Marketing Digital 2022: Tudo o que você precisa saber

Por isabela  |  22/10/2021  |  Comente »

O marketing digital é uma tendência de mercado utilizado por quase toda empresa atualmente. Desde um negócio de usinagem de precisão até um estúdio de tatuagem, toda empresa utiliza do marketing digital. 

Com o ano de 2021 chegando ao fim, fica aquela dúvida de quais devem ser as mudanças e tendências do marketing digital para 2022, afinal essa é uma área que está sempre passando por transformações com o passar dos anos. 

Se você busca colocar seu negócio no topo das pesquisas do Google, ou ver seu anúncio no Facebook obtendo resultados, é essencial que esteja sempre ligado às novidades e quais podem ser os grandes trunfos com a virada do ano. 

Neste ano, por exemplo, a utilização de vídeos, inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages e o e-mail marketing, foram algumas das estratégias que se popularizaram e ganharam força com o decorrer do ano. Então quais serão as novas tendências neste mercado?

Chatbots

Com certeza você já deve ter ouvido falar ou até já conversou com um chatbot, aqueles robozinhos de atendimento virtual, certo? Eles estão presentes em quase todos os canais de atendimento das grandes empresas e alguns ganham até rosto e nome.

Com esse mercado de chatbots crescendo com o passar dos anos, é quase que uma unanimidade achar que ele estará presente como uma tendência dentro do marketing digital no próximo ano. 

Em muitas situações, os bots fazem até mais do que apenas tirar algumas dúvidas programadas, podendo além de esclarecer dúvidas e atender reclamações do usuário, realizar um orçamento ou até mesmo negociar uma venda junto ao consumidor. 

Como no marketing sempre se busca a resolução de dores e problemas, os robôs podem auxiliar, otimizar e automatizar o atendimento ao cliente, com respostas 24 horas por dia e um acompanhamento de perto sobre o produto ou serviço contratado. 

Uma empresa de pequeno porte que presta serviço de manutenção de geradores, por exemplo, pode manter seu chatbot sempre disponível mesmo no momento em que não possuir nenhum atendente físico para responder. Dessa forma, os clientes não ficam na espera e começam a confiar mais no seu negócio.

Pesquisa por voz

Durante o período de pandemia, as pessoas adotaram a estratégia de utilizar uma assistente que funciona através do comando de voz. Aparelhos como a Alexa da Amazon, viraram tendência dentro do mercado, já que possuem diversas funções como lembrar de seus afazeres diários e ajudar a fazer uma receita de bolo. 

As pessoas atualmente querem mais praticidade, tanto em pesquisar e solicitar produtos através da fala como também em otimizar seu tempo e ouvir conteúdos enquanto estão realizando algo. Isso demonstra também, a crescente que teve o mercado do podcast e dos audiobooks nos últimos anos. 

Por causa disso, é importante estar ligado e também investir nesta área, produzir conteúdos em formato de áudio ou até mesmo criar produtos que se conectem com esses assistentes pode ser uma boa saída para divulgar seu produto ou negócio. 

Inteligência Artificial

Já está virando comum ouvir falar sobre o tema inteligência artificial, utilizado em diversas indústrias, desde aquelas que trabalham na parte elétrica com instalação de aterramento, por exemplo, até as mais modernizadas como as farmacêuticas.

Com a expansão dessa tecnologia, é inevitável que ela não chegue até o marketing digital. Essa é uma das fortes tendências para o próximo ano, afinal, a IA dentro dessa área pode automatizar processos que antes eram feitos de forma manual, otimizando tempo e deixando com que os colaboradores se concentrem em tarefas mais importantes. 

Essa ferramenta oferece suporte e orienta você em todo o processo de definição de metas e execução de campanhas. Desde o seu começo na seleção de segmentação adequada até o resultado de suas vendas ou métricas em tempo real.

O Marketing digital está em constante mudança e cabe a agência ou empresa se adaptar junto a ele, com a expansão das tecnologias, chatbots e inteligência artificial aparecem como principais tendências do mercado, assim também como a pesquisa por voz, que deixa um espaço para o profissional dessa área explorar e alavancar seu negócio ainda mais.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: