Desenvolvimento Local: um desafio da atualidade (e de todos)

Por isabela  |  22/03/2022  |  Comente »

Como promover o Desenvolvimento Local? Esse é um assunto que vem sendo discutido desde a década de 90 – no relatório mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – e faz-se cada vez mais presente na sociedade em que vivemos. 

Entretanto, tal desafio torna-se mais palpável quando dividimos as responsabilidades com os mais diversos setores da sociedade (setor público, setor privado, mídia, estabelecimentos de ensino e a própria sociedade) e compreendemos como cada um pode contribuir para transformar essa realidade.

Vejamos então o que é de fato o Desenvolvimento Local e como é possível tornar este desafio mais palpável. 

O que é?

“O desenvolvimento local pressupõe uma transformação consciente da realidade local” (MILANI, 2005). 

Possibilitar o Desenvolvimento Local (DL) significa promover ações em territórios ou pequenas regiões que permitam a participação ativa de cada cidadão, o efetivo controle social sobre a gestão pública através do fortalecimento da sociedade civil e o empoderamento de grupos sociais antes marginalizados. Ou seja, o DL permite melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir de uma parceria entre o Mercado, o Estado e a Sociedade.

As iniciativas podem ser diversas, desde incentivo ao empreendedorismo local à formação e educação de comunidades. Tudo aquilo que proporcionar o bem-estar e qualidade de vida das populações através de ações locais e movimentar a economia, torna-se passível de integrar projetos de desenvolvimentos regionais.

Qual a importância?

Em primeiro momento pode parecer utópico, mas o Desenvolvimento Local é capaz de proporcionar uma mudança diária na vida de milhões de cidadãos, pois ao promover a inclusão social e fortalecer a democracia, também possibilita como consequência o combate à pobreza. 

Tal cenário encontra-se intimamente ligado – em nível macroeconômico – ao nível de IDH dos países, uma vez que este tem como objetivos principais a redução da  pobreza, do desemprego e da desigualdade (além da melhoria das taxas de saúde, educação e renda da população). Portanto, a importância de contribuir para projetos ligados a este tema ganha um papel importante à curto prazo, e extraordinário à longo prazo.

Como funciona na prática?

Na prática, para fazer as melhorias chegarem até o público-alvo, torna-se necessário: 

1º) Reconhecer e conquistar parceiros locais:  identificar potenciais parceiros que possam nos ajudar e que se interessam verdadeiramente pelo assunto (ou queiram aprender); buscar pessoas com engajamento, líderes locais e até mesmo governamentais – se possível-  que deem voz aos projetos.

2º) Mobilizar e sensibilizar os segmentos sociais para tal temática: identificar os grupos sociais da região e realizar diversas reuniões e palestras sobre o assunto, estimule  as pessoas a fazerem perguntas e esclareça suas dúvidas.

3º) Comprometer líderes locais: as lideranças locais precisam elaborar projetos executivos e negociar com parceiros, internos ou externos, para levantar os recursos e reunir os meios necessários à realização de seus projetos.

Muitas empresas inclusive disponibilizam Programas de Desenvolvimento que têm o compromisso da implantação de políticas públicas, colaborando com o empreendedorismo local, por exemplo, o caso do Sebrae MS.

4º) Elaborar uma Conselho de Desenvolvimento Local:  deve reunir líderes de todos os segmentos ou grupos sociais, ou seja, é fundamental preservar a representatividade  e o senso de coletividade. Neste fórum, é aconselhável discutir as responsabilidades e obrigações de cada representante com a comunidade local.

Desta forma, fica evidente que transformar a realidade regional, através do Desenvolvimento Local, é uma tarefa árdua e que deve ser um compromisso de todos: dos cidadãos, das organizações não governamentais, das instituições privadas e políticas, e do próprio governo. 

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: