3 motivos para investir em inbound marketing

Por isabela  |  21/10/2021  |  1 comentário »

Inbound Marketing – O marketing digital é uma área que vem tendo um crescimento acima da curva nos últimos anos. Muitos negócios, desde os mais comuns como cursos online até alguns mais raros como serviço para manutenção de geradores, têm investido para incluir essa estratégia dentro de sua empresa. 

Porém o marketing digital possui várias vertentes e estratégias diferentes e entre elas podemos encontrar o inbound marketing. 

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é a junção de diversas estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes. Tudo isso utilizado através de conteúdos diversificados como posts em redes sociais, textos para blogs, técnicas de SEO, e-mail marketing, entre outros. 

Ou seja, basicamente toda estratégia que pode, de forma orgânica, gerar a atração de novos leads. Diferente do marketing convencional, essa técnica não oferta seu produto de forma direta, e sim busca atrair seus clientes através de canais de busca como o Google ou posts em redes sociais. 

O Inbound Marketing é visto como mais sutil e mais agradável aos olhos do público, já que ele consegue consumir mais conteúdo e conhecer mais sobre o que está comprando. Dessa forma ele se sente mais seguro para se tornar cliente de sua empresa. Mas quais são os motivos para investir nesse ramo?

1- Qualifique e fidelize seus leads

Um dos maiores benefícios do Inbound Marketing é a chance de qualificar seu lead e achar pessoas mais prontas para se tornarem clientes de sua loja. Com a geração e segmentação de seu conteúdo, fica mais fácil achar os leads mais prontos para o consumo. 

Se seu nicho é específico como um serviço de instalação de aterramento, muitas vezes é difícil achar o público certo para o consumo. Porém, com o Inbound isso se torna mais fácil, já que seu conteúdo está disponível para sanar dúvidas e atrair pessoas interessadas no assunto.

O lead que chega através do Inbound geralmente é o mais qualificado e pronto para compra, pois já passou pelo funil de segmentação, de atração e já analisou todo conteúdo disponível. 

Além disso, você consegue fidelizar seus clientes, uma vez que a utilização do e-mail marketing, por exemplo, faz com que seu negócio sempre esteja interagindo e trazendo algumas ofertas ou novas soluções para seu público. 

Dessa forma, seu negócio estabelece uma conexão mais próxima com seu público, fazendo com que ele se torne um cliente assíduo e se sinta mais seguro para realizar mais compras e de forma recorrente. 

2- Baixo custo e aumento de ROI

Outro motivo para investir no Inbound é o seu custo extremamente baixo ou quase nulo de investimento. Por se tratar de uma estratégia praticamente orgânica, como posts em blogs, em redes sociais, criação de vídeos e utilização de e-mail marketing, a maioria dessas metodologias são gratuitas. 

Diferente de um investimento em anúncios pagos, por exemplo, em que isso te trará um custo diário, o máximo que será gasto com o Inbound será em alguma plataforma que possa otimizar e automatizar algum desses serviços. 

Existe também a eminente possibilidade de um aumento significativo de seu ROI (Retorno do Investimento), já que muito de seus clientes serão mais qualificados e fidelizados, dessa forma, com o conteúdo sempre chegando a eles, a chance de ocorrerem compras recorrentes a um custo baixo ou até nulo é enorme. 

3- Controle de resultados e metrificações em tempo real

Por último, um ótimo motivo para investir no Inbound é o controle de seus resultados e a metrificação que você consegue obter em tempo real. Por se tratar de uma estratégia digital, você consegue mapear e segmentar qual o seu público mais qualificado e como seu conteúdo está se saindo. 

Mesmo que gere conteúdo, o objetivo final é a conversão, por isso, é importante ficar de olho em quais metodologias ou conteúdos estão gerando mais atração e vendas. Além disso, mensurar e metrificar dados ajuda na segmentação e no encontro da persona ideal para a sua empresa. 

Quanto mais dados através de seus conteúdos você possui, mais fácil é encontrar e segmentar potenciais leads. Você também consegue conhecer melhor seu público e criar conteúdos mais focados nele. 

O Inbound Marketing é um método extremamente útil dentro do mercado digital. Se sua empresa de usinagem de precisão está com dificuldades nas vendas por meio do marketing direto, talvez adotar o Inbound possa ser a resposta para solucionar seus problemas. 

Com um custo de investimento baixo, retorno alto, resultados e métricas instantâneas que te ajudam a mapear seu público, e leads qualificados e fidelizados, o Inbound trás diversos benefícios para quem o utiliza, e pode alavancar suas vendas e gerar autoridade para o seu negócio. 
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe seu comentário: