Vale a pena estar em marketplace? Veja prós e contras!

Por Luiza  |  10/05/2022  |  Comente »

O site de comércio eletrônico (e-commerce) e o marketplace são as duas opções mais populares para comerciantes on-line em todo o mundo. Cada solução leva você a um conjunto diferente de clientes.

O comércio eletrônico oferece muita conveniência e escolha aos clientes devido as compras online cresceram e se tornaram extremamente populares.

Como resultado, mais e mais varejistas estão optando por vender seus produtos, como peças plásticas em vacuum forming, em mercados online de marca devido ao seu amplo alcance.

No entanto, antes de fazer isso, você precisa ter uma compreensão clara das vantagens e desvantagens de vender seus produtos online, seja em sites próprios ou em marketplaces.

O que é marketplace?

O marketplace é um site ou aplicativo de comércio eletrônico que facilita as compras de muitas fontes diferentes.

O operador do marketplace não possui seus produtos ou serviços, em vez disso o seu trabalho é mostrar os produtos de outras pessoas aos clientes e permitir transações.

Um modelo de negócios de marketplace difere de uma loja de varejo, porque as transações acontecem em ambas as direções, não apenas em uma, isto é, existe a transação do cliente para o marketplace e do marketplace para o vendedor.

Os marketplaces podem oferecer praticamente qualquer tipo de produto à venda, desde peças de carros, equipamentos esportivos e máquina empacotadora até suprimentos para festas e brinquedos infantis.

Alguns mercados impõem requisitos ao vendedor para garantir que apenas marcas de uma determinada qualidade possam vender. Se um mercado decreta esse tipo de exigência, geralmente é limitado a tipos específicos de produtos ou indústrias.

Os marketplaces também vão além dos ambientes de varejo. Eles ajudam a trazer produtos de alta demanda para os clientes que estão impulsionando as tendências de compra.

Os mercados de hoje estão se expandindo a uma velocidade vertiginosa. Segundo analistas, os marketplaces globais serão responsáveis ​​por 40% do mercado global de varejo online.

Dentre os pontos positivos em colocar seus produtos em um marketplace, podemos citar:

  • Alcance mais amplo;
  • Menos problemas técnicos;
  • Confiança do cliente;
  • Excelente serviço ao cliente;
  • Gestão de expedição e entrega.

No entanto, o outro lado da moeda mostra que também há pontos negativos, como:

  • Alta competição;
  • Atrasos no pagamento;
  • Altas comissões;
  • Mais foco no produto em vez da marca;
  • Custos de marketing de mídia social.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada dessas vantagens e desvantagens de vender os seus produtos em um marketplace.

Alcance mais amplo

Sendo popular entre os consumidores jovens, milhões de pessoas visitam essas lojas online para comprar produtos todos os dias. Para pequenos varejistas e novos negócios, é muito difícil alcançar um público tão amplo quando eles estão apenas começando.

Mercados online fornecem uma plataforma para estabelecer uma base de clientes muito maior e de forma muito mais rápida se formos considerar o tempo gasto para fazer o seu nome no mercado.

Além disso, pode ajudar a moldar a credibilidade e confiança em seus negócios de industria de luminárias em SP, por exemplo, pois os clientes tendem a acreditar em marcas maiores e mais conhecidas envolvidas nesses mercados. 

Menos problemas técnicos

Sendo gigantes globais do comércio eletrônico, essas grandes varejistas têm equipes técnicas eficazes que gerenciam suas propriedades digitais, então qualquer problema técnico na plataforma pode ser consertado em pouco tempo. 

Esses mercados encontram muito poucos problemas técnicos e têm a capacidade de lidar com uma enorme quantidade de tráfego a qualquer momento.

Portanto, ser uma fabricante de maquinas para industria alimentícia e vender nesses sites pode economizar uma boa parte do seu tempo e dinheiro gastos na resolução de problemas técnicos que você pode encontrar em seu próprio site.

Não há necessidade de contratar uma equipe especializada para gerenciar sua loja, nesse caso.

Confiança do cliente

Vender nesses sites ajuda as pequenas empresas de sistema erp nota fiscal eletrônica a gerenciar seu atendimento ao cliente e fazer trocas e devoluções de maneira oportuna e eficiente. Isso ajuda a construir confiança com seus clientes.

As pessoas evitam comprar de pequenas empresas simplesmente porque não confiam na qualidade do serviço ou até mesmo se ele vai ser realizado, já que golpes desse tipo são comuns na internet.

A venda de produtos em grandes marketplaces online ajuda as pequenas empresas a ganhar credibilidade entre seus clientes.

Eles confiam em fazer pagamentos nesses sites e não hesitam em compartilhar seus detalhes de pagamento, como no caso de um site D2C recém-lançado.

Excelente serviço ao cliente

O serviço pós-venda desempenha um papel muito importante no estabelecimento da confiança entre os clientes e na promoção da marca. Alguns grandes varejistas fornecem atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Vender seus produtos nessas plataformas pode ajudar a evitar o incômodo de fornecer atendimento e gerenciamento ao cliente. Todo o serviço pós-venda, de pagamentos, trocas e devoluções, entrega etc são gerenciados por esses sites.

Caso necessário, faça uma avaliação com uma consultoria contábil para abertura de empresa de modo a verificar se o marketplace faz sentido para sua empresa.

Gestão de expedição e entrega

No caso de negócios on-line, o envio e a entrega são uma parte significativa do processo. Vender seus produtos no marketplace ajudará a evitar o incômodo de gerenciar a logística. Esses sites gerenciam todo o envio e entrega dos produtos.

Eles também gerenciam a logística para devoluções e trocas. Isso ajuda a economizar uma enorme quantidade de custos para pequenos varejistas de conserto de inversores de frequência.

Alta competição

Sempre haverá vários vendedores que possuem um catálogo de produtos semelhante. 

Para aumentar as vendas e a receita, diferentes varejistas oferecem descontos e brindes aos seus clientes, o que torna ainda mais difícil para novos negócios ou startups estabelecerem sua presença no mercado.

Devido a essa alta concorrência, as pequenas empresas não conseguem aumentar suas vendas.

Atrasos no pagamento

As vendas offline, isto é, os comércios tradicionais, permitem o recebimento imediato do pagamento.

No caso de negócios online, caso queira comprar PVC expandido, o dinheiro não é creditado na sua conta imediatamente. Uma vez que o pedido é feito e as vendas são feitas, leva alguns dias até que o dinheiro chegue ao vendedor.

O pagamento é recebido primeiro pelo mercado. As taxas de serviço e outras deduções são feitas antes de transferir o valor para o vendedor.

O ciclo de pagamento é geralmente de 7 a 14 dias. Um ciclo tão longo apresenta alguns problemas para as empresas mais novas, pois novos negócios exigem um fluxo regular de dinheiro para gerenciar suas operações.

Altas comissões 

Esses marketplaces cobram uma certa taxa dos vendedores pelos serviços que prestam, e algumas vezes essas taxas podem ser altas.

O pagamento é transferido para o vendedor somente após fazer as deduções da taxa do valor. As altas comissões dificultam a manutenção da lucratividade das pequenas empresas.

Mais foco no produto em vez da marca

Esses grandes mercados consistem em centenas de marcas que vendem produtos semelhantes. Isso torna difícil para os clientes se concentrarem na marca.

O foco dos clientes permanece no produto e não na marca a que pertence. Vender no marketplace não é uma abordagem ideal para empresas que se concentram em estabelecer uma imagem de marca.

Custos de marketing de mídia social

Devido ao alto nível de concorrência, os vendedores precisam promover seus produtos online em vários canais de mídia social.

Eles também precisam incorrer em custos de marketing de mídia social para promover seus produtos, o que acaba afetando seus lucros.

O maior ponto problemático atualmente é a incapacidade de acessar os pagamentos de seus próprios clientes o mais rápido possível.

Isto leva a dinheiro em mãos pouco frequente durante o período de crescimento, processamento atrasado de pedidos de clientes e perder as datas de vencimento das contas, apesar de ter feito as vendas-alvo.

Como se integrar ao marketplace?

Você pode integrar facilmente sua loja de comércio eletrônico a um mercado online conectando-se a uma plataforma central e gerenciando tudo em apenas um lugar.

Dependendo dos nichos de produtos, necessidades e objetivos, o melhor lugar para vender online será diferente de varejista para varejista. Os mercados on-line são um excelente lugar para começar em comércio eletrônico, pois permitem reduzir custos, riscos e tempo para configurar um negócio antecipadamente.

Ou então, se você já é uma marca conhecida e não deseja compartilhar seus lucros com um mercado, ou se precisa de uma solução personalizada, configurar seu próprio site de comércio eletrônico pode ser um caminho a percorrer.

O comércio eletrônico ou o mercado on-line é um ótimo lugar para vender, mas não é a única opção quando você pode usar os dois para fazer seu negócio prosperar.

Se você estiver interessado em vendas multicanal, algumas ferramentas permitem importar produtos do seu site de comércio eletrônico, listar e vender produtos nos maiores mercados online do mundo e tornar o trabalho de gerenciamento mais eficiente e simples.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: