Como melhorar sua taxa de resposta em e-mails?

Por Luiza  |  14/06/2022  |  Comente »
Carta de papel de comunicação de rede de e-mail perfurada Foto gratuita

Uma das tarefas mais difíceis no mundo do marketing online é atrair novos clientes. Existem diversas estratégias em meio ao marketing, mas uma que se destaca é o e-mail marketing. O objetivo dela é alcançar uma taxa de resposta que seja interessante para os negócios.

Ou seja, entre tantas ofertas de marcas hoje em dia, torna-se cada vez mais difícil se destacar da multidão e convencer os clientes em potencial a fazer uma compra. Além disso, é ainda mais difícil criar um relacionamento próximo com esse consumidor.

O e-mail marketing pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, seja em uma empresa de montagem de painel elétrico ou empresas do setor financeiro, isso porque a eficácia dessa ação é bastante comprovada. 

Pois bem, os tópicos a seguir abordarão algumas das melhores práticas e dicas sobre os indicadores e métricas de e-mail marketing, ajudando sua marca a encontrar o melhor caminho para o sucesso. Continue a leitura e confira!

Utilize as estratégias certas para seu tipo de negócio

Seja uma empresa de cabeamento estruturado ou uma grande empresa de logística, todas precisam usar o marketing digital em algum nível para atrair mais clientes e aumentar a taxa de conversão, gerando assim lucro para a marca.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, montar uma estratégia de marketing de sucesso pode ser mais difícil do que parece, principalmente quando você está trabalhando com o e-mail marketing.

Por exemplo, se uma empresa de projeto de drenagem fizer a aplicação do e-mail marketing focada em seu cliente ideal, tornará o caminho muito mais fácil para efetuar uma campanha assertiva, pois saberá exatamente com quem fala e o que busca.

Nesse sentido, é importante utilizar as estratégias de marketing que coincidam com cada tipo de negócio. De forma bem simples, existem vários tipos de e-mail marketing que você pode adicionar à sua estratégia, como: 

  • E-mail de boas-vindas; 
  • E-mail de encorajamento; 
  • E-mail de conteúdos ricos;
  • E-mail de recompensa; 
  • E-mails sazonais; 
  • E-mail de aniversário;
  • Pesquisas e feedbacks. 

Importante reforçar que esses são apenas alguns exemplos que podem ser inseridos em sua estratégia para facilitar a comunicação com potenciais clientes. 

Logo, é possível criar mensagens envolventes para o público, independentemente de qual seja o seu ramo, indo desde empresas de limpeza e higienização de reservatórios de água até outros segmentos bem variados.

Estude as métricas de indicadores de resposta aos e-mails

Além de saber o que é, também é necessário entender completamente as características dessa estratégia de negócios, bem como suas métricas, para que seu uso seja eficaz e para que realmente faça a diferença dentro da sua organização.

Muitos acreditam que apenas enviar e-mails consistentemente pode fazer a sua empresa terceirizada de limpeza de escritório se destacar, mas não adianta enviar toneladas de e-mails se a organização não acompanhar a eficiência por meio de resultados concretos.

De forma simples e direta, as métricas são utilizadas na  campanha ou estratégia de negócios para mostrar os resultados e assim orientar a tomada de decisões.

Com bons resultados e números que comprovam o andamento da estratégia, a empresa sabe se um investimento, produto ou serviço está trazendo resultados, gerando assim mais clientes e melhorando o faturamento.

Assim como sua empresa de assistência técnica aquecedores Cumulus necessita verificar a satisfação de seus clientes com seu serviço, o e-mail marketing não é diferente.

Torna-se necessário estudar as melhores métricas para o seu negócio, sendo elas desde a porcentagem de abertura de e-mails até mesmo o balanço de cancelamento/inscrição da lista de envio. 

Melhore seu marketing geral por e-mail

Ao melhorar toda sua estratégia de e-mail, desde o design até o conteúdo em si, você poderá identificar o envolvimento do público, entender melhor seus assinantes e determinar o sucesso de seus esforços gerais de marketing por e-mail.

Felizmente, melhorar sua taxa de resposta não é tão difícil. Muitas vezes as empresas investem em bons conteúdos, mas que não têm uma boa apresentação, por exemplo, as letras são pequenas, as cores são muito claras, não tem nenhum tipo de imagem, logo ou design que chame atenção. 

Monitore o engajamento

Engajamento é um termo que indica como e em qual medida as pessoas reagem ao conteúdo. Quando você envia mensagens de e-mail, com certeza quer obter o maior número de respostas possível.

E não é diferente de quando uma empresa desenvolve estratégias de e-mail marketing. Isso porque, ao enviar e-mails, ela tem como objetivo converter o maior número de clientes. 

Mas para se ter sucesso com isso é imprescindível que ocorra um monitoramento dos indicadores. Seja em uma central de interfonia condominial ou uma empresa de grande porte, é muito importante avaliar continuamente o engajamento dos e-mails. 

Inclusive, algumas métricas utilizadas para monitorar o engajamento são:

  • Quantidade de e-mails abertos;
  • Números de inscrições;
  • Inscrições não canceladas.

Portanto, é essencial investir em alguma ferramenta de monitoramento de engajamento. Assim sendo, você terá como sondar as campanhas que estão dando certo, o que precisa melhorar e o que precisa ser mantido.

Evite apelos excessivos

Deve-se evitar o uso de palavras muito comerciais e apelativas, pois o formato pouco interessa ao público, além disso, pode ocorrer do e-mail ser classificado como spam. E isso prejudica bastante o engajamento e a estratégia de e-mail marketing como um todo. 

Portanto, evite os seguintes termos:

  • Promoção;
  • Compre agora;
  • Gratuitamente;
  • Clique;
  • Crédito.

Termos como esses podem atrapalhar a transferibilidade de informações e, assim, afetar sua estratégia levando seus e-mails direto para a caixa de spam.

Promova um senso de urgência

Você deve entregar exatamente o que promete nos e-mails, e usar esse recurso com cautela, além de adicionar um senso de urgência na linha de assunto do e-mail, pois pode ser fundamental para sua estratégia. 

Pode-se utilizar termos como “Não acredito que você vai perder!” ou algo do tipo, gerando curiosidade e fazendo os usuários abrirem os e-mails com mais facilidade. Isso se aplica a quaisquer tipos de empresas, como de cosméticos veganos, ou um fabricante de túnel de encolhimento.

São nichos bem específicos e consideravelmente opostos, simplesmente para você entender que independentemente do segmento, é importante criar senso de urgência nos e-mails e nas estratégias de marketing em geral.

Invista em personalização de conteúdos

Segundo uma pesquisa elaborada pela Dinamize, e-mails personalizados possuem uma taxa de abertura 40,19% maior em relação àqueles sem qualquer personalização.

E-mails personalizados acabam gerando uma proximidade com o público, desenvolvendo um relacionamento muito mais duradouro. 

A personalização diz respeito ao que você sabe sobre cada um de seus leads, envolvendo aspectos como relevância do conteúdo para cada contato. Para isso, você deve considerar todas as informações disponíveis em cada lead para gerar uma estratégia eficaz.

Acompanhe os resultados de cada envio

Revise os relatórios de envio para identificar onde você pode melhorar nas próximas ações que realizar. Veja coisas como cliques, cancelamentos, taxa de visualização e todas as outras métricas disponíveis na plataforma.

Isso lhe dará um norte em todo processo de criação, e em todas as estatísticas que se utilizam para que os e-mails cheguem até cada usuário. 

Caso você tenha uma agência contratada em suas campanhas, solicite esses dados, faça parte do planejamento, e fique a par dessas métricas importantes. Afinal, o negócio é seu. Por mais tentador que só delegar pareça ser, seja um participante de tudo que é desenvolvido.. 

Faça e-mails de pesquisa

O marketing por e-mail é uma ótima oportunidade para entender melhor seus usuários. Além disso, ele também pode ser usado para coletar dados de pesquisas.

Isso porque, é uma maneira altamente eficaz para produzir novos conteúdos de e-mail marketing com base nesses dados. Um exemplo é uma pesquisa de satisfação pós-compra, que ajuda a descrever sua persona e entender o mercado.

Envie conteúdo de leitura obrigatória

Outra dica essencial para ter uma melhor resposta aos seus e-mails é enviar conteúdos realmente incríveis que são impossíveis de serem ignorados. Ou seja, envie para seus assinantes e/ou contatos ​​conteúdos não solicitados que agreguem valor incomparável.

Por que alguém abriria um e-mail desinteressante e sem valor agregado? Nesse sentido, conteúdo mal elaborado servirá apenas para semear danos à sua reputação comercial e levar a cancelamentos e descadastramentos da lista de e-mails. 

Em vez disso, trabalhe duro para enviar ao público o tipo de conteúdo que eles desejam consumir. Esses conteúdos podem ser enviados na forma de recursos informativos, o que sua empresa percebe sobre produtos relevantes, um desconto, uma solicitação de feedback, entre outros.

A única maneira de criar conteúdo atraente é entender seu público. Descubra o que ele gosta e não gosta e, em seguida, use insights para incentivar mais respostas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: