Qual é a hora certa para automatizar processos?

Por Mais Empresas  |  27/09/2019  |  Comente »

Há uma gama considerável de fatores que podem agregar para o bom desempenho organizacional de uma grande corporação, ou mesmo para empresas de médio ou pequeno porte. Com toda certeza, a automação de processos é uma das principais.

De fato, hoje em dia já se fala em Indústria 4.0. Trata-se de um dos conceitos mais recentes em termos de gestão e tecnologia, que lida com a interconexão entre maquinário, softwares, líderes e colaboradores de maneira inovadora.

De todo modo, não é preciso ter uma indústria extremamente tecnológica para investir em automação de processos. Você sabia que o uso de uma simples tabela digital já é um tipo de automação?

Pois é. Nós aplicamos a automação sempre que designamos algum processo feito por humanos e integramos com a tecnologia de máquinas ou dispositivos digitais, quaisquer que sejam eles.

Adiante, entenderemos melhor como funciona o processo de implantação desse incrível recurso e qual o melhor momento para fazê-lo.

A revolução das últimas décadas

De fato, a forma mais moderna de tornar a dinâmica da empresa eficiente, e de tomar posse do controle de todas as etapas dos processos empregados, é a da automatização.

Antes de entender qual o momento ideal de recorrer a ela, é preciso compreender do que exatamente se trata, e quais são todas as vantagens e exigências implicadas nessa tomada de decisão.

Embora os recursos tecnológicos sejam comuns para gerações mais novas, os nativos digitais, quem presenciou a rotina dos escritórios antes e depois dos computadores e microcomputadores, viu o tamanho da mudança causada.

Como dito acima, uma simples tabela digitalizada já é um tipo de automatização. Portanto, a automação pode envolver processos mais complexos e hierarquizados, como no caso de grandes indústrias, mas também outros mais simplificados.

Em todos os casos, apesar das enormes diferenças de implementação e instalação do formato de trabalho, ela sempre traz melhorias.

Isso se verifica, por exemplo, no caso da indústria de Usinagem de peças. Para os familiarizados com o CNC (sigla para Computer Numeric Control; Comando Numérico Computadorizado, em português), sabe como a computação influenciou nos processos mais pesados deste setor.

Tais sistemas permitem a automação de várias máquinas, como:

  • Puncionadeiras;
  • Fresadoras;
  • Entalhadeiras;
  • Retificadoras;
  • Furadeiras;
  • Tornos, etc.

O aumento de produção, e mesmo a precisão e qualidade de acabamento que essa tecnologia de automatização permitiu, é verdadeiramente revolucionário.

Você já ouviu falar em verticalização?

Uma das grandes palavras do momento é “padronização”.

Essa regra costuma ditar os parâmetros tanto para ramos industriais e de manufatura quanto para serviços em geral.

Conforme demonstrado, não é difícil imaginar como a automação pode beneficiar uma linha de fabricação de cilindros hidráulicos. Porém, ela pode e costuma ir muito além disso.

Hoje uma pessoa vai a um restaurante e espera ter a mesma experiência da última vez, se percebe no atendimento ou mesmo na refeição que ela pede uma mudança drástico, é irá se decepcionar e reclamar.

O que precisa ficar claro, em casos assim, é que para tudo sair da melhor maneira possível é preciso verticalizar a linha de produção.

Ou seja, é preciso criar uma hierarquia de mando e de comando que traga esse controle para a mão dos cargos-chave. Isso só pode ser feito através de soluções de automatização.

A mesma lógica serve para a sua e todas as demais empresas, com as devidas adaptações, esteja ela na área de produto ou de serviços. Um processo aplicado desta maneira costuma incluir:

  • Uma fabricação verticalizada;
  • Maquinários e equipamentos interconectados;
  • Softwares de gestão de estoque;
  • Softwares de gestão financeira;
  • Softwares de gestão de clientes;
  • Métodos de verificação e revisão;
  • Controles de qualidade severos, etc.

Produção escalável e segurança do trabalho

Ainda no caso de grandes processos de automatização, outra vantagem bastante considerável é a da escala de produção, bem como da segurança dos colaboradores.

Imaginemos uma Montagem de equipamentos eletrônicos, com aquelas esteiras industriais enormes, e toda a divisão de trabalho em processos individuais: um inicia o tratamento da placa lógica, o outro o gabinete do equipamento final, o outro a conexão de ambos, o outro o lacre, e daí por diante.

Em uma realidade de décadas atrás esse processo podia ser bastante demorado e moroso, embora para a época representasse uma revolução tecnológica e nos costumes.

Com uma automação integrada de tipo hardware-software é possível criar a mesma linha de produção de modo incrivelmente mais rápido e eficiente, o que permite, por exemplo, subir a fábrica ao patamar 24 horas. Ou seja, ela irá trabalhar dia e noite.

Embora alguns vejam esse tipo de automação como “inimiga do homem”, tal visão não é verdadeira. Primeiro, são os homens que desenvolvem esses sistemas, e ganham por isso.

Além do mais, a manutenção desses sistemas é delicada e exige o que na área se chama manutenção preventiva, que é aquela rotineira, que não depende de um problema surgir para ser feita.

De fato, qualquer setor logístico da atualidade sabe a importância de fazer vistorias em seus equipamentos, as quais vão desde reparos e trocas de peças empilhadeira, por exemplo, até a substituição total do pátio.

Também assim, a tecnologia vem em favor do homem no sentido de aumentar a segurança do trabalho nesse tipo de ambiente, que antes disso era considerado bastante perigoso.

Transporte marítimo: exemplo paradigmático

Os malefícios para não utilizar a automação são muitos. O principal deles costuma ser bem simples: a sua concorrência já está fazendo isso há muito tempo, e certamente você corre o risco de seu cliente trocá-lo por ela.

Hoje a automação está em tudo. Quando você ouve falar em um simples Container marítimo, por exemplo, pode não imaginar, mas por trás desse tipo de transporte, que aliás é o maior do mundo, estão grandes sistemas de automação e de gerenciamento automatizado.

Tudo isso e muito mais seria impensável sem alguns softwares e hardwares que vieram substituir ou complementar o esforço de trabalho humano.

Ao falar em Locação de container, por exemplo, vários fatores entram em jogo. Além do controle de estoque, shelf-life (data de validade) e demais fatores logísticos, há as modalidades de transporte, que são:

  • LCL: Container com menor carga;
  • FCL: Container totalmente carregado;
  • Carga de tipo granel;
  • Carga de tipo neogranel, etc.

Sendo assim, para decidir estrategicamente se o frete deverá ser de tipo LCL ou FCL, o controle que a empresa deve ter do seu próprio material é primordial. E um simples detalhe ignorado pode ser a diferença entre tudo dar certo, ou ocorrer a perda de um lote e de milhares de reais.

Na ponta do lápis: quando e como investir?

Todos os dados mencionados acima precisam ser levados em conta na hora em que o empresário se fizer a pergunta: será que eu devo automatizar determinado processo da minha empresa?

Primeiramente, hoje grande parte dos processos já é automatizada, via computadores, como vimos acima. Mas também é verdade que existe muita gente sofrendo com gestão financeira, de clientes, de estoque, etc.

A conta que precisa ser feita é simples: qual o custo da implementação de que você precisa, em contraponto ao prejuízo que você tem por ainda não ter feito a mesma implementação.

Muitas vezes a economia que a automatização pode trazer já vale pelo seu custo de aquisição. É o caso de um conciliador de cartões que, como é sabido, esses sistemas unificam e controlam todos os pagamentos que um varejo recebe via cartão, seja de débito, crédito, refeição, etc.

Qual a melhor parte disso, além de agilizar o processo e talvez reduzir a quantidade de funcionários? Muito simples: as soluções mais recentes são integradas com as administradoras de cartão, e controlam toda a movimentação feita por elas.

Portanto aquele pesadelo que era o das cobranças indevidas, que podia comprometer boa parcela do seu lucro líquido, agora está impedido na base, graças à solução dos conciliares mais modernos.

Conclusão

Como dito, a automação está em todo lugar.

Um exemplo bastante emblemático disso, que muitos empresários já viram funcionando, mas não percebeu do que se tratava, é o da tradução simultânea preço.

Afinal, todo empreendedor que está acostumado a ir a palestras e workshops que ocorrem em outra língua, lança mão daqueles fones de ouvido que, como o nome já diz, traduzem a fala do palestrante em tempo real.

Naturalmente, há uma pessoa operando a tradução. Porém, quem dispõe desse serviço é a casa que promove o espetáculo. E com isso ela automatiza a relação dos seus funcionários ou parceiros com os clientes e público-alvo.

E faz isso com uma velocidade incrível, que demanda muita tecnologia e atenção para que nada saia do controle. Além de ser um sistema de tipo hardware-software, ele torna o serviço prestado muito melhor e mais atraente para o público.

Esse exemplo deve responder de modo claro o quanto a automação e gestão de processos pode tornar a experiência do seu cliente melhor, e garantir que ele não o troque pela concorrência na primeira chance que tiver.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: