Saiba como fazer a integração do seu time de TI com o resto da empresa

Por isabela  |  29/11/2021  |  Comente »

O avanço da tecnologia e a possibilidade de acesso à internet tem proporcionado ao time de TI (Tecnologia da Informação) um destaque totalmente merecido dentro de organizações, instituições e diferentes modelos de empresas, despontando para novas oportunidades. 

A integração entre os setores de um empreendimento comercial, seja qual for a finalidade, trata da sintonia e clima organizacional. 

O funcionamento da rotina de trabalho ocorre de maneira mais apropriada quando todos seguem uma mesma política, visão e entende os valores empresariais.

O setor de T.I. tem uma responsabilidade fundamental em todos esses processos, pois muitos profissionais estão interligados, do início ao fim de um projeto, mas devido a ação mais técnica, podem ser mais distantes dos demais profissionais.

O planejamento de negócios corporativos está dentro da aplicação de um setor dedicado à Tecnologia da Informação. Ainda mais quando diversos processos estão sendo digitalizados e o mundo virtual ocupa o tempo da sociedade no campo social, profissional e de entretenimento e a informação, bem como a interação, deve abranger todos esses campos.

Infraestrutura de T.I. em todos os lugares

As oportunidades de negócio no mundo empresarial podem surgir a qualquer instante. E muitas delas estão relacionadas com a funcionalidade da Tecnologia da Informação como um ambiente dominado pela corporação ou empresa ao qual está relacionado.

As tecnologias evoluem e se transformam, e a aplicação pode envolver contato com funcionários, clientes, fornecedores e parceiros comerciais. Tudo isso pode ser concentrado em ferramentas digitais voltadas para o setor de:

  • Analytics;
  • Big Data;
  • Cloud computing;
  • Mobile Tech.

Dessa forma, a equipe de T.I. se torna a mais apropriada para garantir recursos de acessibilidade e interfaces amigáveis que se adequam ao dia a dia da empresa. 

Todo empreendimento pode solicitar um orçamento infraestrutura de rede para iniciar os trabalhos de implementação de Tecnologia da Informação, visando manter uma conexão ampla e eficiente entre os setores internos e a comunicação externa. 

Para isso é necessário contar com profissionais que trabalham com T.I., implementando as ferramentas digitais mais apropriadas e que possam empregar uma característica própria ao empreendimento que está recebendo as melhorias. 

Os benefícios atrelados a esse tipo de atualização são muitos, como aumento de produtividade e centralização de informações em bases de dados digitalizadas e acessíveis apenas com login e senha.

A otimização dos espaços e a agilidade observada em funções de rotina dispensam a necessidade de trabalho manual, o que pode refletir em maior segurança do trabalho. 

Mesmo a contratação de uma uma empresa para controle de pedidos delivery pode proporcionar a um estabelecimento comercial maior acessibilidade por parte de clientes. 

Vale lembrar que muitos restaurantes e lanchonetes fazem a anotação de pedidos utilizando equipamentos eletrônicos, e um aplicativo personalizado propõe interatividade e atendimento direto, evitando a necessidade de terceiros, como em um marketplace.

Sendo assim, fica mais fácil perceber a importância da equipe de T.I. e a integração com diferentes setores, como o financeiro, atendimento e logística.

Concentração de dados e otimização de tempo

A eliminação de ruído em uma comunicação é essencial para o bom andamento de projetos, programas corporativos, qualquer que seja a área de atuação de uma empresa, mesmo em empresas de conservação e manutenção de rodovias, por exemplo.

Isso pode servir como concentração de dados em um único dispositivo, como o cartão digital, e servir como ponto de entrada e saída para identificação de funcionário e emissão de informações para o setor de Recursos Humanos. 

A união entre diversos setores pela equipe de T.I. pode fazer alterações pontuais dentro de uma empresa, como uma empresa terceirizada de limpeza em hospitais ou uma loja de roupas e calçados. 

Isso porque é possível manter as informações de forma segura, via cloud computing, e ao mesmo tempo acessível apenas a pessoas autorizadas. 

A  aplicação de tecnologia, inclusive, propõe uma nova revolução no setor industrial, pois a digitalização de processos é uma realidade evidente.

Atualização para a Indústria 4.0

Um setor que não pode ignorar a presença e importância do setor integrado por profissionais da Tecnologia da Informação é o industrial. 

Nos mais diferentes segmentos, incluindo as mais variadas linhas de produção e chão de fábrica, como as que tem estação de trabalho 8 lugares e, portanto, muitas pessoas, a aplicação de T.I. se faz necessária como forma de atender a especificações técnicas de segurança, qualidade, eficiência e melhorar a gestão.

A parte que trata da automação pneumática industrial torna isso evidente, mas há muitos outros processos que demandam a integração entre os profissionais que trabalham no desenvolvimento de projetos de T.I. com os demais que envolvem a produtividade de uma fábrica.

  1. Análise de dados corporativos

Muitos dados são compartilhados diariamente em uma produção de escala industrial. 

Assim, a análise deve ser realizada visando todos os processos, desde a entrada da matéria-prima até o direcionamento para o setor de logística e distribuição para o mercado consumidor. 

Dessa forma, é preciso escalonar a performance entre os mais diferentes setores, promovendo a otimização da melhor forma possível. 

Inclusive, nesse sentido, até mesmo o consumo de energia elétrica, abastecimento de água e processos sustentáveis devem ser integrados e direcionados de maneira correta.

  1. Internet das Coisas envolve diversos setores

Na presença de uma empresa terceirizada de serviços gerais, muitos equipamentos podem ser conectados a uma rede de comunicação proposta pela equipe de T.I. envolvendo diversos objetos, entre os quais:

  • Dispositivos eletrônicos;
  • Estoque de material;
  • Máquinas de limpeza;
  • Veículos automatizados.

A Internet das Coisas pode conectar diferentes aparelhos eletrônicos proporcionando um espaço mais seguro para todos os envolvidos, inclusive colaboradores de empresas terceirizadas. 

  1. Prioridade no serviço de cibersegurança

As áreas de atuação e produção industrial podem estar conectadas a partir de redes corporativas propostas pela equipe de T.I., sempre integradas à automação de máquinas e equipamentos, além de processos operacionais de segurança ou logística.

De qualquer forma, é importante garantir a proteção de todos os sistemas dentro de uma estratégia aplicada à cibersegurança. Isso deve evitar qualquer tipo de falha, ou tentativa de ameaças externas que podem causar problemas internos. 

Profissional de T.I. atende serviços terceirizados

Tendo em vista que é muito melhor quando o setor de T.I. está integrado junto aos demais setores de uma empresa, é preciso que os profissionais estejam preparados para atender o mercado de maneira apropriada.

Muitas instituições oferecem consultoria de T.I. a profissionais que querem trabalhar de forma terceirizada em uma empresa instaladora de spda, por exemplo. 

Com isso, podem atender diferentes clientes e manter uma carteira ampla em aspectos dignos de atendimento personalizado e com foco na integração.

Isso significa que é possível propiciar uma maneira de incluir na rotina de diferentes empreendimentos a necessidade e a eficácia que a Tecnologia da Informação pode garantir quando é devidamente aplicada em cada ambiente de trabalho.

Há empresas que precisam de uma gestão mais direcionada na centralização de dados, facilitando o acesso a documentos em um ponto específico.

O setor industrial e da construção civil, por exemplo, dois grandes responsáveis pela captação de mão de obra e desenvolvimento social, podem necessitar de serviços prestados por profissionais de T.I. 

As empresas estão se adaptando a novos formatos propostos pela evolução da tecnologia, e os profissionais de T.I. estão se especializando cada vez mais para que os serviços, por mais abrangentes que sejam, possam ter mais agilidade e eficiência. 

A demanda de uso de aplicativos personalizados, programas desenvolvidos para administração e gestão,  monitoramento de estacionamento ou mesmo para vendas e distribuição voltado para o e-commerce, por exemplo, tem exigido conhecimento avançado.

Com isso, as centrais de big data, a tecnologia móvel e a computação em nuvem permitem que custo e tempo sejam reduzidos, proporcionando mais lucratividade e execução de serviços mais eficientes. 

Conclusão

A tecnologia caminha a passos largos, e as empresas precisam acompanhar essa evolução para não perder território no mercado em que atendem, nem se sentir ameaçados pela concorrência. 

As inovações tecnológicas estão presentes em qualquer ambiente de trabalho, do escritório às pequenas, médias e grandes linhas de produção. 

Atender a demanda do setor em que atua pode ser muito mais eficaz com a presença de profissionais de T.I. trabalhando de forma constante e conjunta com outras áreas produtivas e implementando tecnologias que promovam a otimização dos fluxos de trabalho.

Ignorar toda uma infraestrutura baseada no que a equipe de Tecnologia da Informação tem a oferecer é se colocar em risco. 

As ameaças digitais e as fraudes tecnológicas ocorrem a todo instante, e a segurança nesse setor é fundamental em todos os sentidos. 

Do envio de e-mail de uma proposta de negócios para parceiros e fornecedores, até a expansão empresarial, comercial ou industrial, a Tecnologia da Informação está presente, e não é pouco.

Portanto, vale cada centavo de investimento em equipamentos e profissionais capacitados, cuidando de um setor valoroso e primordial para quem busca excelência nos serviços prestados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: