Conheça os riscos que todo empreendedor deve estar preparado!

Por Luiza  |  15/06/2022  |  Comente »

Fique por dentro dos principais riscos que a maioria dos empreendedores precisam estar preparados para enfrentar

Empreender pode ser extremamente gratificante e tem suas vantagens. Mas existem alguns riscos que nem todo empresário conhece ou está preparado para enfrentar no dia a dia. Por isso, esse post vai te mostrar os principais riscos do mundo dos negócios, para que você, que está pensando em abrir a sua própria empresa, fique ciente e evite problemas futuros. Bora lá? 

Concorrência acirrada

Esse talvez seja o maior risco para todo o negócio. Se você estiver pensando em empreender, deve estar ciente de que, independente do segmento que escolher, a concorrência pode ser extremamente acirrada no dia a dia. Se você não usar estratégias eficientes para manter a sua empresa competitiva no mercado, seguramente ela não vai sobreviver por muito tempo. A boa notícia é que a hipnose pode te ajudar com essa missão. 

A grande concorrência, aliada a uma má gestão empresarial, são os principais motivos de muitos negócios fecharem as portas definitivamente. Os seus concorrentes farão de tudo para tirar os clientes da sua empresa, já que eles têm o mesmo objetivo que o seu. Por isso, antes de mais nada, analise bem toda a sua concorrência, para não correr o risco de ser pego de surpresa. 

Imprevistos com o negócio

Devido a volatilidade do mercado, imprevistos com o negócio podem acontecer. Quer um bom exemplo? Falta de determinados produtos, atrasos por parte dos fornecedores, dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, problemas na infraestrutura, empecilhos que impedem uma gestão eficiente, dentre vários outros. Esses imprevistos, se o empreendedor não estiver bem preparado para enfrentá-los, pode trazer muita dor de cabeça. 

Por isso, esse tipo de risco também deve ser levado em consideração na hora de abrir uma empresa. Tenha em mente que tudo pode acontecer, pois quando se lida com pessoas, as coisas se tornam muito imprevisíveis. Dessa forma, um empreendedor que deseja prosperar, precisa estar preparado para todos os imprevistos relacionados ao negócio. Um bom curso de PNL pode te ajudar com essa tarefa, pois essa técnica visa o seu desenvolvimento profissional e traz uma série de benefícios. 

Instabilidade do mercado

Estamos vivendo uma forte recessão econômica provocada pela pandemia da COVID-19. E tudo causou uma grande instabilidade no mercado, atingindo diversos setores em cheio. Por isso, se você não estiver preparado para enfrentar possíveis crises e momentos de instabilidade financeira, certamente vai decretar falência em pouco tempo. Esse é um risco potencial que todo empresário costuma passar. 

E não adianta achar que essa volatilidade do mercado não pode afetar o seu negócio. Pelo contrário, se você não tiver uma boa reserva financeira para enfrentar uma eventual crise por causa da queda acentuada nas vendas ou por outros motivos, é melhor nem pensar em abrir uma empresa. Seguramente, as chances do seu negócio passar por isso são grandes. É algo inevitável no mercado. 

Altos gastos mensais

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, um outro risco que todo empreendedor corre, é a possibilidade de ter altos gastos mensais, bem acima do que ele estava esperando. Vale lembrar que, no Brasil, temos uma altíssima carga tributária. Agora some todos os impostos mensais obrigatórios ao aluguel do local, pagamento de funcionários, água, luz, internet, telefone, fornecedores e outras despesas fixas. Ufa! Conseguir arcar com tudo isso pode ser um grande desafio. 

Por isso, os gastos mensais podem ser bem altos para o empreendedor menos experiente. A grande questão é que ele corre o risco de não dar conta de arcar com todas essas despesas e tudo virar uma enorme bola de neve. Os gastos de uma empresa podem ser altos, principalmente se o empreendedor não tiver um bom capital de giro ou uma organização financeira eficiente. Dessa forma, não deixe de cogitar esse risco, caso pense em abrir uma empresa. 

Não conseguir se destacar

Mais um risco que você poderá enfrentar no mercado. Milhares de empreendedores usam estratégias de marketing erradas ou pouco eficientes e não conseguem fazer seus negócios se destacarem no mercado. A grande questão é que, ter uma boa visibilidade, mesmo perante a concorrência, nem sempre é fácil e não acontece da noite para o dia. Aliás, muitas empresas tentam ganhar mais destaque durante anos, mas nem sempre conseguem. 

Por isso, tenha sempre uma carta debaixo da manga, caso o seu negócio não tenha destaque no mercado. Lembre-se sempre de que isso pode acontecer e que você precisa encontrar alternativas para continuar mantendo a empresa funcionando, bem como o ritmo de vendas, para dar conta de honrar com os compromissos financeiros. Um curso de coaching pode deixar as suas ações mais assertivas para que sua empresa ganhe mais destaque. 

Ter poucos clientes na base

Quer queira ou não, todo negócio corre esse tipo de risco, até mesmo uma sala de treinamento no Rio de Janeiro. São diversos os fatores que podem levar uma empresa a ter poucos clientes: mal atendimento, preço dos produtos ou serviços acima da média de mercado, localização ruim, pouca ou nenhuma visibilidade online, má administração, dentre outros. E nenhum negócio que se preze, consegue sobreviver com meia dúzia de clientes. 

Por isso, saiba que esse é um risco eminente para todo empreendedor. Ter essa consciência de que isso pode acontecer, vai te motivar a trabalhar arduamente para fazer  uma boa gestão do seu negócio e conquistar o maior número de clientes possível. Pode até ser trabalhoso, mas é melhor do que correr esse risco e ser obrigado a fechar as portas, fazendo a concorrência sorrir até as orelhas. 

Agora que você conhece os riscos que todo empreendedor precisa estar preparado para enfrentar, que tal se precaver contra eles e fazer sua empresa prosperar de vez? Boa sorte. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: