;
  • Localidade;
  • Saúde.

Ao determinar qual ponto explorar, os benefícios se mostram uma consequência a partir da produção de um marketing de nicho de qualidade. 

É preciso alcançar o público de maneira adequada, para que possa atender em todas as particularidades que estão relacionadas.

  1. Aprimoramento do relacionamento com clientes

A partir do momento que uma empresa identifica o público ultra segmentado, é possível entender o quão amplo ele pode ser, em questões de número, e consegue se relacionar com ele com mais qualidade, criando uma comunidade com seus potenciais consumidores.

As empresas de gestão condominial podem atender grandes conglomerados imobiliários residenciais, ou mesmo edifícios destinados ao setor empresarial. 

Entretanto, há muitos condomínios pequenos, que precisam de uma administração pontual, em que o número de casas ou apartamentos é pequeno. 

Esse é um nicho que pode ser explorado nesse segmento, e o relacionamento com os clientes pode ser feito de maneira direta.

Esse é um benefício que pode garantir um volume grande de clientes, porém com um número baixo de trabalho propriamente dito, o que pode ser uma vantagem lucrativa, também.

  1. Redução de competitividade

Um grande problema para quem chega com o e-commerce na internet nos dias atuais é a profusão de empresas que estão presentes. 

Contudo, aqueles que atendem um nicho do mercado possuem uma baixa concorrência, até mesmo porque pode ser uma novidade ou exclusividade.

As estratégias de marketing de nicho, nesse caso, podem ser apresentadas como uma marca única e exclusiva, que só se encontra com determinada empresa. 

O setor de turismo pode utilizar as belas paisagens das cidades turísticas, ou atrações como praças, parques, museus, entre outros empreendimentos, para chamar a atenção em uma propaganda. 

A empresa que trilha entre as matas pode indicar uma loja de peças de bicicleta para aqueles que querem fazer um passeio pedalando, atendendo um grupo específico de turistas. 

Aqui vale destacar a possibilidade de que dois ou mais empreendimentos possam fazer parcerias comerciais, indicando uma e outra para que os clientes não fiquem sem um produto ou um serviço específico. 

As academias de ginástica são outro exemplo em que é possível segmentar o público de maneira simples, porém muito eficaz. 

O personal trainer que desenvolve plano de treino funcional para ganhar massa muscular feminino pode atender apenas mulheres, e isso é muito significativo para quem não quer se sentir exposto em academias ou box de crossfit.

A separação de público-alvo por gênero está relacionada a produtos e serviços específicos. Quando se trata da saúde, o homem precisa buscar ajuda de um urologista, enquanto as mulheres procuram especialistas na área da ginecologia e obstetrícia.

Portanto, é preciso entender que a competitividade do nicho de mercado pode ser ainda menor, mesmo quando ele já possui uma divisão natural. 

Isso não significa que as lojas de roupas e calçados precisam seguir essa mesma lógica. Muitas empresas perceberam que as camisas, camisetas, calças e saias podem ser utilizadas por quem se sentir bem com o que está sendo oferecido. 

Nesse sentido, o que não deve acontecer é o preconceito e deixar que as pessoas sejam livres.

  1. Maior visibilidade para uma marca

Seguindo por esse caminho, é importante ressaltar que uma marca pode ter maior visibilidade quando atua também no campo social. 

As empresas de fabricação de equipamentos industriais que procuram atender diferentes clientes podem utilizar a contratação de diferentes pessoas para a equipe de trabalho e utilizar isso dentro do marketing de nicho.

Isso pode abrir um debate que apenas valoriza a marca dentro da sociedade, demonstrando que todos podem ter uma chance de fazer parte dos processos produtivos dentro de uma profissão escolhida. 

Voltando a exemplos mais diretos, é possível que muitas empresas enxerguem o mercado de nicho como uma oportunidade de atender aqueles que, por um determinado momento, passaram a se sentir invisíveis ou mesmo excluídos.

Dessa forma, é preciso ser diferenciado e utilizar isso como uma estratégia de marketing também, além de proporcionar a inclusão social em diversos níveis da sociedade. 

  1. Encantamento da marca e divulgação espontânea 

Desde os primórdios da aplicação de estratégias de marketing, o boca a boca foi um dos primeiros, pois as pessoas passavam adiante a experiência como cliente para um próximo, e assim sucessivamente.

Mesmo com toda a tecnologia presente na vida das pessoas nos dias atuais, o boca a boca ainda é uma forma de garantir que a marca esteja presente em conversas de familiares, ou em um bate-papo descontraído entre amigos. 

Se uma empresa de plastico bolha desenvolve um produto que garante a segurança dos móveis e outros objetos dentro de um caminhão de mudança, as pessoas podem levar isso adiante indicando para um nicho muito específico. 

Contudo, se essa empresa atende uma fábrica que produz equipamentos eletrônicos, por exemplo, ela pode se tornar uma única fornecedora, em um nicho específico de acordo com o produto feito de forma personalizada para determinado cliente. 

Uma lanchonete que possui um cardápio variado pode atender uma área geográfica específica. 

Assim, se quiser expandir os negócios, atendendo um nicho que gosta de lanches quentes, porém veganos, pode colocar como marketing que utiliza chapa quente eletrica preço acessível.

Além do boca a boca, essa lanchonete deve acompanhar as redes sociais, pois o encantamento de um cliente pode se transformar em uma postagem, e alcançar mais clientes dentro de um mesmo nicho de interesse. 

  1. Conhecimento do nicho a ser atendido

Quando uma empresa decide atender a um nicho específico, é preciso conhecer qual o tamanho desse público, seus interesses, causas e dores para poder atender de forma satisfatória. 

Isso significa que é preciso ter um estoque de produtos garantido, ou mão de obra capacitada para a realização dos serviços propostos a partir da formalização de um contrato, bem como criar a identificação necessária e se comunicar com qualidade.

Por exemplo, se você vende camara fria para distribuidora de embutidos, deve manter equipamentos devidamente montados em exposição, para demonstrar como funciona e quais as necessidades básicas de instalação. 

Prestar um serviço relacionado ao produto que se vende também é garantir presença obrigatória para continuar em contato com o cliente. 

Sendo assim, é preciso manter uma equipe especializada em assistência técnica e montagem de câmara fria preço do serviço acessível e que esteja disponível para os clientes que compram esse tipo de equipamento. 

Conclusão

O público alcançado pelo marketing de nicho pode ser pequeno, porém a comparação pode ser amplificada quando se faz um estudo de quem está se beneficiando dos produtos e serviços disponíveis. 

Logo, as empresas precisam levar em consideração que os consumidores possuem necessidades específicas, e quando encontram uma marca, se firmam como clientes fidelizados ao longo do tempo.

Por fim, vale lembrar mais um último exemplo que ajuda a entender como o marketing de nicho pode ser direcionado para consumidores específicos, e ser explorado em outras vertentes. 

Na época de páscoa, todas as empresas disponibilizam ovos de chocolate em profusão nos estabelecimentos comerciais, supermercados, padarias e pontos de venda específicos. Porém, há crianças que possuem intolerância à lactose. 

Quando uma empresa disponibiliza ovos de chocolate produzidos a partir de matéria-prima que não leva leite, está reduzindo o nicho de mercado, mas atingindo um público mais fidelizado. 

Esse período pode ser usado pela marca para compreender qual o tamanho do público e como pode oferecer produtos ao longo do ano, sem lactose entre os ingredientes. 

Portanto, é sempre importante conhecer o produto ou serviço que tem em mãos, e explorar ao máximo como eles podem atender diferentes públicos.

O nicho público também reduz a competitividade, refletindo em mais lucro para a empresa e na satisfação do cliente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 comentário:

Deixe seu comentário: