Segurança de dados: Como promover na sua empresa?

Por Luiza  |  15/06/2022  |  Comente »

Em um mundo cada vez mais tecnológico, novas necessidades vão surgindo dentro das empresas, enquanto a alguns anos atrás, a prioridade era garantir a segurança física dos funcionários e dos equipamentos, nos dias de hoje é preciso se preocupar com algo a mais: os dados. 

Dentro do universo mundo virtual, milhares de dados correm de um lado para o outro diariamente, fornecendo centenas de informações valiosas de usuários e da sua própria empresa que trabalha com oxigênio medicinal.

Afinal, informações valiosas são compartilhadas na internet, e qualquer uma que for hackeada, violada ou roubada, pode acarretar em um prejuízo enorme para qualquer negócio, se você não quer que isso aconteça, recomendamos que utilize a segurança de dados dentro do seu negócio. 

Sendo assim, no texto de hoje iremos mostrar como promover a segurança de dados dentro da sua empresa, iremos separar algumas dicas de como você pode deixar o seu lado virtual muito mais seguro, bora conferir? Então vamos lá!

Mapeie todos os riscos existentes dentro da sua empresa

O primeiro passo para promover a segurança de dados dentro da sua empresa, é mapeando todos os riscos existentes e que podem ser prejudiciais para o seu negócio, afinal, não são apenas fatores externos que podem afetar suas informações que estão salvas. 

É preciso mapear por completo e identificar os possíveis problemas disponíveis na sua empresa que vende exaustor centrífugo, panes tecnológicas, vazamentos internos intencionais, queda frequente de energia, equipamentos danificados e más práticas de uso de dados, são alguns exemplos que podem ocorrer no seu negócio e devem ser analisados previamente. 

Adote um sistema em nuvem

Quando falamos de problemas no servidor e panes tecnológicas, existe um recurso que pode acabar com isso de maneira efetiva: o armazenamento em nuvem. Essa metodologia, garante que todos os seus dados sejam salvos em servidores externos, ou seja, em uma “nuvem virtual”. 

Isso permite muito mais segurança, e praticamente anula qualquer chance de invasão em servidores internos ou perda por problemas técnicos. 

O armazenamento em nuvem pode ser acessado de qualquer computador e em qualquer lugar, trazendo mais segurança e consequentemente, mais praticidade para seus colaboradores. 

Limite os acessos às informações

Por mais que a troca de informações seja algo importante dentro de muitas empresas, existem certos dados que têm que ser restritos, justamente, a fim de evitar qualquer vazamento interno ou vindo de dentro da corporação. 

Até mesmo um “sem querer”, pode acarretar em vazamentos e consequentemente, prejuízos para a sua empresa. Mantenha os dados em sigilo e não compartilhe todas suas informações com todas as pessoas. 

Procure limitar o acesso e compartilhe apenas o necessário com cada colaborador, ou seja, só forneça as informações que eles precisam saber para nada além disso. 

Se previna de ataques externos

Os ataques externos são, provavelmente, a maior causa da perda de dados nas empresas, então, é preciso se prevenir para que o número seja reduzido ou até mesmo excluído de qualquer operação. 

Não existe nenhuma prática que garanta 100% que nunca irá acontecer um hacker ou roubo de dados, porém, algumas estratégias podem funcionar e garantir a proteção e uma segurança muito maior da sua empresa que vende luva de vaqueta

Atualize o sistema com frequência, faça diagnósticos de vírus, neutralize eventuais “gargalos” existentes, crie senhas fortes, restrinja o compartilhamento de dados, verifique os sites seguros e atualize as barreiras de proteção. 

Converse com os colaboradores

Por fim, para que todas essas práticas demonstram o máximo de efetividade, é crucial que você converse com seus colaboradores e adote práticas e uma ideologia totalmente voltada para a segurança de dados. 

Procure informá-los e instruí-los para sempre procurarem a segurança, mantenha-os informados e mostre para eles como eles podem garantir sua segurança individual. 

Se cada um fizer a sua parte, a probabilidade do seu ambiente se manter seguro é muito maior em uma escala coletiva. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou sobre o texto de hoje? Curtiu? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: