Como definir o foco de sua estratégia de marketing?

Por Luiza  |  15/06/2022  |  Comente »

Para garantir que um negócio tenha acesso às melhores oportunidades no mercado, é importante que a equipe por trás da sua administração esteja a par de todo tipo de estratégia de marketing que pode ser aplicada a tal perfil de negócio.

Práticas que são desenvolvidas por especialistas do mercado para garantir uma melhor conexão entre a empresa e o seu público almejado, pois quanto maior for a força dessa relação, melhores poderão ser os resultados a serem alcançados por tal companhia.

Uma situação benéfica que abrange os mais variados perfis de negócio, desde uma empresa de pequeno porte, até mesmo de um grande conglomerado. Ambos tendo que ter atenção às estratégias que podem ser acessadas por um modelo de negócio em particular.

Isso em um ambiente onde uma empresa de mudas florestais pode encontrar um melhor sucesso em suas ações de venda ao apostar em uma comunicação customizada com cada visitante que entra em contato com as lojas físicas de paisagismo desta companhia.

Por outro lado, uma empresa de tecnologia pode ter mais sucesso se apostar justamente em um contato digital com a sua audiência, dando destaque para as redes sociais, o disparo de e-mails, além de outras estratégias a serem operadas em um ambiente virtual.

E na mesma medida em que existe um perfil variado de negócios, é possível encontrar também uma multiplicidade de práticas que podem ser executadas por uma companhia por meio de ações que são desenvolvidas de forma frequente dentro do cenário comercial.

Pois da mesma maneira em que fabricantes de estação de tratamento de água podem encontrar no mercado novas peças e equipamentos que podem ser utilizados no seu processo de confecção, é possível encontrar diferentes estratégias de mercado.

Isso através de ações que possam aumentar a conexão desse tipo de negócio com o seu público, otimizar as suas relações com parceiros comerciais, além de muitos outros benefícios a serem conquistados por meio de uma estratégia específica.

E para escolher uma estratégia de marketing que ofereça os melhores benefícios para o seu negócio, primeiro é importante conhecer quais são as práticas disponíveis no mercado, além de qual é o objetivo principal desse tipo de tática comercial.

O valor de uma ação de marketing

Para explicar o funcionamento do marketing em si, é importante ter atenção à própria terminologia da palavra, tratando-se da junção do termo “market”, mercado em inglês, com a terminação “-ing”, utilizada para indicar movimento para a expressão em que é aplicada.

Diante disso, é possível definir o marketing como um conjunto de estratégias voltadas a otimizar qualquer tipo de relação que possa ocorrer dentro de um mercado, independente de qual seja o perfil por trás desse empreendimento.

E é justamente por causa da extensão do mercado que é possível encontrar um número tão grande de estratégias de marketing. Cada uma analisa as características de um negócio, e com base nisso define ações capazes de otimizar os resultados a serem alcançados.

Como uma empresa especializada em licenciamento ambiental, que deve trabalhar não só para conquistar uma audiência, mas também para ensinar ao mercado sobre a necessidade de se recorrer aos seus serviços, para assim ampliar a sua repercussão.

Entre algumas estratégias de marketing populares, é válido destacar:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de atração;
  • Marketing verde;
  • Marketing social.

Práticas essas que ganham uma certa popularidade justamente por causa do valor que elas apresentam diante do modelo atual de mercado, no qual o público está cada vez mais atento a questões como as práticas sustentáveis e o valor social de um negócio.

Questões que vêm sendo trabalhadas com o apoio das ferramentas digitais, no que acaba por ampliar a aproximação de um negócio ao seu público, que ao procurar por avaliação de imoveis valor na internet, facilmente encontra o contato de empresas que atuam com isso.

Logo, pode ser difícil para um negócio descobrir quais são as estratégias de marketing capazes de otimizar os seus serviços, permitindo assim o encontro de melhores resultados por parte do perfil de cada tipo de empreendimento.

E para o encontro das melhores estratégias, é importante definir antes qual é o objetivo que move as ações de uma companhia, de forma a amplificar os seus resultados dentro do mercado.

Principais objetivos de uma ação comercial

No processo de definição de uma boa estratégia comercial, é importante identificar qual é o principal objetivo por trás das ações de um negócio. Entre os propósitos mais comuns de se achar no mercado é válido destacar a expansão de um empreendimento.

Seja em relação a um crescimento de público ou à ampliação do próprio negócio em si, como um distribuidor fonte chaveada que trabalha apenas com o setor nacional e que agora pensa em expandir as suas atividades para o mercado internacional.

A definição de cada finalidade comercial depende também da organização de um empreendimento, principalmente ao contar com as características de elementos capazes de definir as atividades de um negócio, como ocorre com o marketing mix.

Estratégia que opera em cima de conceitos como:

  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção (comunicação);
  • Praça (ponto de venda).

Características essas que devem ser levadas em conta por um negócio, para assim definir não só quais são os seus objetivos comerciais, mas também quais são as estratégias capazes de otimizar o seu alcance de resultados em cima desses propósitos.

Baseado nesse contexto, uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de um sistema de geração de vácuo, adequado para garantir o funcionamento de uma fábrica, pode definir qual é o seu principal objetivo a ser alcançado, agindo então para obtê-lo.

E para definir o tipo adequado de estratégia de marketing capaz de trazer melhores resultados para o seu negócio, é importante atuar com um foco específico em relação à escolha das melhores práticas comerciais que podem ser aplicadas ao seu projeto.

Como definir um foco comercial a suas estratégias?

A partir do momento em que um negócio passa a ser administrado tendo um foco comercial claro, torna-se mais fácil para ele alcançar as suas metas definidas. Algo que se torna possível por causa das diretrizes a serem seguidas por todas as equipes de uma empresa.

Um alinhamento que se torna possível a partir do trabalho em cima de 4 etapas em especial, sendo elas:

  1. Definição do objetivo

Como citado anteriormente, diversos são os objetivos aos quais uma companhia pode trabalhar, como aumentar o alcance dos seus serviços ou ampliar sua quantidade de vendas. E para cada propósito existe uma estratégia que se mostra ideal.

Logo, para estabelecer um foco comercial em cima de um projeto, o primeiro passo deve ser a definição do objetivo a ser conquistado por meio dessa ação, seja como um propósito contínuo da companhia ou somente algo a ser trabalhado por uma campanha.

  1. Escolha da equipe adequada

Após a definição de um objetivo por parte de uma companhia, etapa importante para que um fornecedor de produtos para tratamento de efluentes industriais consiga identificar a estratégia de marketing mais adequada, é preciso escolher quem vai trabalhar nisso.

Ou seja, fazer uma seleção de profissionais adequados, com capacidade de atuar junto das práticas necessárias para que um negócio consiga se destacar dentro de sua área, sendo importante passar para o time o tipo de alinhamento que uma empresa busca no mercado.

  1. Plano de ação

Tendo em mente a equipe que irá trabalhar em seu negócio, assim como o tipo de objetivo que esse time terá de alcançar, é preciso então estruturar essa relação por meio de um cronograma de atividades.

A partir desse planejamento, uma companhia pode ter um melhor controle sobre as suas responsabilidades, assim como o tempo exigido para que os seus propósitos comerciais tenham sido alcançados, sendo possível otimizar suas ações futuramente.

Um calendário que pode ajudar na conclusão de uma atividade ao separá-la por etapas, sendo mais fácil de visualizar o quanto mais será necessário para concluir uma meta, tendo como base a estratégia de marketing que poderá ser executada.

  1. Indicadores adequados

Para finalizar, o seu objetivo de definir quais são as estratégias que melhor se aplicam ao seu negócio, dando um foco maior ao seu empreendimento, é importante definir metas, assim como observar alguns indicadores disponíveis no mercado.

Como o número de clientes que uma loja conquistou ao trabalhar com o cenário digital, ou então a redução de custos obtida a partir do momento em que um negócio passa a dar atenção ao processo de regularização ambiental de empresas.

Evitando-se a disputa contra diversas ações ambientais que podem ser levantadas ao seu negócio, em casos graves até mesmo fechando o seu empreendimento. É importante observar os números positivos a partir do momento que tal empresa legaliza seus serviços.

De forma geral, um conjunto de etapas que permite a uma companhia não só definir melhor o seu foco de negócios, como também alcançar de forma mais rápida qualquer que seja os seus objetivos definidos junto a uma estratégia de marketing adequada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: