O que é marketing de influência e como essa estratégia alavanca os pequenos negócios?

Por isabela  |  18/10/2021  |  1 comentário »

A internet foi o meio que proporcionou transformações nos mais variados segmentos da sociedade, atualmente é difícil encontrar quem não tenha tido seus comportamentos impactados pelo mundo digital.

Com o avanço das redes sociais foi possível criar uma relação de proximidade com pessoas que antes seriam impensáveis e isso fez surgir um novo personagem em nossa sociedade, os influenciadores digitais.

Pessoas com um número elevado de seguidores e que por diferentes razões tornaram-se uma fonte de informação e que têm influência sobre os hábitos de seus seguidores. 

Essa influência tem sido explorada por marcas e empresas para alavancar seus negócios e neste artigo iremos apresentar de que formas essa estratégia pode ser utilizada no seu pequeno negócio.

O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA?

Há alguns anos já observamos celebridades “emprestando” sua autoridade e imagem para marcas e empresas participando de comerciais na televisão. O marketing de influência segue mais ou menos esse mesmo princípio.

Pessoas que ganharam destaque diante de um segmento específico da população são procuradas por empresas para que promovam um produto ou serviço que possa ser do interesse dos seguidores dessa personalidade digital.

A internet permitiu visibilidade e influenciadores não são necessariamente pessoas do mundo artístico, profissionais de diferentes áreas podem ganhar destaque em seu nicho de atuação e assim impactar no comportamento de outras pessoas.

MARKETING DE INFLUÊNCIA E PEQUENOS NEGÓCIOS

Para pequenos negócios, muitas vezes, o caminho para ganhar espaço no mercado pode ser mais desafiador. Nem sempre há verba disponível para investimento em anúncios pagos e o marketing de influência pode ajudar bastante.

É importante selecionar um influenciador que tenha identificação com sua marca e que tenha um público semelhante ao público-alvo de sua empresa, portanto se você deseja impulsionar as vendas de um compressor parafuso, é importante escolher alguém relacionado a indústria, por exemplo.

Ao firmar parceria com alguém da própria região em que a empresa esteja estabelecida é possível obter resultados importantes sem a necessidade de alto investimento financeiro, em alguns casos basta fornecer o produto ou serviço como forma de pagamento para a divulgação.

Leia também: Marketing de Nicho: Todo negócio usa as mesmas estratégias?

Pessoas se conectam melhor com outras pessoas, portanto ter sua marca divulgada por alguém com quem os consumidores têm identificação pode impulsionar as vendas e aumentar a credibilidade do seu produto, como chave de nível, por exemplo. 

Assim como no comércio local as pessoas dão importância para indicações de seus amigos e familiares, no mundo virtual isso também é uma realidade e por isso essas parcerias devem ser exploradas.

Para que essa estratégia traga resultados positivos é importante tomar cuidado ao escolher seus parceiros e não se deixar levar apenas por número de seguidores, é preciso conhecer o perfil dos seguidores e se estão engajados com aquele influenciador.

Outro ponto importante é ter atenção para com a entrega dos produtos, lembre-se que esse parceiro não é um consumidor comum, portanto personalize a experiência utilizando uma caixa de papelão diferenciada ou incluindo uma carta exclusiva, coisas que o motive a mostrar mais para seus seguidores.

A estratégia de marketing de influência dá certo para grandes marcas e não há motivos que levem a crer que não é possível replicar essa técnica em pequenos negócios. Estude bem o público-alvo que deseja atingir e busque parcerias que estejam bem alinhadas com o propósito de sua marca.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

1 comentário:

Deixe seu comentário: