Google quer PageRank mais inteligente

Por Mais Empresas  |  30/03/2011  |  1 comentário »

O Google anunciou a implementação de uma grande alteração nos algoritmos do Google Search, em outras palavras, no núcleo de diretrizes do PageRank. As mudanças, que chegam ser profundas e seletivas, poderão ter um impacto direto em 12% das buscas realizadas, o que demonstra uma preocupação com o conteúdo que a web anda gerando no dia-a-dia.

A tentativa de melhorar os resultados de buscas não é algo novo para o Google. Outras ferramentas, também desenvolvidas pela empresa, tentaram obter da classificação humana e individual uma resposta para a mudança na relevância das informações. Um desses experimentos, o Search Wiki, lançado em 2008, visava apenas melhorar a experiência do próprio usuário, sem qualquer efeito nos algoritmos do buscador.

E quais serão as novas mudanças do Google?

A empresa infelizmente não revela detalhes. Entretanto, com base no histórico do mecanismo de pesquisa, é possível verificar que a classificação dos sites passará a ser mais profunda, com base na análise da originalidade do conteúdo, o que deve inibir o “paraquedismo” e a propagação de sites sem propósito para existirem.

“Esta atualização é destinada a reduzir rankings de sites de baixa qualidade, sites que são de baixo valor agregado para os usuários, cópia de conteúdo de outros sites ou sites sem utilidade. Queremos proporcionar uma melhor classificação, priorizando sites com conteúdo original e de qualidade, tais como pesquisas, relatórios, análises e assim por diante”, explicou Amit Singhal e Matt Cutts, Engenheiros do Google, no blog oficial da empresa.

Coincidência ou não, a mudança chega a poucos dias do vazamento de um memorando interno de Tim Armstrong, diretor-executivo da AOL, que detalhava um processo interno onde os blogs sob seu comando deveriam explorar o máximo de assuntos possíveis, com temas populares e visando principalmente os resultados de buscas do Google.

Fonte: Globo

1 comentário:

  • Dienes em 7/04/2011:

    Espero que o meu site consiga um rank pois ainda é 0.

Deixe seu comentário: