Hábitos que podem ajudá-lo a se tornar um profissional de sucesso!

Por Luiza  |  03/05/2022  |  Comente »

A prática leva a perfeição. Pode parecer clichê, mas esse ditado carrega uma grande sabedoria. Principalmente, quando empregado aos hábitos que citaremos ao longo deste conteúdo e que levaram muitas pessoas ao tão sonhado sucesso profissional.

Mas, afinal de contas, quais são os hábitos que formam um profissional de sucesso?

Em seu livro “Os sete hábitos das pessoas muito eficazes” o autor Stephen Covey distinguiu sete hábitos de pessoas bem-sucedidas: a conduto pró-ativa, o estabelecimento de objetivos, a capacidade de priorização, a postura ganha-ganha, a atitude de primeiro compreender e depois buscar ser compreendido, a sinergia e a renovação. 

No caso da advocacia, assim como em qualquer outra área, são os nossos hábitos que irão definir o futuro de nossas carreiras. E pensando em quais deles teriam o poder de fazer um advogado bem sucedido ou não, sugerimos os seguintes:

1. Leitura

Comece criando o hábito de ler pelo menos uma hora por dia, mas não apenas textos jurídicos. Amplie seus conhecimentos sobre o mundo, sobre diferentes culturas, conheça mais sobre os negócios dos seus clientes.

2. Faça sábias escolhas 

Escolha bem os seus sócios, os seus advogados associados, a área do Direito em que você vai atuar, os seus investimentos e até mesmo os seus clientes. E lembre-se: existem escolhas que nos acompanharão pelo resto da vida. Tomar os melhores caminhos requer coragem!

3. Comunique-se

Separe um tempo, todos os dias, para ligar para quatro pessoas, entre eles clientes, colegas, amigos, etc. Não importa a razão do seu contato, ligue apenas para perguntar se estão bem, se os negócios vão bem, entre outras coisas para mostrar que você se importa e para lembrá-los de que você está aqui. Afinal, é aquele velho clichê: quem não é visto, não é lembrado.

4. Se organize

Mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo e organizado todos os dias. Habitue-se a só conseguir trabalhar se tudo estiver em seu devido lugar. Nada de montanhas de papéis empilhadas em sua mesa de trabalho.

5. Construa sua reputação

Se alguém perguntar sobre você para algum cliente quando você não pudesse ouvir, o que ele falaria? Ser ético é um hábito; ser honesto é um hábito; ser justo é um hábito. Se nos acostumarmos a agir sabendo que qualquer deslize pode por fim a nossa reputação, seguramente trataremos de construir nossa imagem com muito mais zelo e cuidado.

6. Aprenda uma coisa nova todos os dias

Experimente aprender algo novo todos os dias. Quanto mais sabemos, mais conseguiremos aplicar nossos conhecimentos no dia a dia. Aprenda uma nova função do seu editor de texto, aprenda uma nova palavra em uma língua estrangeira, aprenda uma nova forma de gerenciar suas tarefas, e assim por diante. 

7. Passe o seu conhecimento adiante

Use todo o seu conhecimento para transformar a vida dos profissionais que o cercam. Compartilhe com sua equipe a sua visão sobre a advocacia, sobre como se preparar para uma apresentação oral, sobre como tratar o cliente, etc.

Ser um profissional bem-sucedido, ao contrário do que muitos pensam, está distante da sorte; Ser bem-sucedido profissionalmente é fazer com que as experiências permitam novas oportunidades.

Assim, é preciso rever os hábitos de hoje, pois, sem dúvidas, essa é a matéria prima do seu futuro como profissional.

Por isso, se você sente que chegou a hora de mudar alguns dos seus hábitos, que tal conhecer o curso de pnl do IBND?

Em nossa instituição, as prioridades são o aprendizado e o sucesso pessoal e profissional de nossos alunos. Em nossa comunidade, quem ganha é você!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: