Noções básicas sobre SEO

Por alexandre  |  26/10/2010  |  1 comentário »


A otimização de sites para buscadores é indispensável para qualquer negócio na Internet. O pontencial de crescimento diretamente relacionado com a otimização de seu site é muito grande para ser ignorado. Principalmente quando o seu site está relacionado a vendas ou divulgação de um produto ou serviço.

Por que investir em SEO?

É fato que SEO não faz milagres. SEO também não é garantia de resultados. Logo, pode ser um problema se objetiva um retorno instantâneo.

Saber investir conscientemente nessa nova empreitada é fundamental. O primeiro passo é buscar uma equipe competente, experiente e dinâmica para acompanhar as mudanças constantes no modo de trabalhar dos buscadores mais importantes.

Peças básicas e indispensáveis para o seu sucesso em SEO

Você precisa ter ciência de alguns pontos básicos antes de investir:

  • O site tem que funcionar – Se seu site não funciona corretamente, não mostra o seu produto de uma maneira convincente, não possui uma boa navegabilidade, se o site é feio: não resolve nada.
  • Ter um bom produto – Seu produto deve ter boa qualidade e procura, caso contrário nem investindo milhões em Google AdWords você terá retorno.
  • Acesso a dados analíticos do seu site – É de fundamental importância um acesso irrestrito a ferramenta de analize de tráfego para mensurar o retorno dos seus investimentos em SEO.

Recursos necessários

A empresa contratada deve fazer algumas implementações em seu site, mas não é só isso:

  • Fatores OnPage: dizem respeito a correta utilização do código HTML e outras funcionalidades implementadas no site, para facilitar o acesso dos motores de busca.
  • Pesquisa de palavras-chave: indicando em quais palavras e qual a melhor maneira investir nestas palavras para otimização de conteúdo.
  • Orientações sobre otimização de conteúdo: seu produto está inserido em um universo de coisas análogas e associadas. Você pode potencializar o seu rankeamento nos buscadores produzindo conteúdo para este universo de maneira otimizada.
  • Estratégias de Link Building: técnicas utilizadas para prover links válidos internos e externos ao seu site, melhorando seu posicionamento nos buscadores.

Profissionais Responsáveis

Alguns profissionais estarão diretamente ligados a sua estratégia de SEO serão:

  • Desenvolvedor ou programador: se seu site é desenvolvido por uma empresa terceirizada e especializada, você nao terá problemas em implementar o SEO. Mas caso você tenha uma equipe interna reposnsável pelo site sem conhecimento de SEO, seus desenvolvedores podem criar impecilhos dificuldades para reestruturar seu site e esta é uma peça decisiva para seu sucesso.
  • Criativos: pessoas criativas criam novas formas de investimento, que podem gerar resultados surpreendentes.
  • Redatores: o grande tesouro da internet é a informação, você precisará de pessoas capacitadas para criar conteúdos de qualidade.
  • Especialistas em marketing: o especialista em marketing deve garantir que todo o seu conteúdo novo esteja de acordo com sua marca e seu foco de otimização.

O SEO, apesar de não ser um investimento de retorno instantâneo, é um investimento com retorno duradouro. Você já pensou em dispensar investimentos em compras de palavras-chaves por não precisar mais, visto que seu site aparece em primeiro lugar naturalmente? Não precisar mais de anunciar em banners de sites de terceiros, pois as buscas geram conversão de compras muito maiores? Isso que o SEO pode lhe oferecer.

Estude SEO, procure por empresas capacitadas e busque informações que possam gerar lucros reais para seu site.

1 comentário:

  • eduardo em 3/11/2010:

    mto bom saber disso pra hra de contratar um profissional na área!

Deixe seu comentário: