A reinvenção do varejo pelo E-commerce

Por  |  02/02/2011  |  Comente »

Com o crescimento do comércio eletrônico é normal que cada vez mais lojas de varejo convencionais queiram colocar suas marcas no mercado online, afinal o e-commerce no Brasil teve um crescimento de 40% em 2010 e promete expandir-se ao menos 35% em 2011, segundo a Câmara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico).

Em um primeiro instante é natural que as empresas queiram transportar para a internet seu método de trabalho habitual, sua organização e visão de negócios, afinal tratam-se de valores importantes que as levaram a sobreviver no competitivo mercado em que nasceram. Porem, a internet tem muito mais a proporcionar do que apenas um acréscimo nas vendas. O modelo de negócios na internet está em um processo de aprimoramento colaborativo tão grande que tem tudo para reinventar o próprio varejo convencional. É a clássica história do criador que é superado pela criatura.

Uma boa loja virtual, ou por outra, qualquer e-commerce que tenha pretensões de se dar bem na internet precisa ao menos fornecer muita informação sobre seus produtos, proporcionar uma experiência de compra rápida e clara, ter um atendimento ágil e eficiente, permitir que o cliente compare preços e avaliações de outros clientes, que mantenha um estoque preciso e organizado, possibilite que qualquer produto seja encontrado tão facilmente quanto os da vitrine, precisa ter total suporte ao auto-atendimento, cruzar informações entre produtos, oferecer compras conjuntas realmente interessantes, dentre várias outras características vitais. Agora responda: Esta descrição não é também a descrição de uma loja física ideal? Quantas lojas você conhece que faz isto pelo consumidor? – Procure até mesmo nos mais famosos shoppings que dificilmente irá encontrar.

Sendo verdade quando o povo diz “Acostuma-se fácil com coisa boa”, podemos concluir que é apenas uma questão de tempo para que as lojas sejam “forçadas” a adotar todas estas características do mercado online em suas práticas cotidianas, pois são fatores que geram grande benefício aos clientes, que fazendo uso da exigência que é inerente à classe, demandará cada vez mais estas vantagens em todas suas experiências de compra, uma vez que já se acostumaram com isso nas interações comerciais online.

A chegada dos SmartPhones e Tablets está contribuindo para acelerar este processo. Cada vez mais os clientes estão ficando online durante seus processos de compra presenciais, o que aproxima os dois universos. Logo não teremos mais qualquer relação de comércio que não seja online, o nível de excelência entre a loja virtual e a física deve ser o mesmo ou veremos o cliente fechar a venda no e-commerce do vizinho dentro de seu próprio estabelecimento.

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário: