O melhor do Google para seu site em 10 tópicos

Por  |  18/10/2010  |  2 comentários »

Conversando com alguns clientes, empresários e pessoas interessadas em conhecer mais o mercado de internet temos notado certa desinformação a respeito dos serviços e políticas do Google, que é hoje certamente a maior empresa do ramo e tem grande parcela de responsabilidade tanto nos rumos da internet mundial quanto na maneira como nós devemos fazer negócios na rede. Elencamos alguns dos principais serviços dos Google no que diz respeito à manutenção de um site, seja qual for o tamanho dele. A assimilação e incorporação desses serviços podem proporcionar um considerável salto de qualidade ao seu site e com isso alavancar consideravelmente os acessos, o que só pode refletir em um retorno positivo para seu negócio, seja em divulgação, vendas ou o que for seu objetivo.

I. Rankeamento das buscas:

O serviço mais popular do Google certamente é seu buscador. Muitos acham que o os sites que aparecem em primeiro lugar nas buscas conseguem isso por pagar ao Google por este posicionamento, não é verdade, pois isto tiraria a principal credibilidade do serviço, que é apresentar sempre os sites mais relevantes para a busca do usuário.
Para estar entre os primeiros resultados da busca orgânica é preciso ter um site semanticamente bem construído, preferencialmente com uma atenção especial às técnicas de SEO (Search engine Optimization), ter um bom e exclusivo conteúdo, ter links de seu site espalhados pela rede entre outros fatores que farão o Google considerar seu site relevante perante os demais.

II. Propagandas e links patrocinados:

AdWords, esta sim é a maneira de pagar para aparecer no Google, mas existem locais próprios para isto, que é na lateral direita e antes do resultado da busca. Os links nestes locais aparecem sempre com o texto “links patrocinados” indicando que não fazem parte do resultado da busca orgânica. O AdWords é semelhante a um leilão, quanto mais buscada é uma palavra mais caro será para “comprá-la”, é possível fazer campanhas com horários fixos e até direcionar para determinados estados e cidades. Anunciar em AdWords tem sido uma estratégia certeira para trazer acessos ao site, quanto maior o investimento, maior o retorno.

III. Monitoramento de acessos:

O Analytics, mais uma incrível ferramenta gratuita do Google, basta instalar um pequeno script em seu site e o Google Analytics fornecerá uma enorme gama de informações detalhadas sobre seus acessos. Quantos, quando, de onde, para onde, quanto tempo ficam em cada página dentre muitos outras informações que são apresentados de maneira simples e fácil de navegar. Uma característica dos serviços Google é que são geralmente interligados. No Analytics, por exemplo, é possível saber exatamente por quais palavras-chave seu site está sendo encontrado, o que pode nortear o trabalho de SEO, fazendo com que ele seja cada vez mais encontrado.

IV. Monitoramento de vendas:

Dentro do Analytics destaca-se o serviço de monitoramente de vendas para e-commerce, onde é possível obter relatórios precisos de vendas por categorias, produtos, faixas de preço, faturamento, conversão de acessos em venda, origem geográfica das vendas, ticket médio, dentre outros. Tudo de maneira simples, com amplo apoio gráfico e fácil navegação.

V. Insights:

O termo insight significa “Ato ou resultado de aprender a verdadeira natureza das coisas, enxergar intuitivamente.” Este serviço se propõe a isto unindo as buscas no Google ao analytics, possibilitando o estudo da dinâmica de palavras-chave no Google, para que a partir disto possa ser traçada as melhores estratégias de SEO e de campanhas com adWords. O serviço permite, por exemplo, comparar o desempenho de diversas palavras para buscar aumentos repentinos de determinados termos, que podem representar boas oportunidades para melhorar o posicionamento do site. Este serviço também pode ser filtrado por regiões geográficas, períodos ou categorias.

VI. Ferramentas para webmasters:

Uma vez identificado que você é o webMaster do site através de uma simples publicação FTP você poderá utilizar uma série de ferramentas que auxiliarão na indexação do site pelo Google,como o envio de conteúdo, mapa do site, definição de páginas que não devem ser indexadas ou até mesmo fazendo a exclusão de conteúdos antigos ou indevidamente indexados. Proporcionar uma idexação consciente do seu site possibilitará um melhor rendimento de seu conteúdo e com isso ele terá um melhor posicionamento nas buscas.

VII. Recebendo remuneração por acessos:

O AdSence consiste em você permitir que o Google coloque links patrocinados no seu site, e em contrapartida ele lhe paga pelos cliques que forem dados nestes links, fazendo o tráfego do site gerar receita. Os links são selecionados de acordo com o assunto do mesmo, sendo sempre relativos uns aos outros para que tenham boas chances de serem clicados. Mas antes de sair enchendo seu site de links patrocinados, saiba que o Google monitora toda forma de burlar os cliques, ficando o site passível de punições caso o dono queira ganhar mais que do que ele realmente vale.

VIII. E-mails @suaempresa no Gmail:

O serviço Gmail para empresas possibilita que os e-mails do seu domínio, ou seja, com o endreço do seu site possam ser direcionados para o Gmail, aproveitando assim todos os recursos do mais difundido webmail do mundo. Uma das vantagens é não precisar configurar a conta em programas, poder contar com um espaço quase ilimitado e ficar independente de webMails com poucos recursos, comuns em muitos planos de hospedagens mais baratos. Este é apenas um dos recursos do Google Apps, onde também podem ser encontrados o Calendar, Docs, Groups dentre outros.

IX. Integrações entre serviços, APIs:

Aqui podemos fazer a ligação do seu site com os outros diversos serviços do Google, pois listamos neste artigo apenas os serviços úteis aos sites. Dentre as APIs mais úteis temos os Google maps, que pode ser colocado na área de contato do site, mostrando exatamente o local da empresa e o internauta pode navegar no mapa para saber como chegar, além dos serviços de calendário, agenda, docs, autenticação de contas, picasa, Orkut e praticamente todos os demais serviços que podem ser integrados de alguma forma aos sites.

X. O mundo Google:

Como pode ser observado existem muitos recursos e serviços disponibilizados por este gigante chamado Google. A temática deles é simples e cabe a praticamente todos os serviços, são em geral, simples, úteis e gratuitos. Alem de serem todos interligados. A seguir alguns links que apresentam mais destes serviços e possibilitam conhecer melhor este mundo de informações:

  1. Google por ele mesmo: http://www.google.com.br/corporate/
  2. Pesquisas: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options/
  3. Empresas: http://apps.google.com/
  4. Webmasters: http://webmasters.google.com/
  5. Desenvolvedores: http://code.google.com/
  6. Na Wikepedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Google/
  7. Todos os serviços e ferramentas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_ferramentas_e_servi%C3%A7os_do_Google

2 comentários:

  • Emerson em 27/10/2010:

    Olá!! Bom dia!

    Sou academico de Administração e sempre gostei da área da internet. Estou pesquisando uma maneira de montar um site de forma a facilitar a vida dos academicos de todas as turmas de Administração da Faculdade e ate de outras. E ainda inserir links de empresas, do tipo afiliados para tornar tambem o site rentavel. Gostaria de saber se vc tem alguma materia ou ate mesmo caso parecido que poderá me ajudar. Acredito que pode ser até um blog talvez. Por isso busquei esta empresa, pois gostaria da opinião de pessoas especialistas no assunto.

    Sem mais a dizer

    Obrigado

    Emerson L.

  • Gesian Bender em 27/10/2010:

    No seu caso, ao que me parece, o mais indicado é um blog como este, bom e velho WordPress. Tem um tópico mais recente neste blog falando de alguns benefícios deste tipo de blog. Um deles é que, por ser muito bem feito, os textos postados através dele são bem indexados pelo Google, o que economiza um tanto de trabalho e dispensa pessoal mais técnico. Quanto à geração de renda, na prática só é viável quando se tem um site com alto volume de acessos, o que leva tempo para conseguir, mas não é impossível. É preciso primeiro pensar em bons conteúdos, atualização frequente e uma certa divulgação. Uma dica é começar com o Google AdSence.

    Boa sorte.

    Atenciosamente
    Gesian Bender

Deixe seu comentário: