5 dicas de como trabalhar com mídia paga!

Por Luiza  |  17/06/2022  |  Comente »

Para aumentar as oportunidades de vendas, promover o seu negócio e tornar a marca conhecida, as empresas podem investir em mídia paga, criando campanhas e veiculando-as em canais com grande potencial.

A mídia paga é uma estratégia muito interessante, que gera ótimos ganhos e tem a possibilidade de ser mensurável, proporcionando excelente lucratividade.

O uso dessa estratégia tem se tornado muito comum, sendo uma grande aliada das estratégias de Inbound Marketing nas empresas. 

Um dos motivos que levam as marcas a utilizarem esta estratégia é o baixo alcance orgânico que algumas publicações. Isso exige investimentos em ações pagas para que as publicações alcancem o público que deseja ou que foi definido conforme o planejamento.

Ao executar as ações corretamente, considerando a persona (representação ideal do cliente) e as etapas do funil de vendas, as compras de mídia podem gerar um impacto positivo, acelerando e potencializando os resultados.

Para quem não conhece o poder da mídia paga ou quer entender melhor os benefícios, além de aplicar esta estratégia corretamente em diferentes canais, pesquisar informações é o caminho para o sucesso.

O que é mídia paga?

Mídia paga consiste em todo tipo de promoção é feito através do pagamento para veicular conteúdos em um determinado espaço e assim atingir o seu público-alvo. Essa mídia pode ser:

  • Anúncios;
  • Links patrocinados;
  • Banners em redes sociais ou nos mecanismos de busca.

Esses artifícios aumentam a visibilidade do seu site, gerando tráfego e atingindo a audiência desejada.

Quando se fala de mídia paga, as pessoas se referem a mídia digital, espaço onde este termo é muito utilizado.

No âmbito digital, as mídias pagas incluem diversas ações com diferentes formatos e canais de marketing.

As empresas de manutenção de nobreaks, por exemplo, pagam para veicular os seus conteúdos nesses espaços na internet, visando ter maior alcance, tornando a marca mais conhecida e conquistando o público adequado para o negócio.

Quando se deseja ter um público mais amplo, é preciso aumentar a visibilidade de um lançamento e assim deixar a empresa em uma posição de destaque.

O SEO (Search Engine Optimization) e outras estratégias de marketing continuam sendo relevantes, mas os empreendedores que desejam ter resultados mais expressivos, devem levar em consideração os investimentos em mídia paga, pois são uma excelente escolha.

Motivos para investir em mídia paga

Há vários motivos que levam as empresas a realizarem investimentos em mídia paga. Alguns exemplos são:

  1. Gera tráfego para o seu blog/site

No processo de chamar atenção do público o uso de inbound marketing é muito comum, já que permite atrair os consumidores de modo voluntário. 

As marcas atuam na criação e distribuição de conteúdos para atingir as pessoas durante a jornada de compra.

Isto posto, é possível melhorar o tráfego do site ou blog utilizando mídia paga e assim torná-lo mais conhecido. 

Os anúncios, independentemente da mídia, possuem links que direcionam o usuário para a página, por exemplo, de uma empresa de portaria.

Na página, a pessoa pode encontrar um artigo no blog, vídeo ou uma landing page criada para desenvolver conteúdos ricos e assim ter mais leads (potenciais clientes).

  1. Possibilidade de ter resultados mais rápidos

A mídia paga gera resultados mais rápidos do que o tráfego orgânico. Ao elaborar uma campanha paga para alugar sala comercial, os profissionais já podem ter uma estimativa dos resultados.

A partir do momento em que o anúncio é liberado, em pouco tempo a empresa consegue ver os resultados com a chegada de possíveis inquilinos.

Um ponto positivo é o baixo custo de investimento. Ou seja, qualquer empresa pode investir em campanhas segmentadas que ajudam a direcionar o tráfego, e assim os primeiros leads são gerados com rapidez.

  1. Identificação e segmentação do público

Um erro muito comum é investir em mídia paga sem ter conhecimento do público que deseja conquistar. 

Se a empresa não conhece o público ou tem dúvidas sobre este detalhe, é possível criar campanhas de mídia paga como uma forma de experimento.

Deste modo, é possível fazer a segmentação a partir dos dados obtidos, assim será possível entender algumas características do seu público, como:

  • Localização;
  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Preferências e interesses.

Um detalhe importante é que as pessoas devem entender que a mídia paga precisa ser direcionada, mesmo que não tenha uma persona (representação do cliente ideal) definida.

A estratégia tem uma segmentação diferenciada em cada rede social. 

Por isso, dedicar tempo para pesquisas aprofundadas sobre o público é o melhor jeito de fazer um bom uso e ter excelentes resultados com as campanhas de aparelho de endoscopia, por exemplo. 

  1. Flexibilidade nos investimentos

Os valores de investimentos podem ter variações, pois, dependem dos objetivos que o empreendedor deseja alcançar e das particularidades do negócio.

Em um primeiro momento, a mídia paga permite a realização de testes sem a necessidade de investir altos valores. Com isso, é possível avaliar como o público responderá e qual será o CAC (Custo de Aquisição dos Clientes).

Durante a execução das campanhas, é crucial acompanhar se elas estão gerando o ROI (Retorno Sobre Investimento) esperado.

  1. Excelente mensuração de resultados

Um benefício interessante da mídia paga é a possibilidade de acompanhar os resultados com facilidade. 

Os empreendedores podem acompanhar em tempo real os ganhos com as campanhas e assim entender melhor as preferências do público, o que dá ou não certo, além de ter ideias para os próximos conteúdos.

Vantagens da mídia paga 

No marketing digital é muito importante ter destaque, ou seja, a frase “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido. 

Com muita concorrência, é necessário que o seu negócio tenha uma vantagem competitiva em relação aos outros.

Sendo assim, investir nessa técnica  pode render muitas vantagens como:

  • Oportunidade de identificar e segmentar corretamente o seu público;
  • Resultados rápidos e mensuráveis;
  • Diversidade de formatos;
  • Investimentos flexíveis conforme o orçamento e objetivos;
  • Ajuda no aumento de visibilidade e tráfego.

Com estas e outras vantagens que ajudam no crescimento do negócio, os investimentos em mídia paga são muito interessantes para melhorar o desempenho de uma fábrica de muro pré moldado e de outras áreas.

Como funciona a mídia paga?

Qualquer empreendedor pode utilizar a mídia paga e de modo simples, para isso é preciso: 

  • Determinar o orçamento;
  • Selecionar o público-alvo ;
  • Pagar as ações com base em cliques ou visualizações, entre outras.

No marketing digital há a mídia paga, mídia orgânica e mídia própria. A paga envolve investimentos em espaços publicitários para que o serviço de laudo técnico elétrico, por exemplo, tenha mais notoriedade.

A mídia própria consiste em canais da empresa, ou seja, as redes sociais, site e blog que são utilizados para divulgação de conteúdos, anúncios, entre outros. 

Um fator positivo deste tipo de mídia é o controle que se tem sobre ela, algo que permite promover os conteúdos que você quiser e quando desejar.

Já a mídia orgânica se resume em todo engajamento que as mídias próprias e pagas geram entre o público. 

Basicamente, esse aspecto diz respeito aos comentários, compartilhamentos, menções, recomendações e avaliações positivas que a marca gera na internet, resultado dos esforços e estratégias de marketing.

A combinação destas mídias têm um alto potencial que pode render muito sucesso, reconhecimento, lucros, além de tornar a empresa uma referência no marketing digital.

Mídias pagas mais utilizadas 

Conhecer os principais canais de mídia paga, que são referência para conseguir resultados satisfatórios. 

Quanto mais informações sobre eles, mais fácil será o processo criativo das campanhas. Para isso, os mais utilizados são:

Google Ads

É a plataforma oficial do Google destinada à publicidade online que permite a criação de links patrocinados. 

Esses links são os famosos anúncios pagos que aparecem no topo dos resultados de pesquisa no buscador sempre que a pessoa realiza alguma busca.

O pagamento é conhecido como PPC (Pay Per Click), o pagamento é realizado por clique, visualização ou impressão.

Sendo assim, a plataforma possibilita definir um orçamento diário ou total, a duração para campanha e outros detalhes.

Os anúncios são direcionados a partir das palavras-chave e a plataforma oferece diferentes formatos de anúncios:

  • Rede de display;
  • Vídeos;
  • Rede de pesquisa;
  • Google Shopping;
  • Apps.

Com diferentes formatos, certamente há um que pode ajudar as empresas, sejam elas de estudo de impacto ambiental, ou outro segmento. 

Facebook Ads

Disponibiliza diferentes formatos de anúncios para as campanhas de marketing. A plataforma permite ir além do textual para chamar atenção do seu público e ter um excelente volume de audiência.

No Facebook Ads é possível segmentar o público e direcionar os anúncios conforme o perfil que a empresa deseja conquistar.

Instagram Ads

A plataforma Ads do Instagram é uma das mais utilizadas nas estratégias de marketing digital, uma opção que pode render excelentes resultados para a empresa.

O foco do Instagram Ads é a mídia de performance, com grande ênfase na parte visual, além de promover o compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração.

A rede social disponibiliza algumas opções de anúncios como: carrossel que permite até 10 cartões (fotos/vídeos); apresentações multimídia, coleção, imagem ou vídeo único.

Linkedin

Conhecida como a rede social de relacionamento voltados mais para o profissional, mas não se limita apenas ao envio de currículos e networking.

No Linkedin, as empresas de proteção radiológica e de outros segmentos empresariais  devem ter interesse em trabalhar o branding (gestão de marca) para conquistar profissionais talentosos. Afinal, um time qualificado consegue elevar os resultados.

As ferramentas para criação de anúncios no Linkedin são semelhantes às do Google Ads.

Portanto, os investimentos em mídia paga são excelentes para potencializar o marketing digital, aumentando a relevância da marca e gerando resultados interessantes para as empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: