Endomarketing: como aplicar a estratégia

Por isabela  |  28/06/2021  |  Comente »

O endomarketing, ou marketing interno, compreende o conjunto de estratégias para “vender” a ideia da empresa aos colaboradores. 

Diferentemente do marketing comum, que tem foco no cliente, o objetivo do endomarketing é conquistar o público interno de uma marca, quem realmente vive o dia a dia e faz com que ela exista. 

Assim o interesse  pelo trabalho e a motivação dos funcionários aumenta, pois eles ganham participação ativa e propósito nesse ambiente. Inclusive, todas as ações de publicidade de uma empresa podem ser ineficazes se os próprios colaboradores não forem os primeiros a “levantar a bandeira”. 

Quem poderia (ou deveria) ser mais qualificado para falar de um produto ou serviço do que os próprios funcionários? Então, o endomarketing busca um alinhamento entre toda equipe que contribui para melhorar o ambiente corporativo, tornando o clima organizacional mais saudável. 

Estabelecendo uma comunicação clara e objetiva entre empresa e colaboradores e incentivando a interação, o resultado é engajamento. Apostar nesse sistema de geração de confiança mútua, pode ser o grande diferencial que sua empresa de totem precisava.

Como gestor, é fundamental garantir a qualidade de sua marca. E essa qualidade está direta e proporcionalmente relacionada à satisfação dos funcionários.

Se os seus objetivos são aumentar as vendas e fortalecer a imagem de sua empresa, garantindo seu reconhecimento no mercado, encontrou a estratégia certa. Um ambiente empresarial deve ser leve e produtivo, e o marketing interno compreende as ferramentas para isso. 

Para desenvolver o potencial de obtenção de resultados do seu negócio, continue lendo e entenda como as ações de endomarketing podem ser implementadas no dia a dia de uma empresa. Dessa forma, você pode adaptar as ideias para a sua realidade.

Incentive sempre a comunicação (endomarketing)

Incentivar a comunicação interna é a primeira estratégia, e também é a base de tudo para o endomarketing, afinal marketing significa comunicação. A proposta aqui é trabalhar e fortalecer o canal direto de contato com a sua equipe.  

Para começar, é importante que como gestor de uma marca, você crie um canal de diálogo com todos os colaboradores. Deste modo, é possível usar diversas ferramentas para esse fim, como: 

Mantenha os canais de diálogo abertos, afinal a comunicação deve ser uma via de mão dupla. Se você ainda não incentiva essa prática, certamente pode se surpreender dando atenção às opiniões da equipe.

Diferentemente da comunicação unilateral, você abre a oportunidade para que os funcionários também possam ter voz ativa, dando sugestões de melhorias para a empresa. 

Tente fazer enquetes internas para direcionar a tomada de certas decisões. Por exemplo, ao abrir uma filial, pergunte a opinião sobre qual letra caixa escolher para ser o foco da identidade visual, por exemplo. 

Tornar os membros participativos é uma forma de fazer com que os próprios funcionários se autovalorizem. Não importa o ramo ou setor, qualquer negócio apresentará resultados positivos ao implementar uma cultura interna de apoio e valorização dos colaboradores.

Motive seus colaboradores com palestras e treinamentos

Fazer palestras motivacionais faz toda a diferença e ajuda muito no desenvolvimento profissional e pessoal de uma equipe. Essa também é uma das estratégias do endomarketing.

Endomarketing: O que é como aplicar a estratégia
(Foto: FreePik)

As palestras são o momento perfeito para educar os funcionários quanto à própria empresa, retomar e frisar a missão, visão e os valores da sua marca, além de compartilhar metas e mostrar resultados. Preze pela transparência de seu empreendimento.

Também é um ótimo momento para ouvir diretamente a opinião de todos, e claro, para motivar e incentivar o foco pessoal e do grupo como um todo, visando melhores resultados para a empresa. 

Você pode fazê-lo de forma mais descontraída ou mais formal, conforme suas características próprias. Eventos informais como churrascos, por exemplo, podem ser definitivos para a integração entre os membros de diferentes setores.

Oferecer esses momentos corporativos voltados para descontração e lazer, é uma forma de reverter aquele imprint muito comum da nossa sociedade, de que trabalho é uma forma de castigo. Destruir essa ideia vai refletir nas ações de seus funcionários, bem como em sua disposição e motivação. 

Uma boa ideia é a realização de algumas dinâmicas em grupo, com objetivos tanto motivacionais quanto integrativos. Por exemplo, você pode propor uma atividade que utilize etiquetas em branco para que cada um escreva características positivas dos colegas.

Então incentive que, durante o evento, eles se tratem pela característica pela qual foram mais reconhecidos. Neste dia o Sr. João, recepcionista na portaria, será tratado pelo vocativo de “simpático”, se essa for sua maior qualidade.

Esse foi apenas um exemplo entre as infinitas possibilidades de aplicação. As dinâmicas frequentemente podem apontar muitas situações específicas, assim como destacar certas qualidades de um funcionário, que talvez você não conhecesse até então.

Ademais, integrar profissionais como psicólogos ou terapeutas ocupacionais ao seu time pode ser um investimento chave para o sucesso. Pense nisso!

Valorize cases de sucesso internos

Pois bem, se sua empresa de serviços contábeis tem apresentado bons resultados, dê o devido crédito aos responsáveis.

Invista em ações que demonstrem e valorizem os resultados atingidos por colaboradores. Destaque aqueles que conseguiram se sobressair e atingiram resultados diferenciados. Reconheça as ideias ou práticas inovadoras e as soluções criativas.

Existem muitas formas de fazer isso, algumas bem simples e sem qualquer custo, como fazer a menção desses casos em reuniões. 

Reconhecer o trabalho de uma pessoa é um combustível para ela e, muitas vezes, é uma recompensa tão importante quanto o próprio salário.

Além disso, premiações e bonificações aos funcionários pelo bom desempenho ou pelas metas atingidas, é uma prática muito indicada.

Inclusive, fornecedores de brindes corporativos podem ser grandes aliados aqui. Talvez você ainda não tenha pensado neles para desenvolver brindes internos à empresa, mas é um grande diferencial.

Essa premiação pode ser feita das mais diferentes formas, desde com remuneração adicional, quanto com viagens ou produtos, como eletrônicos ou eletrodomésticos, itens de perfumaria ou alimentos diferenciados (vinhos, cesta de café da manhã, chocolates, etc).

E essas premiações ainda podem se apresentar como uma forma de divulgação externa da marca. Um power bank personalizado, pode ser um ótimo presente, pois é útil ao funcionário e carrega o logo da empresa de forma muito natural. 

Ofereça benefícios aos colaboradores

Plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação são alguns dos benefícios corporativos mais comuns. Mas a ideia aqui é inovar nos benefícios, tanto por oferecer maior qualidade de vida aos colaboradores, quanto por tornar muito mais atrativo ter um cargo na sua empresa.

Algumas ideias são:

  • Vouchers para redes parceiras;
  • Convênios com academias; 
  • Cupons de desconto;
  • Ingressos para cinema ou outro evento;
  • Vale-cultura para livros ou cursos.

Na verdade, como gestor você deve se preocupar com a qualidade de vida de toda a equipe. Lembre-se, isso não só é uma preocupação que humaniza sua marca. 

Pode ter certeza que funcionários felizes são muito mais comprometidos com o trabalho, além de garantir melhor qualidade, principalmente dos serviços prestados.

Se você estava se questionando como aumentar o faturamento de seu empreendimento de aluguel de impressoras, talvez pesar a qualidade de vida dos funcionários e estimulá-la, seja a solução que precisava.

Invista em treinamento e na capacitação da equipe

Uma das melhores maneiras de comunicar os valores da sua marca é viabilizando treinamentos. A capacitação do profissional reflete diretamente na qualidade do seu trabalho. Isso é um fato inegável.

Ofereça oportunidades internas de capacitação. Essa é uma boa dica até mesmo para valorizar aqueles que se destacam e que já têm grande experiência. 

Incentive-os a oferecer pequenos cursos sobre sua área de atuação ou mentorias referentes às metodologias que aplicam, por exemplo. Ademais, subsídios para educação é outra boa ideia. 

Será que você já pensou como oferecer um curso de capacitação, como de Atendimento ao Cliente, pode qualificar sua equipe? Ou mesmo tutoriais completos sobre seus produtos e/ou sua linha de produção. 

Um grande problema enfrentado por muitas empresas, é o fato de que os funcionários desconhecem as particularidades de marcas diferentes de um mesmo produto.

Quanto mais detalhes eles souberem, melhor amparado está o seu cliente. E os resultados aqui são os aumentos nas vendas e clientes mais satisfeitos.

Considerações finais

O endomarketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Aplicando as estratégias que acabou de ler, você vai motivar sua equipe, aumentar o foco e a produtividade, estabelecer canais de comunicação e garantir a manutenção de um clima de trabalho agradável. 

A aplicação das estratégias de marketing interno alinha os objetivos da empresa aos dos colaboradores, e é garantia de diferenciação de performance e qualidade como um todo. Ou seja, é trabalhar o posicionamento de sua marca de dentro para fora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: