Saiba como vender seus produtos através do Instagram

Por Luiza  |  29/04/2022  |  Comente »

O Instagram vem se destacando cada vez mais como uma das principais redes sociais disponíveis no mercado. Acompanhando também o interesse do público como a disposição do setor comercial em trabalhar com esse tipo de plataforma presente na internet.

Isso porque as redes sociais como um todo se tornaram o principal campo de interação entre as pessoas, que com o auxílio do fácil acesso aos canais digitais, passam a adotar esse tipo de canal para as mais diferentes atividades do seu dia a dia.

Seja para se comunicar entre si, para realizar atividades de trabalho e, principalmente, para executar algumas transações comerciais, já que hoje é possível não só usar das redes como uma forma de divulgar um produto ou serviço, como também para adquiri-los.

Realidade essa que exige dos mais diferentes negócios, tal como empresas fabricantes de painéis elétricos, saberem então como se adaptar a este cenário digital. Para que seja possível destacar as suas ações para o público que esteja em busca de seus serviços.

Com o público usando de ferramentas básicas para isso, como o serviço de busca presente no navegador do seu celular. Em um sistema onde um usuário pode buscar por palavras-chave como “painéis elétricos” e encontrar o contato de empresas desse setor.

E a companhia que conseguirá conquistar a atenção do público será aquela que melhor estiver adaptada ao ambiente virtual. Sendo importante então trabalhar com um site receptivo, e também com a posição de uma empresa entre as mais diversas redes sociais.

Entre essas possibilidades uma das plataformas que mais se destaca é o Instagram. Sendo um local onde o público não apenas visualiza as publicações compartilhadas pelos seus perfis de preferência, mas serve também como um local de busca para itens em geral.

Levando então a uma situação na qual é possível digitar na barra de pesquisa por “sacolas personalizadas para eventos” e encontrar o perfil de uma loja que trabalha com tal tipo de serviço, a usar o Instagram para divulgar e comercializar suas mercadorias.

Existindo então motivos práticos sobre o porquê do mercado passar a investir tanto no Instagram como uma ferramenta comercial.

O Instagram e o apelo comercial das redes sociais

As redes sociais funcionam hoje como uma extensão do cenário físico de interação na sociedade, no que acaba por trazer um grande complemento para as mais diversas atividades, como no trabalho, na área educacional ou no setor comercial.

E se o mercado passa a investir no cenário digital é por causa do próprio interesse do público acerca dessa plataforma virtual, por trazer uma série de facilidades para quem utiliza de tais ferramentas, seja para encontrar um produtor ou falar com uma empresa.

Diante disso, cabe às empresas saberem como reagir a esse novo tipo de demanda do público, que cada vez mais busca por soluções a serem acessadas por meio da internet, sem que seja preciso se locomover até uma loja para realizar uma compra, por exemplo.

E se por um lado se torna mais fácil fazer uma encomenda de caixas de papelão ondulado embalagens por meio do site de vendas, hoje o público busca por facilidades ainda maiores, ao utilizar de uma plataforma única para realizar as mais diversas ações.

É nesse sentido que o Instagram se destaca, por se tratar de uma rede social de perfil generalizado, que trabalha com diferentes formatos e possibilidades, servindo então com uma plataforma adequada para os mais diferentes tipos de perfis, pessoais ou comerciais.

Mas entre os pontos de destaque do Instagram em relação às atividades comerciais, a sua maior relevância vem por parte do seu conteúdo visual. Sendo assim a rede social adequada para uma loja que busca divulgar a variedade dos seus produtos.

Nisso o Instagram se torna uma opção considerável tanto para um negócio de grande porte, como um fornecedor de tapete de vinil em rolo, como também para um projeto menor, tal como uma loja de roupas, com ambos podendo destacar suas linhas de produtos.

E esse é apenas um entre os diversos benefícios comerciais que podem ser acessados por um empreendimento que passa a adotar o Instagram como um canal de interação com o seu público e também de divulgação dos seus produtos e serviços.

Vantagens do Instagram para o setor de vendas

Ao posicionar o seu negócio no Instagram uma série de benefícios podem, então, ser alcançados por um empreendimento. Algo necessário para se alcançar uma prosperidade para um projeto atual, diante da alta competitividade que se encontra no mercado.

Entre os benefícios associados ao uso do instagram para um negócio é possível destacar:

  • Maior número de vendas;
  • Melhor lance de público;
  • Engajamento otimizado com os usuários;
  • Segmentação de audiência.

Tópicos que estão diretamente alinhados ao tipo de performance a ser alcançada por um negócio dentro da realidade digital do setor comercial. Permitindo assim que somente alguns fornecedores de produtos químicos para limpeza se destaquem ao seu público.

Nesse caso, os fornecedores investem também em uma comunicação digital junto ao seu público, dando um foco maior para as possibilidades presentes na internet, com destaque para o Instagram.

Mas se essas mesmas vantagens estão disponíveis para os mais diferentes tipos de empreendimentos, é preciso então saber como se portar dentro dessa plataforma, para que as melhores possibilidades de vendas passem a ser disponíveis para um negócio.

Etapas para realizar vendas no Instagram

Para garantir com que todas as vantagens citadas possam ser acessadas por um negócio, é preciso então saber como administrar o perfil no Instagram, fazendo com que ele se destaque até mesmo entre a variedade de diferentes usuários presentes na rede social

Dessa forma, para que um negócio conquiste certa relevância no Instagram alguns passos devem ser seguidos, sendo eles:

Criar um perfil comercial

O próprio Instagram trabalha com um conjunto de ferramentas para quem busca destacar o seu negócio, mas para se ter acesso a todas elas é preciso primeiro adaptar o seu perfil para o modelo comercial, o diferenciando de um perfil pessoal, por exemplo.

A partir dessa mudança é possível alinhar o seu perfil digital ao endereço de sua loja virtual, além de trabalhar com opções como a veiculação de anúncios. Mas esse é um ponto a ser melhor detalhado em um tópico próprio.

Publique conteúdos interessantes

Com um perfil adequado é preciso então saber como apresentar conteúdos relevantes, a ponto de garantir a atenção de um público que procura por diferentes tipos de empreendimentos, tal como empresas de molduras em eps.

Esses negócios podem compartilhar curiosidades sobre o seu produto, dar dicas de decoração, entre outros modelos de conteúdo que podem conquistar a atenção do usuário, o levando a realizar alguma transação comercial.

E sobre essa variedade de conteúdos, o Instagram se destaca também com um número variado de formatos, como os vídeos curtos dos Stories e do Reels, ou então por imagens a serem compartilhadas no feed principal.

Dedique-se aos posts de venda

O marketing de conteúdo é importante para se conquistar a atenção dos usuários, no entanto, para se concluir uma compra, o ideal é apresentar também publicações focadas em venda, contando com uma imagem clara do produto, preço, entre outras características.

Interaja com o público

Para que um negócio conquiste uma certa atenção no Instagram é importante trabalhar com a interação da marca com os usuários ali presentes. E diversas são as formas de se realizar tal contanto, como por meio de respostas na seção de comentários entre outras opções.

Pois assim como uma empresa elabora eventos corporativos e confraternizações, para melhor a relação entre os seus funcionários, ela deve também saber como atuar para se conquistar uma melhor associação junto ao seu público externo, via redes sociais.

E quando se fala em interagir com o público, o uso de hashtags se destaca como uma ferramenta de auxílio.

Não esqueça das hashtags

O Instagram trabalha com um sistema de palavras-chave que torna mais fácil para os usuários terem acesso a um estilo de conteúdo específico, com as hashtags. Logo, é importante que um perfil comercial saiba como utilizá-las de forma adequada.

Oportunidades comerciais

Por fim, para otimizar o uso do Instagram como uma ferramenta comercial é preciso ter atenção a alguns recursos ali disponíveis, como a veiculação de anúncios.

O que pode facilitar com que um escritório que atua com uma assessoria contábil para abertura de empresa, por exemplo, consiga divulgar os seus serviços para clientes que possam ter algum tipo de interesse nesse ofício.

Além dos anúncios diretos, por meio de publicações patrocinadas, é importante também saber como trabalhar com influenciadores digitais, que possam ampliar o alcance de suas postagens de foco comercial para uma audiência ainda maior presente na internet.

Ao seguir as etapas citadas, é possível garantir com que o seu negócio alcance uma melhor performance comercial, com o Instagram servindo como uma ferramenta de amplo destaque para o setor comercial atual, aproximando o público das empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: