Como formar uma base de clientes fiéis?

Por isabela  |  26/07/2022  |  Comente »

Montar uma base de clientes é um desafio e tanto para a maioria das empresas que entendem a importância de contar com o bem mais valioso já conquistado por uma marca: o cliente.

Hoje as pessoas estão cada vez mais adeptas a um modelo de negócio que procure criar um relacionamento profundo e sincero com seus clientes, justamente com o objetivo de fidelizá-los a marca.

Ao procurar por um fabricante de bobina de papel kraft, por exemplo, o usuário deseja muito mais do que apenas conhecer o produto ou serviço oferecido pela marca, mas deseja uma experiência de atendimento que o prenda naquele espaço.

E é justamente assim que a fidelização de um cliente começa. Fidelizá-lo traz inúmeros benefícios para ambos os lados e pode mudar por completo a relação entre marca e consumidor.

Isso porque, enquanto a empresa conta com um cliente que sempre irá consumir dele e até mesmo indicar a marca para outras pessoas, esse mesmo cliente também se sentirá tranquilo e confiante ao consumir algo de uma marca que já conhece muito bem.

Seja o seu negócio uma fabrica de tinta para plastico ou até mesmo uma loja de roupas, fidelizar seus clientes é essencial para que você construa uma boa base de consumidores que acreditem e confiem na sua marca.

Por isso, neste artigo você irá entender desde o conceito de fidelização de clientes até dicas práticas para fidelizá-los e garantir ainda mais resultados positivos para a sua empresa, independente de qual seja o segmento dela.

Entenda o que é fidelização de clientes

Quando falamos de fidelização, nos referimos a uma característica que vem da palavra fiel, ou seja, é alguém que não troca um determinado objeto ou pessoa por nada e nem ninguém que possa surgir no caminho.

Vamos imaginar que uma pessoa conheceu uma marca que vende produtos para tratamento de água e começou a consumir dela. Ao ver que a qualidade do produto é ótima e o atendimento também é excepcional, dificilmente ela irá consumir o mesmo produto de outra marca.

E isso acontece com mais frequência do que possamos imaginar. Todos nós temos algum produto ou serviço queridinho de uma marca específica que não trocamos por nada que possa surgir no mercado, independente de qual promessa ele faça.

Fidelização é justamente isso, é entregar algo tão bom ao seu cliente que ele não irá querer consumir o produto ou serviço de outra marca no mercado, apenas o da sua. Não é incrível?

Além de se tornar um consumidor que compra várias vezes de você, ele ainda poderá recomendar o seu negócio para amigos e familiares, independente se é uma rede de fornecedores de acoplamentos ou até mesmo uma marca de aparelhos eletrônicos.

A fidelização de clientes é extremamente importante para garantir que a sua empresa sempre conte com consumidores que consumam de você, independente das circunstâncias da sua marca e ainda a indiquem para outras pessoas.

Sem contar que isso pode gerar ótimas avaliações no mercado e auxiliar na construção de uma ótima reputação e influência da sua marca perante os seus concorrentes, gerando não apenas mais vendas, mas também um grande reconhecimento.

Entretanto, essa fidelização não acontece do dia para a noite. As empresas que possuem uma base de clientes fiéis precisaram de estratégias certeiras para garantir que os consumidores vissem o diferencial e exclusividade da marca no mercado.

4 dicas para fidelizar seus clientes

Tanto uma rede de empresas de montagem elétrica industrial quanto uma escola infantil particular, por exemplo, precisam garantir a fidelização de seus clientes para que a marca não tenha perdas no decorrer do caminho.

Como sabemos que essa não é uma tarefa fácil, selecionamos algumas dicas para te ajudar a colocar em prática as principais estratégias com o objetivo de fidelizar os seus clientes. Confira:

  1. Entregue valor ao cliente

Quando um cliente compra o seu produto ou serviço, ele faz isso para obter os benefícios e ótimos resultados que você prometeu para ele, seja no momento da venda ou em alguma campanha de divulgação.

O cliente que decide desembolsar um determinado preço pelo que você oferece, deseja receber o dobro em valor, e é aqui que muitos empresários acabam se confundindo, isso porque valor e preço são coisas bem diferentes.

Quando falamos do preço da contratação de um fornecedor embalagem blister, por exemplo, nos referimos ao valor em moeda que será pago pelo cliente, ou seja, o tanto que ele irá desembolsar para contratar esse serviço ou adquirir o produto.

Já quando falamos de valor, nos referimos a como esse serviço ou produto irá ajudar esse cliente e o que oferece de bom e diferente para ajudá-lo, ou seja, o valor está diretamente ligado a boa experiência que o seu cliente terá com o que a sua marca oferece.

Por isso é de extrema importância garantir um grande valor ao seu produto ou serviço, pois isso será essencial no processo de fidelização, pois o consumidor entenderá o que a sua marca tem de diferente e especial no mercado.

  1. Ofereça um ótimo suporte

Contar com um bom suporte é essencial para que o cliente se sinta abraçado pela sua marca e saiba que poderá contar com ela para o que for preciso, afinal de contas, nunca sabemos o que pode acontecer.

Às vezes um cliente irá precisar da ajuda de um fabricante de transportadores industriais para entender mais a fundo sobre o serviço que contratou e como irá funcionar todo o processo.

Nesses casos, a sua marca precisa contar com um ótimo time de suporte e atendimento para estar sempre à disposição e ajudar os clientes no que eles precisarem, seja para esclarecer uma dúvida, resolver um problema ou apenas aderir a um feedback.

Essa parte é extremamente importante, pois quando o cliente sente que possui uma boa relação com a marca, as chances de ele continuar a consumir da empresa serão ainda maiores.

  1. Adira feedbacks

Os feedbacks são uma parte extremamente importante para auxiliar no desenvolvimento de qualquer coisa, seja de uma empresa de gradil ou até mesmo no nosso desenvolvimento pessoal, eles sempre nos mostram uma nova perspectiva.

Quando falamos de relação entre marca e consumidor, isso não seria diferente, justamente porque existem perfis de clientes que sempre enviam algum tipo de feedback para as marcas, exaltando seus pontos positivos e apontando os que precisam ser melhorados.

Por isso, adira a todos eles, não fuja dos feedbacks negativos, pois eles são os mais importantes justamente para ajudar a sua empresa a crescer e agradar ao máximo de pessoas possível.

Claro que a sua empresa não será perfeita e não irá agradar a todas as pessoas do mundo, mas ao mostrar ao seu cliente que está se esforçando para fazer um trabalho melhor, ele se sentirá ouvido pela sua marca e as chances de fidelizá-lo serão ainda maiores.

  1. Mantenha o relacionamento

Por fim, manter o relacionamento com o seu cliente é um passo quase que obrigatório para toda empresa que queira fidelizar o seu cliente e construir uma boa base de consumidores dentro do segmento.

Isso porque a fidelização começa com o relacionamento, afinal de contas não há como ser fiel a alguém que você não possui intimidade, não é mesmo? E essa intimidade é construída a partir da comunicação e relação entre ambos os lados.

Por isso, mantenha sempre contato com os seus clientes, seja para pedir um feedback ou até mesmo saber como eles estão. Hoje, você consegue fazer isso através de diversos meios, como:

  • Telefone;
  • SMS;
  • E-mail;
  • WhatsApp;
  • Redes sociais;
  • Correspondência. 

Cuidar da manutenção do relacionamento com o seu cliente fará com que ele se sinta ainda mais íntimo e próximo da sua marca, aumentando a satisfação dele, que a longo prazo o fideliza à sua empresa.

Essas foram apenas algumas das dicas que você poderá aderir para começar a atrapalhar na fidelização e na construção de uma boa base de clientes. Lembre-se sempre de continuar estudando sobre o assunto para aplicar novas táticas à sua marca.

Considerações finais

Não veja os seus clientes apenas como números, lembre-se que por detrás de cada pedido existe uma pessoa, um ser humano com necessidades, desejos, dores e expectativas que, na maioria das vezes, irão ser suprimidos pelo que a sua marca oferece.

Por isso, se preocupe em sempre entregar o melhor ao seu cliente e estar por perto para que ele não se sinta abandonado após comprar o que você oferece. Mostre a ele que ele não é mais um número, mas uma parte fundamental para a saúde do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: