O que é necessário para se tornar uma startup unicórnio?

Por Mais Empresas  |  12/10/2020  |  Comente »

Você já ouviu falar de “startup unicórnio”? O conceito é novo, mas quem é familiarizado com os termos do empreendedorismo digital, provavelmente deve ter ouvido alguma coisa sobre – pelo menos, a palavra “unicórnio” deve ter aparecido por aí.

Mas o significado é bem simples: a startup unicórnio consiste em uma empresa avaliada em mais de U$ 1 bilhão!

Não é à toa que se escolheu o nome unicórnio, pois é algo difícil de encontrar. Porém , diferentemente desses seres místicos, é possível sim conquistar esse valor na sua startup.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de empreendimentos cadastrados dobrou entre os anos de 2012 a 2017, saltando de 2.519 negócios digitais para 5.147. Atualmente, já temos mais de 12 mil startups brasileiras.

Claro que para alcançar o sucesso é preciso mais do que se intitular como uma startup. É necessário investir em inovação – e esse é o primeiro passo para se aproximar dos trajes de “startup unicórnio”.

No artigo de hoje, saiba o que é necessário para se tornar uma startup unicórnio e aprenda como ter um negócio inovador. Acompanhe a leitura!

De onde surgiu o nome “startup unicórnio”?

A primeira a usar a expressão “unicórnio” foi Aileen Lee, uma investidora de sucesso, em seu artigo “Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups”, em tradução: “Bem-vido ao clube do unicórnio: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares.

É possível alcançar essa margem? Claro que sim!

Aliás, qualquer negócio pode: seja uma empresa que trabalha com a produção de vinho para lembrança ou um empreendimento de tecnologia.

No entanto, é claro que não é fácil. A palavra unicórnio brinca justamente com essa ideia, pois o termo alude a algo raro e mágico.

A analogia faz ainda mais sentido se considerarmos que boa parte das startups começa com alguma ideia absurda.

Em 2013, data da publicação do artigo de Lee, a investidora mapeou 39 startups unicórnio. Hoje, segundo dados da CB Insights, há 442 negócios desse tipo em todo o mundo.

Como avaliar o valor de uma empresa?

Mas como determinar esse valor de uma startup? Basta verificar os lucros?

Não, existe uma ciência por trás dessa avaliação. Quando uma startup não tem capital aberto, normalmente essa análise é feita pelos fundos investidores.

Por exemplo, se você quer abrir uma empresa terceirizada de motoboy, os fundos de investidores são as pessoas que apostam na sua ideia e no potencial de crescimento do negócio, mesmo antes dos lucros.

Dessa forma, os investidores financiam a abertura da startup, dando suporte ao sucesso do negócio e esperando um retorno futuro.

Além dos fundos investidores, é preciso calcular outros recursos das empresas. 

Inclusive, algumas delas conseguem benefícios fiscais como a “Lei do Bem” (11.196/2005), que viabiliza a concessão de incentivo fiscal por parte do Governo Federal para startups que realizam pesquisa e desenvolvimento em inovação tecnológica.

No entanto, para desfrutar desse benefício, é necessário que a empresa esteja no regime de Lucro Real, Lucro Fiscal e emita CND ou CPD-EN (certidões negativas), seja para uma fabrica de galpão pré moldado ou outro setor.

Na Lei do Bem, também existe um mecanismo adicional para apoiar as startups

Por exemplo, uma empresa que não tribute no regime de Simples Nacional pode participar do sistema da Lei do Bem via parceria com outra empresa, desde que a segunda esteja enquadrada aos pré-requisitos da norma.

Dessa maneira, é possível que as receitas obtidas pelas empresas não sejam tributadas, o que contribui para aumentar a lucratividade e a avaliação da startup.

Como virar uma startup unicórnio?

Essa é a pergunta que todos querem responder. Afinal de contas, imagine abrir um berçário para bebê e ter um negócio avaliado por 1 bilhão de dólares? Com certeza, cresce os olhos de muitas pessoas.

Contudo, alcançar esse objetivo, não é tão simples assim. Até porque assim teríamos um grande número de startups unicórnio por aí, e sabemos que essa não é a realidade.

Além disso, não há uma “receita de bolo”. Tudo dependerá muito do mercado, das condições e da capacidade de inovação de cada empresa.

Porém, você pode começar com alguns passos: 

1 – Permaneça forte aos seus princípios

De acordo com o CB Insights, as startups com princípios fortes têm maiores chances de alcançar o sucesso.

Isso porque os funcionários se mantém engajados aos valores do seu negócio e, a longo prazo, isso pode contribuir para conquistar a posição de unicórnio.

Imagine, por exemplo, que um dos valores da sua empresa é fazer um envio rápido. Nesse sentido, os colaboradores vão se empenhar para que a entrega de remédio seja feita o quanto antes, colaborando com os princípios da startup.

2 – Invista em tecnologia

Grande parte das startups unicórnio investiram em tecnologia. Embora isso não seja uma regra, a inovação é a chance para o sucesso, visto que a automação está cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Atualmente, muitas atividades, que antes eram manuais, são feitas por máquinas ou intermediadas por plataformas tecnológicas.

É o caso de uma aula de sertanejo online. Hoje, é cada vez mais comum vermos escolas investindo nesse modelo dinâmico de estudo.

3 – Tenha foco no cliente

As startups unicórnio são reconhecidas pelo foco no cliente. Elas estabelecem um relacionamento saudável com o público, pensando sempre na acessibilidade e no melhor atendimento ao usuário.

Para isso, é necessário:

  • Perceber as dores e desejos da audiência;
  • Investir em amplos canais de atendimento;
  • Ter um site acessível e responsivo;
  • Pensar nas dificuldades do outro.

O foco no cliente é um trabalho de empatia. Se o seu interesse é abrir uma startup que ofereça serviço de motofrete, coloque-se no lugar o consumidor e veja o que falta no mercado para um atendimento mais amplo e de qualidade.

Muitas startups unicórnio começam desse jeito: o empreendedor passou por alguma dificuldade e esse foi o insight para construir um grande negócio.

4 – Não se perca em minúcias

Segundo pesquisas, as startups focadas em detalhes têm 21% mais chances de falhar. Isso porque a própria dinâmica desse modelo de negócio é muito rápida, com foco em preencher uma demanda do mercado.

Por esse motivo, a recomendação é adotar uma metodologia mais ágil, para abrir o seu empreendimento o quanto antes e já começar a oferecer soluções ao público.

Claro que isso não significa colocar na sua um produto mal feito ou um serviço ruim, mas aos poucos aprimorar a sua atividade, até que esteja perfeito.

Daí a importância de uma startup sempre ter uma sala de reunião para alugar e se encontrar com os colaboradores periodicamente. Dessa forma, é possível moldar melhor as ideias e investir em atualizações dos produtos e serviços.

5 – Determine a importância do seu empreendimento

Lembre-se do que te motivou a abrir a sua empresa. Isso ajuda a elaborar um planejamento que mostre a importância do seu negócio para o público, colaborando para a grande lucratividade da sua startup.

Além do mais, é necessário avaliar o que o seu empreendimento tem de diferencial, em relação à concorrência.

6 – Tenha uma boa cultura organizacional

Sabe o que as startups unicórnio têm em comum? Uma excelente cultura organizacional!

Os colaboradores realmente se sentem parte do negócio e estão dispostos a concentrar seus esforços em prol da empresa. Isso ajuda não só a alcançar o sucesso, mas diminui a taxa de rotatividade e contribui para encontrar bons talentos.

Afinal de contas, nada melhor do que contar com um especialista no assunto para abrir a sua empresa, não é mesmo?

Além disso, com uma cultura organizacional dinâmica e de sucesso, o reflexo desse bem-estar é sentido pela audiência, que passa a ter um atendimento muito melhor e a conhecer mais sobre a sua startup.

Conclusão sobre startup unicórnio

Vivemos no meio do boom das startups. Hoje em dia, é possível encontrar inúmeras empresas que surgem no cenário digital, para sanar várias deficiências do mercado, oferecendo maior praticidade na rotina.

Um dos grandes atrativos desses negócios é a sua alta capacidade de lucro. Por vezes, uma ideia simples pode ser milionária, basta saber como investir e como disponibilizá-la para todo o público.

No caso das startups unicórnio, o potencial não é milionário, mas, sim, bilionário. Não é à toa que esse é o sonho de muitos empreendedores digitais.

Como tudo na vida, é necessário ter planejamento e muito foco. Startups unicórnio são raras? Sim, mas elas nos mostram o quanto é possível ganhar bem com uma ideia inovadora.

Por isso, é o momento de colocar a mão na massa e tirar o seu projeto do papel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: