Como tornar sua startup conhecida e conseguir patrocínios

Por isabela  |  19/08/2022  |  Comente »

Nos últimos 6 anos, as startups cresceram mais de 300% no Brasil e atualmente, são um dos tipos de negócios mais populares do mercado contando com 13.552 empresas espalhadas pelo território nacional, se tornando mais comuns do que rótulos adesivos em embalagens. 

Com toda essa popularidade e crescimento dentro desse segmento, a disputa por espaço também aumentou consideravelmente, e ter uma startup pode não ser o suficiente para alcançar o sucesso, é preciso se consolidar dentro desse mercado. 

Mas, sabemos que nem sempre essa é uma tarefa fácil, e quem costuma ajudar essas ideias de baixo orçamento são justamente as grandes marcas, os patrocinados e os investidores, que depositam recursos e acreditam em projetos de startups, fazendo esse mundo crescer cada vez mais. 

Pensando nisso, no texto de hoje nós vamos mostrar para você como tornar sua startup conhecida dentro do mercado e conseguir patrocínios para que ela suba de nível cada vez mais, bora conferir? Vamos lá!

Esteja presente no ambiente digital

A primeira maneira de ser conhecido e ampliar suas chances de conseguir patrocínios é garantindo presença dentro do ambiente digital, as startups costumam nascer da tecnologia, então nada melhor do que usar ela ao seu favor para divulgar mais sobre seu negócio. 

Se movimente nas redes sociais, esteja presente nos diferentes canais de comunicação, também é importante que monte um blog e aposte no bom e velho email, todas essas ferramentas ajudam a se conectar com o público e mostrar um pouco mais sobre a sua ideia, o seu projeto e como você está o desenvolvendo. 

Participe de eventos

As startups são comuns na atualidade, assim como uma bobina de papel dentro de qualquer negócio, e isso faz com que vários eventos sejam criados voltados para esse segmento, eles podem ser a chance de mostrar sobre o seu trabalho e atrair a atenção de potenciais patrocinadores, ainda mais agora em um período pós-pandêmico onde os eventos voltaram com força máxima. 

Alguns nomes comuns de eventos que vale a pena pesquisar são: CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), Circuito Startup e Startup Weekend, dê uma olhada nesses e em outros que podem surgir no decorrer do ano. 

Elabore um plano de negócios robusto

Apenas uma boa ideia pode não ser o suficiente para ser reconhecido e atrair patrocínios até o seu negócio, muitas vezes é preciso ter algo a mais, e é exatamente aí que entra o plano de negócios. Ter um planejamento robusto chama a atenção e faz com que você ganhe notoriedade e reconhecimento na sua área.

Procure elaborar um plano robusto, extremamente informativo, que mostre que você tem visão e sabe o que deseja fazer com a sua startup, coloque seus produtos, serviços, suas ideias,e como planeja se desenvolver, isso com certeza traz segurança para os potenciais patrocinadores. 

Desenvolva uma boa apresentação e mostre os benefícios de te patrocinar

Além do plano de negócios, é importante também, desenvolver uma boa apresentação e mostrar quais são os benefícios para quem deseja te patrocinar, procure contar um pouco sobre sua startup, seus objetivos, sua criação, suas ideias e por aí vai, seja criativo e capriche em algo cativante. 

Nos benefícios, mostre dados concretos, resultados, projeções, e procure convencer o patrocinador de que aquilo é uma boa ideia, e de que a sua bomba de vácuo para ar-condicionado, pode revolucionar o mercado da refrigeração e ser um ponto benéfico para quem está cedendo recursos. 

Experimente plataformas de captação de recursos e de apoio das aceleradores de startups

Por fim, existem inúmeras formas de encontrar potenciais patrocinadores, entre eles temos justamente as plataformas de captação de recursos e o apoio das aceleradores de startups, o primeiro consiste em diversas páginas onde as pessoas podem ver as ideias e realizar seus investimentos, sendo ótimas para ganhar visibilidade e atrair patrocínio, entre as principais temos: Wefunder, AngelList e CircleUp.

Já o segundo são organizações que ajudam startups, ou seja, essas corporações procuram de forma frequente, potenciais negócios para investirem seus dinheiro, entre as principais temos: ACE, Cesar Labs e Baita.

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha curtido o conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: