Conheça o Qwiki

Por  |  01/02/2011  |  Comente »

Qwiki

Pois é, mal começamos a desvendar direito as técnicas para aprimorar e tirar proveito do Search Engine Optimization (SEO) e  já estamos aqui falando da evolução do sistema. Pois bem, pode até ser um termo desnecessário para definir o Qwiki, porém a verdade é que o sistema tem o potencial para futuramente, com a sua popularização, se tornar isso mesmo: um SEO personalizado.

Mas vamos primeiro desvendar o que é o Qwiki. É um sistema, desenvolvido nos moldes da plataforma da wikipédia, mas ao contrário deste que só apresenta texto, o Qwiki engloba, som, vídeo e texto, tornando a experiência muito mais intuitiva e convergente. A sacada mais legal do Qwiki a meu ver é que ela funciona como um agregador pessoal, inclusive com assistência mobile.

Vou me explicar melhor. Imagine que você acorda, liga seu computador e ele diz a você, as informações básicas do dia, te dá às notícias que você quer, as notícias que você mais procura, lhe dá informações quanto à previsão do tempo, em tempo real, e falando com você. Parece ficção científica não é? Mas não é tão longe que isso aconteça com o Qwiki, não. O vídeo abaixo mostra uma animação feita ilustrando como o sistema pode chegar até esse nível.

Uma das coisas mais interessantes sobre o Qwiki é que na semana passada recebeu apoio de ninguém menos que Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook. O site que estreou em Outubro de 2010 para alguns convidados, segundo informações já passa dos 3 milhões de usuários cadastrados.

Bom, ainda carece de informações precisas, o sistema ainda é restrito nos EUA, porém não duvide que em breve todos nós também conheceremos um pouco mais sobre esse novo modelo de interação e seleção de conteúdo.

Fonte: Rafael de Jesus Gomes

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: