Compras coletivas: bom para quem?

Por Mais Empresas  |  09/02/2011  |  15 comentários »

Compras Coletivas

A fórmula de vender serviços com descontos de no mínimo 50% deu certo na internet. O “Peixe Urbano” começou e em seguida outros sites com o mesmo perfil surgiram sem parar. Todos oferecendo ofertas irrecusáveis para os internautas. Não restam dúvidas: o “Peixe Urbano” é um sucesso. Porém, só é sucesso para seu criador, o empreendedor Julio Vasconcellos. Para as empresas que ofertam no site, é sinal da falta de gestão de vendas competente.

Os sites de compras coletivas geram uma legião de experimentadores de grandes ofertas, e não uma clientela. A justificativa de quem anuncia nesses canais é a de que se atrai um público antes não interessado em determinados serviços, mas com os descontos aceitam experimentá-los. Assim, esses novos compradores podem vir a gostar e se tornarem clientes. Mas isso é puro “achismo” e não é o que acontece.Não é à toa que existe há tanto tempo uma ferramenta muito simples de gestão de vendas: a segmentação. Se um produto ou serviço é direcionado para público determinado, essa segmentação vai impactar diretamente na sua qualidade e no seu preço. Até mesmo shoppings são segmentados, mesmo que possuam lojas franqueadas para diversos públicos. A freqüência do público de cada shopping é diferente e, portanto, a média do poder aquisitivo dos compradores também será diferente e condizente com os preços e serviços oferecidos.

Ao diminuir em mais da metade o preço de seus serviços, as empresas que anunciam nos sites de compra coletiva transformam completamente o grau de atratividade e do perfil de seu consumidor. Por que as grandes marcas não entram nisso? Porque elas têm planejamento de marca, gestão de vendas e não ganham só no volume.

Incompetentes são as empresas que não têm capacidade de competir, e por conseqüência só vendem se abaixarem o preço. As competentes vão vender por seus diferenciais e qualidade de produtos e serviços. Por isso, se você está pensando em anunciar por metade ou menos, pense: por qual motivo quer vender mais? Diferencial ou preço?

Autor: Cláudio Tomanini

15 comentários:

  • Vinicius em 9/02/2011:

    Acho que vocÊ está um tanto equivocado ao falar que grandes marcas não anunciam nesse tipo de sites
    Lá fora o maior exemplo é da GAP
    aqui temos bobs, subway chilly beans, big x picanha.
    Anunciar em sites de compra coletiva deve ser pensado como MARKETING pega parte da verba do adwords onde o cliente clica no seu anúncio e pode sair dosite em instantes e coloca ele DENTRO do seu estabelecimento.

  • Fabio em 11/02/2011:

    Meu amigo, existem vários empresarios dizendo que compras coletivas trouxeram novos clientes, dados e cases de sucessos, seu artigo não tem nenhum argumento real, números e muito menos depoimentos. Existem empresas que fazem ofertas mais de uma vez, agora pergunto, será que ele está tomando prejuizo e ainda voltando a fazer porque é burro? Outra pergunta, vc já ouviu falar em capacidade ociosa de um prestador de serviços? Acredito que não, porque ofertas tem regras e na maioria elas entram para sanar periodos de menos movimento, justamente pensando que é melhor fazer uma oferta barata do que ficar parado, como pode ser o exemplo do restaurante. Voce ainda já ouviu dizer que o cliente consome uma pizza barata, por exemplo, e depois pode ainda consumir um refrigerante, uma sobremesa e etc, aumentando o ticket médio da compra. Pra mim este artigo é mais tendencioso por ver o sucesso do negócio alheio e principalmente saber a oportunidade passou.

  • Tony Kaique em 14/02/2011:

    Fabio, vale lembrar que esse artigo foi escrito pelo Cláudio Tomanini e não corresponde, necessariamente, a opinião de todos aqui na empresa. No meu ponto de vista, anunciar em site de compras coletivas é válido para determinado tipo de produto ou serviço. Porém não para todos, quando você fala em capacidade ociosa podemos usar como exemplo um hotel. Digamos que o Cidão dono de um hotel e anúncia em sites de compra coletiva pela metade do preço na baixa temporada para preencher essas vagas que não seriam preenchidas. Pro Cidão é um bom negócio, melhor ganhar pouco do que não ganhar nada. Mas será que anunciar vai ser bom negócio para o Copacabana Palace, que pode colocar em risco todo glamour que envolve a marca? Será que o cliente fiel do hotel pode perder a confiança no serviço ao ver um anúncio do mesmo em um site de compras coletivas com 90% de desconto? Tenho certeza que o hotel possui uma gestão competente que está preparada para o período de capacidade ociosa. Na minha opinião, nesse ponto de vista, o autor do artigo tem toda razão.

  • Gesian Bender em 14/02/2011:

    A discussão é boa, existem diversos pontos de vista. Como trata-se de uma prática nova só o tempo dirá se ela realmente veio pra ficar ou é mais um modismo. Na minha opinião 90% disto que estamos vendo hoje não sobreviverá os próximos dois anos. Tenho até certa pena dos aventureiros que estão gastando precioso capital em negócios mal planejados e novamente subestimando a complexidade da internet. Lamento também o capital de divulgação mal investido, não só em anúncios de compras coletivas, mas em todo tipo de marketing. Anunciar em sites de compra coletiva é um processo que deve ser avaliado com cuidado em todos seus aspectos, o erro nesta analise sim definirá o sucesso ou não do investimento, e assim é com qualquer outro investimento. Nesta área novamente sobreviverão somente aqueles que souberem fazer pesquisa, maturar as idéias e principalmente souber inovar. O que não pode acontecer é tratarem as compras coletivas como a nova serra pelada, foi assim com os portais de informação há 10 anos, com sites de classificado, leilões e muitas outras febres. Em todos estes sobreviveram os verdadeiros profissionais, que ainda são poucos.

  • Armando Ollandezos em 21/02/2011:

    Não vi comentários sobre o descontrole dos consumidores. Acho que o ponto mais negativo das compras coletivas, é o consumismo desenfreado, que pode promover certo crescimento, mas também à derrocada. No meu ver, quem sai perdendo mesmo são as agências de propaganda, uma vez que as compras coletivas fazem esse papel de mídia instantânea com preços reduzidos, e ainda faz um caixa. Devemos ver sempre, que estas coisas são boas para evolução de um sistema e um modus vivendis informatizado e globalizado que ainda estamos construindo e moldando.

  • Leo Pope em 22/02/2011:

    Interessante esta visão, principalmente quando cita que não há planejamento de marca. Realmente gostaria de ver mais dados que comprovem que o retorno do cliente que experimentou não acontece. Chamar o Bob’s de marca grande é forçar a barra. A GAP também não pode ser citada como um exemplo de marca grande. Até pode ser uma marca grande, mas não se comporta como tal em sua gestão. Basta lembrar o episódio da mudança de marca no ano passado que foi um grande mico.

  • Cláudio Tomanini em 22/02/2011:

    A todos que comentaram a entrevista, muito obrigado. Por todas as opiniões, pontos de vista, apelidos, etc. Gosto de discussões que rendem diversas opiniões. Para mim, o debate é sempre saudável e válido.A coisa mais normal do mundo são os indivíduos discordarem. Principalmente no que diz respeito ao mercado, e ainda mais em estratégias de vendas. Eu não emiti minha opinião de maneira imposta. Eu tenho a minha opinião, com base em minha experiência e o meu olhar sobre o mercado. Assim como outros profissionais possuem as suas opiniões, baseadas em suas experiências, pessoais ou profissionais. E isso faz parte de eu ser genuíno, quando falo alguma coisa, quando conto o que penso, quando debato, sou mais incisivo quando quero defender uma ideia. Faz parte do ser humano. Porém, jamais me desculparei por ter essa opinião. Em minhas palestras, em meu trabalho de consultoria, eu SEMPRE digo: “Brinde e desconto não são a solução para tudo”, eu gosto de colocar as equipes de vendas das empresas em alerta, pensando e se questionando: “Será que sem o brinde e sem o desconto eu consigo vender?” e eu digo: “CONSEGUE!Desde que o vendedor se planeje, trace estratégia, estude a concorrência, estude o cliente. Tudo isso gerará ações de vendas eficazes relacionadas puramente ao VALOR do produto ou serviço, e não somente ao brinde ou desconto. Esse sempre foi meu posicionamento, e com relação aos sites de compras coletivas, eu critico a empresa que anuncia, faz venda no volume e acaba baixando drasticamente seu preço. Muitas vezes serviços que, com boa gestão de vendas, seriam vendidos pelo preço real, sem desconto, e valorizados como tal. Agradeço mais uma vez ao site a oportunidade de responder.
    Abraço a todos, Tomanini

  • Diego em 9/03/2011:

    esses caras fazem um post sem fundamento, mais empresas vira piada fazendo esse tipo de “materia” sem noção. Olha os numeros e depoimentos de todos as empresas que ofertaram… Ve ai se algum deles sairam no prejuizo… Só aumentou as vendas! Sou dono da casa do crepe e ja vi que essa empresa é uma piada.

  • Luis Mosko em 9/03/2011:

    Olá Diego,

    Esse artigo foi escrito por um professor chamado Cláudio Tomanini que é especialista em Marketing e Vendas, professor de MBA da FGV.
    Link da matéria no portal Administradores.
    http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/compras-coletivas-bom-para-quem/42634/

    Colocamos o artigo em nosso blog justamente porque achamos polêmico.
    Em breve colocaremos outro que fala das vantagens da compra coletiva, não fizemos isso antes pois todo mundo, em todos os lugares fazem isso o tempo todo, então seria chover no molhado falar que compras coletivas é a melhor coisa do mundo, não é mesmo? Tanto é polêmico que temos vários comentários nesse post.
    O senhor tem todo o direito de discordar. Caso queira entrar em contato com o autor fique a vontade. Inclusive ele mesmo interagiu na resposta anterior.

    Um Abraço.
    Luis Mosko

  • Igor Holanda Nanni em 11/03/2011:

    É interessante e bom saber que existem várias opiniões, isso é muito valido para todos.

    Acima eu pude ler alguns comentários de pessoas que defendem o conceito de compras coletivas, tudo bem, cada indivíduo tem o direito de pensar como quiser, mas acredite que os valores de cada cidadão ajudam a construir uma sociedade.

    Sim, existem vantagens nas compras coletivas! Isso é fato.

    Mas quais valores você pretende construir para a sociedade onde vive? Para sua empresa, sua marca, qual valor moral?

    O problema vai muito além do que a “demanda de vendas”. Concordo que existem vantagens em compras coletivas, mas é exatamente aí que mora o problema. Não podemos acreditar que só por algo ser vantajoso possa ser sempre válido sobre tudo e todos.

    Seria certo desvalorizar o seu segmento de mercado visando um consumismo momentâneo que não vai edificar de forma alguma a sua marca e muito menos te gerar um lucro contínuo?

    Acredite que da mesma forma que você se aproveita das compras coletivas para aumentar o número de vendas, as pessoas também se aproveitam delas apenas pelo preço baixo momentâneo, não é pela marca, sim pelo preço, Onde está a sua qualidade? Onde está o seu diferencial?

    Promova uma boa experiência entre a sua marca e seus consumidores. Ok, encurtar o preço desta forma parece ser a todos uma ótima experiência, mas não é o suficiente. Sim, é uma forma de publicidade, mas quem vem pelo preço, vai pelo preço. E quando tiver que reajustar ao preço normal? Não vai haver reajuste, todos vão querer vender mais, e vão conseguir, o segmento vai se desvalorizar havendo maior demanda de produção e serviço para menor tempo e valor, ainda que surte lucro, desencadeia problemas futuros no seu próprio mercado.

    Antes é importante trabalhar a gestão de vendas, sem comprometer o valor do seu produto, edificando a experiência entre produto e consumidor, é nisso que qualquer empresa deve se focar.

    É legal se concentrar na qualidade da venda, no atendimento e na fidelidade entre pessoas e empresas.

    Sim, as compras coletivas são uma forma de promoção, possuem suas vantagens óbvias para todos, mas é importante refletir bem sobre isso. Não sei até que ponto é interessante comparar grandes marcas com pequenas e médias empresas, pra cada caso existe uma condição.

    Invista no seu potencial, faça a diferença! O consumidor prefere empresas que agregam valor. Não prostitua o seu produto, muito menos a sua marca.

  • Dora Wolfenson em 22/05/2011:

    Burros são os que acreditam que podem sustentar o seu negocio trabalhando ao preço de 10% do valor do seu produto ou serviços. Os sites de venda coletivas realmente deverão ter uma vida não muito longa. Quandos os anunciantes deste tipo de site enchergarem que estão apenas trabalhando para enriquecer os donos deste tipo sites. Que ficam com a metade do valor de vendas e tambem como o caso do groupon, que se aposam dos valores das vendas dos clientes que compraram e não utilizaram os serviços.
    As compras coletivas não fidelizam clientes, não dão retorno financeiro e podem detonar seu negócio se não for bem planejado.

  • Cristiane Nogueira em 3/06/2011:

    Concordo plenamente com a Dora, e o com o autor do artigo. E vou alem. Muitas das ofertas anunciadas são maquiadas, os preços reais dos serviços estão muito abaixo do anunciado e o desconto real não passa de 10% ou 15% (quando tem!). Quem ganha mesmo é o site que fica com 50% da transação.

  • Felipe em 20/07/2011:

    Concordo plenamente com a opinião de Dora Wolfenson.

    Sem prolongas e enrolongas….
    Resumiu

  • fefe em 8/03/2013:

    Concordo em partes com a matéria, pois 95% de minhas compras foram bem sucedidas, porém em todos os estabelecimentos sempre tive o cuidado de entrar em contato antes de comprar pois existem lugares que por ser voucher, não é a mesmo produto por cliente que paga valor integral, e isso é inaceitável, tambem sempre tento comprar de lugares já conhecidos da região e pesquiso em sites (tipo o reclameaqui.com) e digo mais nao comprem vouchers de hoteis pela foto anunciada, se informe antes, pois a maioria está fora da realidade. Deixo essa dica importantissima.
    Abs

  • gabriel em 5/09/2013:

    Parece que os criticos devem ser socios ou donos de site de compras coletivas ou ate mesmo empreendedores que conseguiram sucesso com site de cokpras coletivas mas no geral concordo com o autor da matéria e acredito que 90% dos anunciantes não conseguiram aumentar suas vendas exponencialmente e foi somente uma marola.

Deixe seu comentário:

*